13 maio 2011

UM BEBÊ ESPECIAL - MOISÉS

Os princípios que Moisés aprendeu em tenra idade, enquanto esteve sob a influência de seus pais, nortearam toda a sua vida, mesmo vivendo em uma sociedade idólatra e promíscua. Isso nos serve como motivação para aproveitarmos ao máximo o tempo que temos com nossos alunos. Pode ser que sua aula seja a única a instrução espiritual que seus alunos receberão na infância; por isso, dê o melhor de si para eles.
Lembre-se do exemplo de Timóteo: "... desde a infância sabes as sagradas letras, que podem torna-te sábio para a salvação..." (2 Tm 3:15).




Ler: Êxodo 1:1 a 22; 2:1 a 10.
   
  
Versículo para DECORAR: "De maneira alguma te deixarei" - Hebreus 13:5

APLICAÇÃO: mostrar que Deus cuida de nós.

Introdução

Quem aqui já foi a um rio com o papai ou a mamãe? Nadar ou brincar num rio é muito perigoso. Imaginem se vocês vissem um bebê, sozinho, dentro de um cestinho, no rio? O que vocês fariam? (Deixe as crianças responderem).

Desenvolvimento

Passaram-se muitos anos. José já havia morrido e outro Faraó (rei) governava o Egito. Esse rei ficou muito assustado com o número de pessoas do povo de Israel. Ele tinha medo que os israelitas se tornassem um povo forte. Então começou a tratá-los como escravos e fez com que todos trabalhassem muito, em trabalhos pesados e difíceis. Escravo não tem salário e sofre muito. Imagine você trabalhando como escravo!
Mas o povo de Israel continuou aumentando. Então o rei mandou matar todos os meninos que nascessem, para evitar que o povo de Israel crescesse ainda mais. Será que Deus esqueceu de Seu povo ali no Egito? Não. Vejam o que aconteceu.
Nessa época, nasceu um bebê, que teve uma história muito especial na vida do povo israelita. A mamãe do bebê o escondeu em casa por três meses para que não fosse morto pelos soldados. Após esse tempo, pegou um cesto, colocou o bebê dentro dele e o pôs na beira do rio, e o cestinho foi flutuando devagarzinho. Deve ter sido muito triste para a mamãe se separar de seu filhinho. A irmãzinha do bebê. O rio era um lugar perigoso, e a mamãe não queria que nada de ruim acontecesse ao seu filhinho.
Naquele dia, a filha de Faraó, a princesa, veio tomar banho no rio e encontrou o cesto flutuando. Ela deve ter ficado muito curiosa para saber o que havia naquele cesto. E que surpresa! Era um bebê muito lindo e ela gostou tanto que resolveu ficar com ele. Deus tinha um plano para aquela criança.
Vocês se lembram que alguém estava vigiando o bebê? Muito bem! Miriã! Nessa hora, ela chegou perto da filha de Faraó e perguntou se queira uma babá para cuidar dele.
A princesa respondeu que sim. Adivinhem quem Miriã foi buscar para ser a babá! Ela buscou a sua mamãe. Então a princesa entregou o nenê para a sua própria mãe e lhe disse: " Leve esse menino e crie-o para mim, que eu lhe pagarei pelo seu trabalho". Ela pode cuidar do nenê em sua casa sem correr nenhum perigo.
Quando o bebê cresceu, foi levado de volta à filha de Faraó. Ela o chamou de Moisés, que significa tirado das águas.

Conclusão

Nesta história, aprendemos que Deus cuidou daquele nenê.
Deus sabe de tudo que acontece conosco, também. Sabe quando estamos tristes, com saudades de alguém, quando estamos sozinhos e com medo, quando estamos doentes. Deus cuida de você onde você estiver.

Fonte: Editora Cristã Evangélica - Do Egito à Terra Prometida (8)





Eu fiz esse livro de papelão e encapei com EVA para contar toda a história de Moisés, serão 7 lições, em cada página irei colocar uma história.

Esta é a primeira página, as páginas são feitas de EVA cortadas ao meio e colocadas com cola quente.

Todos os personagens da história.

DETALHES do livro da história de Moisés aqui:

Outra maneira de contar a história do nascimento de MOISÉS aqui:










Mais VISUAIS aqui:


HORA DA ATIVIDADE:
















Mais ATIVIDADES aqui:


HORA DA LEMBRANCINHA:


Olha que fofura! Eu fiquei apaixonada!


Eu fiz para contar a história, e você também pode dar de lembrancinha.

Ou apenas só o Moisés.




Molde aqui:



(crafts.kaboose.com) Passo a passo aqui:







Olha que lindo este cesto!


Outra maneira de contar a história do nascimento de MOISÉS aqui:
http://blogtiale.blogspot.com/2010/07/moises-nascimento.html



13 comentários:

  1. boa noite tia ale, gostaria de saber se tem o site ou passo a passo do cestinho amarelo com o bebe que esta com balinhas, vamos fazer o culto com esse tema e queria fazer esse cestinho, se puder me ajudar , fico agradecida. meu email é nandacris80@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Tia alê o que faço pra mim ver passo a passo com que faz os certinhos e as coisas e EVA, tenho uma festa pra fazer com esse tema e gostei das suas ideias

    ResponderExcluir
  3. eu amei estou iniciando com as crianças da minha igreija.me ajudou bastante que deus comtinue te abensoando

    ResponderExcluir
  4. eu amei me ajudou bastante deus continue te abensoando

    ResponderExcluir
  5. FErnanda, essa é a foto da revista, está assim lá, não tem mais detalhes.
    Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  6. Thiago, é apenas essas a ideias e as fotos que tenho.
    Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  7. Amém Helena.
    Beijos, obrigada pelo carinho.

    ResponderExcluir
  8. Amei o seu trabalho. Vou utilizar com minhas cr8na ED. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo seu trabalho, e muito agradável quando podemos ver alguém usando com maestria o dom que Deus deu!!

    ResponderExcluir
  10. amei as ideias.... Obrigado por compartilhar

    ResponderExcluir
  11. Que Deus continue te usando poderosamente!

    ResponderExcluir

Querido(a) amigo(a), por favor, coloque seu nome identificando-se no comentário.
Selecione >> Nome/URL