DÉBORA - Uma juíza, profetisa, compositora e uma líder!



Os líderes sábios são raros. Eles realizam grandes obras sem envolvimento direto, porque sabem como trabalhar através de outras pessoas. Como conseguem ver a cena que frequentemente escapa dos que estão diretamente envolvidos, tornam-se ótimos mediadores, conselheiros e planejadores. DÉBORA ajusta-se perfeitamente a esta descrição. Ela possuía todas esta habilidades de liderança, e teve um incrível relacionamento com Deus. A perspicácia e confiança que o Senhor deu a esta mulher colocaram-na posição única no Antigo Testamento. Ela está entre as mulheres mais excelentes da história dos hebreus.

Sua história mostra que ela não tinha fome de poder. DÉBORA queria servir a Deus. Sempre que o reconhecimento colocava-se em seu caminho, ela dava crédito ao Senhor. DÉBORA não negou ou resistiu sua posição na cultura como mulher e esposa, mas nunca permitiu ser impedida por qualquer obstáculo. Sua história mostra que Deus pode realizar grandes coisas pelas pessoas que estão dispostas a ser dirigidas por Ele.

A vida de DÉBORA desafia-nos de várias maneiras. Ela nos lembra da necessidade de estarmos disponíveis tanto para o Senhor como para os outros. Encoraja-nos a gastar nossos esforços no que podemos fazer, ao invés de nos preocuparmos sobre o que não conseguimos realizar. Débora nos desafia sermos líderes sábios. Ela demonstra o que uma pessoa pode realizar quando DEUS ESTÁ NO CONTROLE.


Pontos fortes e êxitos:

  • Quarta e ÚNICA juíza de Israel
  • Habilidades especiais como mediadora, conselheira e consultora.
  • Quando chamada para liderar, dispôs- se a planejar, dirigir e delegar.
  • Conhecida como profetisa.
  • Compositora de hinos.
  
Lições de vida:

  • Deus escolhe os líderes pelos seus padrões, não pelos nossos.
  • Os líderes sábios escolhem ajudantes tementes a Deus.
Informações essenciais:
  • Local: CANAÃ.
  • Ocupações: Profetisa e juíza.
  • Familiares: Esposo – Lapidote
  • Contemporâneos: Baraque, Jael, Sísera e Jabim, rei de Hazor.
Versículo-chave: “ E Débora, melhor profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo.” (Jz 4:4)
Fonte: Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal - CPAD


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Blog Widget by LinkWithin

1 Comentários :

Ilma Bastos Comentou:

Meu nome é Ilma Bastos, sou missionária, e já construí três igrejas, me identifico bastante com Débora, e sempre que posso falo dela em meus sermões.
As explicações deste site estão de boa qualidade sem perder o texto e contexto da história de Israel nessa época, após a morte de Josué.

Postar um comentário

Querido(a) amigo(a), por favor, coloque seu nome identificando-se no comentário.
Selecione >> Nome/URL

 
Pin It button on image hover