DEZ MANDAMENTOS

Os mandamentos do Senhor, longe de serem um peso, são a garantia de uma vida feliz e vitoriosa. Em sua instrução encontramos ajuda para derrotar as armadilhas do inimigo, fascínios deste mundo corrompido e as tendências pecaminosas de nossa natureza carnal.  Para Israel, Deus lavrou leis em tábuas de pedra, as quais seriam lidas e orientadas por Moisés. em nossos corações Deus quer registrar a Sua Palavra, sendo o Espírito Santo nosso orientador. Cabe a você, professor, ler, meditar e obedecer à Palavra de Deus.


 Ler: Êxodo 20:1 a 26   

  
Versículo para DECORAR: "O Senhor é a minha força..." - Êxodo 15.2.

APLICAÇÃO: mostrar que as ordens de Deus devem ser obedecidas.

Introdução

Peça às crianças para citarem algumas ordens que o papai e a mamãe dão para elas. As crianças precisam entender o que são ordens e que elas devem ser obedecidas.
Nossos pais nos dão ordens, porque nos amam e querem o melhor para nós.
Nesta lição, veremos quais as ordens que Deus deu a Seu povo e para nós, também.

Desenvolvimento

Três meses haviam se passados desde que o povo de Israel saíra do Egito. Agora, estavam no deserto preto do monte Sinai.
Moisés subiu ao monte, e Deus falou com ele, passando várias ordens que deveriam ser seguidas. Deus deu a Moisés dez mandamentos para que o povo de israel seguisse e cumprisse.

Primeiro mandamento - NÃO TERÁS OUTROS DEUSES DIANTE DE MIM. (Ex 20.3) . Imagine que em seu coração há um pódio(lugar onde atletas recebem as medalhas e os troféus) com várias classificações: primeiro, segundo, terceiro ou mais lugares. "Em que degrau Deus está? Quem gostaria de colocar Deus em primeiro ligar na sua vida?" Deus deve estar sempre no primeiro lugar no pódio. Ele é o nº 1. Por isso, devemos louvá-lO.

Segundo mandamento - NÃO FARÁS PARA TI IMAGENS DE ESCULTURA  DE NENHUMA COISA QUE HÁ LÁ EM CIMA NO CÉU, NÃO SE AJOELHE DIANTE DE ÍDOLOS, NEM OS ADORE (Ex 20.4,5). Se conseguíssemos obedecer ao primeiro mandamento, Deus não precisaria ter feito outros nove. Mas o homem sempre coloca outra coisas no lugar de Deus, ou seja, no primeiro lugar. A Bíblia afirma que só podemos nos ajoelhar diante de Deus. É pecado ajoelhar ou adorar imagens de barro, pedra, ou desenhos. É pecado também fazer pedidos a essas imagens ou desenhos, pois só existe um único Deus a quem devemos adorar. E Ele não pode ser desenhado em papel ou em outro material qualquer, porque é espírito e não podemos vê-lO.

Terceiro mandamento - NÃO TOMARÁS O NOME DO SENHOR EM VÃO (SEM RESPEITO QUE ELE MERECE)(Ex 20.7). Muita gente fala o nome de Deus sem respeito. Não se deve brincar com o nome de Deus. Não se deve falar o nome de Deus de qualquer maneira, pois o Seu nome só deve ser pronunciado com respeito e adoração (Exemplo: "Ai meu Deus", "Deus me livre"...). Além disso, é pecado também jurar pelo nome de Deus.

Quarto mandamento - GUARDE O DIA DE SÁBADO ( DIA DO SENHOR) (Ex 20.8). Pergunte às crianças: "Quem gosta do domingo? Porque vocês gostam do domingo?"  Ouça as respostas e depois continue. Deus reservou um dia de descanso para nós. Neste dia, devemos parar tudo para descansar e adorá-lO. Os israelitas guardavam o sábados, como ensinam os Dez Mandamentos. Nós, os seguidores de Cristo, guardamos o domingo, o dia da ressurreição de Jesus. Domingo é um dia especial, reservado para estudarmos a Bíblia na EBD, cultuarmos a Deus com a família e os amigos. "Crianças, porque devemos dar o nosso domingo para o Senhor?" Porque Jesus é o nº1.

Os outros seis mandamentos falam do nosso relacionamento com as outras pessoas. Jesus os resumiu em uma frase: " E ame seu próximo como você ama a você mesmo". (Lucas 10.27)

Quinto mandamento - HONRA (RESPEITE) O TEU PAI E A TUA MÃE (Ex 20.12) . Respeitar significa obedecer, valorizar. "Você tem valorizado seus pais?" (Aproveite para falar sobre o respeito aos mais velhos, "Aqueles que são responsáveis  por nós). A obediência e o respeito agradam tanto a Deus que Ele prometeu bençãos especiais para quem os pratica. "Vamos ver quais são essas bençãos? (Convide dois alunos que saibam ler para fazerem a leitura de Êxodo 20.12 e Efésios 6. 1-3).

Sexto mandamento - NÃO MATARÁS (v.13). Pergunte às crianças: "Quem foi que nos deu a vida?" Aguarde as respostas e prossiga. É Deus quem nos dá a vida, portanto, somente Ele pode tirá-la. Deus nos concedeu a vida, porque nos ama e deseja que cuidemos dela muito bem. Que presentão! Por isso, nunca se deve pensar em matar. Jesus disse que odiar alguém já é pecado (Mt 5.22).

Sétimo mandamento - NÃO ADULTERARÁS (v.14). Deus criou o homem para que se casasse com uma mulher, e juntos tivessem filhos e fossem muito felizes. O homem só pode se casar com uma mulher e a mulher só pode se casar  com um homem, Quando as pessoas desobedecem esse mandamento divino, estão cometendo adultério.

Oitavo mandamento - NÃO FURTARÁS (v.15). Furtar é coisa feia e não agrada a Deus. O que significa furtar? (Escreva no quadro as idéias dos alunos. Furtar é...) Não se deve prejudicar as outras pessoas em nada.

Nono mandamento- NÃO DIRÁS FALSO TESTEMUNHO CONTRA O TEU PRÓXIMO (FALAR MENTIRAS) (v.16). Inventar coisas sobre os outros é pecado, pois Deus manda que falemos apenas a verdade. Devemos evitar fofocas e buscar somente coisas boas.

Décimo mandamento- NÃO COBIÇARÁS (v.17). Cobiçar é desejar impacientemente aquilo que outra pessoa tem. É ficar triste porque o outro tem o que você não tem.

Conclusão

Estes mandamentos, apesar de terem sido escritos há tanto tempo, continuam sendo mandamentos de Deus para nossas vidas, nos dias de hoje. Deus nos deu a Sua Palavra para obedecê-la e sermos felizes.

Fonte: Editora Cristã Evangélica - Do Egito à Terra Prometida (13) e
           CPAD - Primários




Continuação do nosso livro sobre a vida de Moisés aqui. Fiz o cenário todo em EVA, escrevi bem pequenininho os 10 mandamentos (no caso de alguma criança querer ler o que estava escrito :) ), e fiz eles maiores para serem explicados na página seguinte. O segundo mandamento que não dá para ver direito nesta foto são duas mãos juntas em forma de oração. Usei para fazer as tábuas da Lei EVA cinza, e o nome de Deus em EVA dourado. O X na frente do 6º ao 10º eu ia colocando na medida que ia falando, coloquei velcro no X e no desenho para grudar.




1º fiz uma medalha de nº1, 2º fiz duas mãos orando, 3° escrevi o nome de Deus, 4º uma igreja, 5º um coração e os pais dentro, 6° uma arma, 7º um coração, 8º cifrão, 9º uma boca e 10º um olho. 

Clique nas imagens para AMPLIAR.

















HORA DA ATIVIDADE:







Mais ATIVIDADES clique aqui

 HORA DA LEMBRANCINHA:

Eu fiz essa medalha de EVA vermelho e o número em branco, para eles não se esqueçerem de amar a Deus sobre todas as coisas, frisando bem que Deus é o único nas nossas vidas, o número 1. E coloquei um colchete atrás.

Mais modelos de medalhas  clique aqui












Idéias retiradas da NET.

 MODELOS DE MOISÉS:





OUTRA MANEIRA DE CONTAR A MESMA HISTÓRIA DE MOISÉS E OS DEZ MANDAMENTOS clique aqui.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Blog Widget by LinkWithin

12 Comentários :

Anônimo Comentou:

precisamos de mais muito mais, professoras de ebd, ebf, tão dedicadas e esforçadas como vocês. parabéns e que Jesus continue te abençoando.

Anônimo Comentou:

Amei seu blog. Era tudo o que precisava.
Deus te abençõe!
Um abraço.

Juciane Wilsmann Strelow Comentou:

Sou Juciane, orientadora do Culto Infantil na Igreja Evangélica de Confissão Luterana (IECLB), gostei demais do seu blog.Parabéns!Deus continue lhe abençoando neste belo trabalho com as crianças.Paz em Cristo.Abraço

Blog Tia Alê Comentou:

Obrigada a todos!
Fico muito feliz que gostem do blog! Obrigada pelo carinho!
DEus continue abençoando vocês!
Beijos no coração.

Anônimo Comentou:

Amei o seu blog era a ajuda que estava precisando para voltar a ensinar pois ensinei as crianças na minha adolescência exatamnte a 17 anos atrás e apesar de continuar na igreja não tinha mais tido a opurtunidade de ensinar crianças .DEus abençoe este maravilhoso trabalho.Luciana

Blog Tia Alê Comentou:

Amém Luciana.
Fico feliz que esteja voltando. Deus é maravilhoso!
Que o Senhor te abençoe e te guarde.
Beijos com carinho.

Laisa Rebecaa Comentou:

Aprendi mas um pouquinho sobre os dez gostei daas suas palavras! Parabéns !!

Blog Tia Alê Comentou:

Que benção Laisa!!!
Fico muito contente. Beijos com carinho.

Anônimo Comentou:

AMEI SEU BLOG ,PARABENS

Blog Tia Alê Comentou:

Obrigadaaaaaaaaaa!
Beijos.

FABIANO NUNES Comentou:

ESTRANHO EU NUNCA TINHA OBSERVADO ISTO, AGORA DEPOIS DE 10 ANOS, EU VI E TENHO DUVIDA, A BIBLIA DIZ LAMBRATE DO SABADO E NOS GUARDAMOS O DOMINGO?...

Anônimo Comentou:

Simplesmente apaixonada pelas lembrancinhas! Ótimo trabalho. Parabéns!

Postar um comentário

Querido(a) amigo(a), por favor, coloque seu nome identificando-se no comentário.
Selecione >> Nome/URL