18 junho 2011

PÉ NA ESTRADA (travessia Mar Vermelho)

A peregrinação no deserto rumo à terra prometida ilustra bem a situação em que vivemos hoje como povo de Deus, pois também somos peregrinos e forasteiros. Nosso lar não é aqui (Fp 3:20). Jesus foi preparar o nosso lugar (Jo 14:2). Mas da mesma maneira que Deus estava com o povo de Israel durante a sua peregrinação pelo deserto, Ele promete estar conosco, também. Naquela época, Deus exigiu obediência do Seu povo e faz a mesma exigência hoje. Jesus disse, em certa ocasião, aos Seus discípulos " Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando" (Jo 15:14). O nosso dever como cristão é obedecer às ordens do nosso Deus e mestre.


Ler: Êxodo 13:17 a 22; 14:15
   
  
Versículo para DECORAR: "O Senhor é a minha força..." - Êxodo 15.2.

APLICAÇÃO: mostrar que Deus protege os Seus filhos.

Introdução

Quando você vai viajar, o que leva na sua mala? (Deixe as crianças responderem). Vamos fazer uma brincadeira.
Brincadeira: Coloque objetos numa mala de viagem; mantenha-a fechada e vede os olhos de algumas crianças, que terão que adivinhar, através do tato, que objetos são aqueles.
(Professor, recorde com os alunos a preparação do povo para deixar o Egito - a primeira páscoa.)

Desenvolvimento

Foi difícil, mas, finalmente, Faraó deixou o povo de Israel sair do Egito! Mulheres, crianças, homens teriam que levar o que tinham, pois partiam para a terra prometida por Deus.
Eles ganharam dos egípcios muito ouro e jóias preciosas, e partiram levando tudo o que possuíam, porque iam para nunca mais voltar!
Eram milhares de pessoas guiadas por Moisés. Eles foram em direção ao mar Vermelho, seguindo a ordem de Deus.
Quando estavam acampados junto ao mar Vermelho, ouviram o barulho de cavalos. De longe avistaram o exército egípcio vindo ao encontro deles. Faraó havia se arrependido de ter deixado o povo sair, e foi atrás deles para matá-los.
Os israelitas ficaram apavorados! Gritaram pedindo a ajuda de Deus e disseram a Moisés que preferiam estar como escravos no Egito do que serem mortos no deserto. Mas Moisés, com toda a paciência e confiança, respondeu: "Não temas, Deus nos protegerá". Deus disse a Moisés, em frente ao mar: "Mande o povo que marche e levante sua vara e a estenda sobre o mar".
E o milagre aconteceu: o mar se abriu como se fosse uma estrada e todo o povo passou, sem molhar os pés. Quando acabaram de passar, Moisés estendeu a mão sobre o mar e as águas se juntaram novamente, afogando todo o exército egípcio. Deus protegeu o Seu povo!
Como eles ficaram felizes! Eles cantaram e louvaram a Deus.
Deus sempre esteve com eles durante a viagem pelo deserto, alimentando-os através do maná, uma sementinha que caía do céu, para prepararem pão e bolo. Deus fazia com que as aves viessem até eles sem precisar ser caçadas, assim tinham carne para comer. No deserto não era fácil encontrar água, então , Deus fazia brotar água da pedra, somente com o toque da vara de Moisés. Durante o dia, eram protegidos do calor com uma grande nuvem, que fazia sombra. À noite, uma coluna de fogo os aquecia do frio e iluminava o caminho. Nesse tempo todo, os sapatos e as roupas não se gastaram, porque Deus esteve com eles.
Apesar de todos os milagres que Deus fez aos israelitas, eles eram teimosos e desobedeceram a Deus muitas vezes. Mas Deus sempre os protegeu.

Conclusão
Quantas coisas Deus fez pelo Seu povo! Da mesma maneira que ajudou o Seu povo Ele também nos ajuda e nos protege.
Você precisa confiar que Deus estará sempre ao seu lado.

Fonte: Editora Cristã Evangélica - Do Egito à Terra Prometida (12)


Continuação do livro de Moisés que fiz de EVA clique aqui  ,   esse foi o cenário para contar essa história.

Moisés e os israelitas passando pelo Mar Vermelho.

Detalhes do cenário clique aqui clique aqui












































HORA DA ATIVIDADE:











Mais ATIVIDADES clique aqui 



HORA DA LEMBRANCINHA:




Eu dei esses passarinhos e dentro deles eu coloque o versículo da lição. Pois como lembrar as crianças que Deus cuida de nós.

O modelo desse passarinho clique aqui

8 comentários:

  1. Adoreiii!!! Passando para dizer que usei essa lição hoje, e agradecer também, pois o post foi de grande ajuda! Postei as fotos lá na nossa fanpage, venha ver:
    https://www.facebook.com/media/set/?set=a.471199576294194.1073741826.356148044466015&type=3&uploaded=17

    ResponderExcluir
  2. Que benção Hellen!!!
    Ficou lindoooooo! Salvei as fotos e irei postar no blog, te aviso antes.
    Deus continue te inspirando.
    Obrigada pelas fotos.
    Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  3. BOM DIA TIA ALÊ, MEU NOME É KÁTIA, E TRABALHO COM AS CRIANCINHAS DA MINHA IGREJA. AMEI ESSE LIVRO DE HISTÓRIA FEITO DE EVA, GOSTARIA MUITO QUE ME DÉSSE DICAS PARA EU FAZER UM TAMBÉM.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia . Vou dar uma lição sobre a queixa dos esraelitas no deserto r queria fazer uma lembrancinha na não sei o que fazer. Poderia me dar uma dica?

    ResponderExcluir
  5. Nossa... estava sem idéia para o encerramento do trimestre com minhas crianças na EBD, (já ficamos 2 trimestre sem apresentar no encerramentos da EBD)
    Entrei aqui e estou maravilhada com esta criatividade...
    Que Deus abençoe seu ministério.
    Me ajudou bastante. Sou nova professora e não tenho muita criatividade, porém Deus é que capacita

    ResponderExcluir

Querido(a) amigo(a), por favor, coloque seu nome identificando-se no comentário.
Selecione >> Nome/URL