14 julho 2011

PODER PARA CRIAR! - História da criação








Somente Deus cria através do Seu poder e amor.

Gênesis 1.1-2.3; Salmo 100.3; Jeremias 10.12.






ANTES DE COMEÇAR...





Pegue os seguintes materiais para sua classe: canetas hidrográficas colorida, tesouras e papel. Recorte uma árvore de papel de 7,5 com.. Certifique-se de ter feito as cópias das figuras para ilustra correspondentes. Guarde a figura do sol no bolso 1 do avental, a árvore no bolso 3, a estrela no bolso 4, o peixe no bolso 5, as figuras do homem, da mulher e do jumento no bolso 6, e  no bolso 7, coloque a palavra descansou ou deixe vazio. O bolso 2, que ficou vazio, representa o ar. Separe a bola. Você vai ler o poema que descreve os dias da criação e o que Deus fez em cada dia, enquanto tira dos bolsos do Avental de Contador de Histórias, as figuras correspondentes. As crianças vão descobrir que somente Deus pode criar através do Seu incrível poder e amor.

Extraído da revista do Professor Sassá. Você pode falar sobre a criação do mundo também usando uma bexiga e colar partes do continente nela. Ou mesmo dar de lembrancinha.


CONTAR A HISTÓRIA


Molde e passo a passo deste avental clique aqui .



Coloque o avental em você ou em uma criança. Reúna os alunos e pergunte:


Quando foi a última vez que vocês fizeram um trabalho manual ou alguma coisa de comer?


Quais foram os materiais ou ingredientes que vocês usaram para criar seu projeto especial?


Diga: Podemos fazer muitas coisas bonitas e úteis para um amigo que está doente, como por exemplo, uma receita gostosa ou um trabalho manual. Toda vez que quisermos fazer algo, vamos precisar de materiais e de ingredientes diferentes. Mas existe alguém que pode criar as coisa do nada! Nós só podemos usar materiais que Deus já criou, mas somente Deus é o nosso Criador. Somente Deus pode criar as coisas a partir do nada, através de seu poder e amor. Vamos ouvir uma história rimada sobre a época em que Deus criou o mundo e tudo o que existe nele. Vamos fazer de conta que esta bola representa o mundo. Vejam se vocês conseguem se lembrar da ordem em que Deus criou todas as coisas. Quando ouvirem em que dia Deus criou alguma coisa especial, levantem um dedo e digam: "Deus viu que era bom!".
Leia a história a seguir mostrando no momento oportuno as figuras que estão nos bolsos do seu Avental. Faça as crianças contarem nos dedos os dias da criação. Repita duas vezes, pedindo para que nomeiem as coisas criadas, na medida em que forem mostradas.

No princípio quis Deus com poder criar, o céu e a terra e seu amor demonstrar (jogue a bola para alguém, que deverá jogá-la de volta para você)
E o que foi que Deus quis em cada dia criar?

Primeiro dia - Que haja luz para brilhar; (Bolso 1 - mostre o sol) [eu não usei o sol, porque eles podem confudir os dias, porque foi o 4 que criou o sol, então usei uma lanterna para mostrar a luz.]
Segundo dia - o céu, que é cheio de ar! (Bolso 2 - faça de conta que você tira um punhado de ar do bolso vazio) [neste eu usei pedaço de algodão para simbolizar as nuvens.]
Terceiro dia - terra, mares e plantas; (Bolso 3 - mostre a árvore)
Quarto dia - as estrelas que no céu inventam danças! (Bolso 4 - mostre estrela)
Quinto dia - os peixes para nadar e as aves para voar (Bolso 5 - mostre o peixe)
Sexto dia - animais e, finalmente, pessoas para amar (Bolso 6 - mostre o burrico, o homem e a mulher)
Sétimo dia - No sétimo dia Deus descansou. (Bolso 7 -  [neste eu deixei vazio para demonstrar que Ele descansou.]

E foi assim, que ao mundo ele abençoou! (Jogue a bola para uma criança, peça-lhe para dizer: "Obrigada Deus!" e devolvê-la a você. Faça o mesmo com todos os alunos).

Diga: Incrível, não?! A Bíblia nos conta que em sete dias Deus criou o mundo inteiro e tudo o que existe nele, Deus fez cada parte de sua criação com amor, imaginação e capricho. Colocou pétalas coloridas nas flores e providenciou diferentes tipos de nuvens para apreciarmos. Deus fez alimentos saborosos, sons para escutarmos e muitas outras coisas de que gostamos e com as quais nos divertimos! Será que podemos fazer árvores para crescer, ratos para roer e crianças para bem-querer, a partir do nada? De jeito nenhum! Somente Deus pode criar do nada, com seu poder e amor. Vamos pensar mais sobre o poder de Deus para criar e amor. Vamos pensar mais sobre o poder de Deus para criar, lendo alguns versículos da Bíblia.

Detalhes do avental clique aqui .


PARA SEMPRE NA MEMÓRIA

Convide alguns voluntários para lerem em voz alta o Salmo 100.3 e Jeremias 10.12, e depois pergunte:

Como foi que Deus mostrou sua sabedoria na criação? E seu amor? E seu poder?
O que Deus sentiu vendo Sua criação? Ele viu que tudo era bom?
Qual é sua parte favorita da criação de Deus?
Quem é o único verdadeiro Criador?

Diga: Aprendemos que Deus criou o mundo e tudo o que existe nele, e que viu que tudo era bom. Mas Deus não criou apenas pessoas e coisas na natureza! Ele fez outra coisa maravilhosa e muito agradável! Vamos ver o que mais o nosso Deus criou. Leia em voz alta 1 João 4.19, e depois diga: Deus criou o amor! E nós amamos porque Deus nos amou primeiro! Deus fez coisas muito bonitas na terra e no céu, e também criou o amor para dedicar à sua criação. Nós servimos um Deus surpreendente! Vamos orar juntos agradecendo por todas as coisas que Deus fez e por ele ser o único e verdadeiro Criador.
Depois de orar, peça que as crianças repitam as frases a seguir, para se lembrarem do que Deus fez. Se houver tempo, termine cantando "Quem fez as lindas estrelas?" ou cântico similar relacionado à lição.



A letra dessa musiquinha clique aqui

Deus é nosso Criador; ninguém é mais poderoso que Ele (aponte o dedo indicador para cima, e depois levante os braços flexionados para mostrar os músculos)
Deus fez a terra e nos animais (Faça um círculo com os braços e depois imite as orelhas de coelho com as mãos)
O céu, o mar e eu! (Coloque as mãos acima da cabeça para mostrar o céu, faça o movimento de ondas do mar e aponte para você)


Faça um jogo sobre a Criação usando a bola. As crianças formarão um círculo e jogarão a bola umas para as outras. A criança da vez citará uma coisa de que gosta na criação de Deus antes de jogar a bola para um colega. As crianças maiores vão gostar de ser desafiadas a falar da criação na ordem em que aparece na Bíblia. Conte a brincadeira até que todas as crianças tenham tido a chance de falar de pelo menos um dia da criação. 





Fonte: 1ª aula -  Mexa-se, que lá vem história  - VIDA NOVA.  
ATIVIDADES:


Um painel grande para as crianças fazerem tudo que Deus criou.




Como a proposta dessas aulas é fazer algo diferente, que tal de atividade dar algo diferente para as crianças fazerem? Técnicas de pinturas para elas se deliciarem! Como Deus criou tudo, eles podem também criarem lindos desenhos.
HORA DA LEMBRANCINHA:

Ainda na proposta de fazer algo diferente, fiz massa de modelar para eles. Como Deus criou todas as coisas, incentivei eles a modelarem algo na massinha.



Receita da massa de modelar clique aqui .
PAINEL:

Para  colocar na sala ou na porta da sala.

 O passo a passo   clique aqui .


Outras maneiras de contar essa história da CRIAÇÃO aqui e aqui .


O kit da história está aqui



19 comentários:

  1. Querida Alessandra,
    gostei muito do seu Blog. Também trabalho no ministério catequético com crianças na igreja luterana (IECLB). Estou em busca de materiais criativos e atraentes sobre a criação e encontrei ideias muito ricas em seu blog. Que Deus lhe ilumine e anime no seu trabalho.
    Ministra Vera Gewehr e-mail: veragewehr@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  2. AMEI DEUS ILUMINE SEMPRE VC.

    ResponderExcluir
  3. Olá Ministra Vera, Amém!

    Fico muito contente que tenha gostado do blog, e encontrado o que precisa.
    Obrigada pelo carinho.
    Deus continue abençoando vocês.

    ResponderExcluir
  4. Que Jesus continue a te iluminar p/ que possa continuar postando esses maravilhosos ensinamentos,aos quais farei bom uso c/ minha turminha de 2ºAno Fundamental.Beijos e boa noite!!

    ResponderExcluir
  5. Querida Irmã,
    Deus te abençoe!
    Darei uma aula dia 05 de agosto de 2012 sobre "Quem é Deus e o que Ele faz". Receberei o material para tal ministração, mas como estão demorando para entregar-me, resolvi buscar outras fontes. Achei maravilhosa a sua idéia e como já faço artesanato de feltro e biscuit, vai ser ótimo.Um abraço! Conceição.

    ResponderExcluir
  6. Olá Zelia, fico feliz que tenha gostado.
    Deus continue te abençoando.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Olá Conceição.
    Deus realmente é maravilhoso!
    Fico feliz que o blog tem ajudado.
    Deus continue abençoando vc e seu ministério.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. WALLISON FERREIRA REIS. ESCOLA MUNICIPAL BOANERGES MOREIRA DE PAULA .A Historia fala sobre deus e nosso criador ningem e mais poderoso do que ele . Deus criou a terra e os animais.

    ResponderExcluir
  9. Realmente Wallison, ninguém é igual a Ele! Criador de todas as coisas! Deus maravilhoso!

    ResponderExcluir
  10. QUERIDA TIA ALÊ,
    GLORIA A DEUS PELA SUA VIDA E SEU MINISTÉRIO!!! OBRIGADA POR COMPARTILHAR ESTE MARAVILHOSO MATERIAL!!!! QUE O NOSSO DOCE SENHOR JESUS CONTINUE A USA-LA E ABENÇOE VC E SUA FAMÍLIA!!!! C/ CARINHO, ROSA INÉS.

    ResponderExcluir
  11. Tudo lindo, amei! Deus abençoe! Beijos
    Patricia

    ResponderExcluir
  12. gostei da sua ideia vou usar esse metodo na escolinha dominical bjs conça

    ResponderExcluir
  13. Amei seu blog! Aproveito suas ideias para enriquecer minhas aulas em uma escola convencional.Parabéns e que Deus lhe abençoe e lhe capacite cada dia mais!
    Angela - Dourados - MS

    ResponderExcluir
  14. Amém!!! Obrigada pelo carinho de todas!
    Deus abençoe cada um.
    Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  15. Ola amada!gostei muito dos seu trabalho, estava desesperada pois a pessoa que ficava no DEP infantil teve que sair e eu fiquei com o DEP, eu sempre fui do do dep de jovens e adolescentes, confesso que não sabia como fazer ate chegar ao seu blog. Mais uma vez muitíssimo obrigada!

    ResponderExcluir
  16. Ola amada!gostei muito dos seu trabalho, estava desesperada pois a pessoa que ficava no DEP infantil teve que sair e eu fiquei com o DEP, eu sempre fui do do dep de jovens e adolescentes, confesso que não sabia como fazer ate chegar ao seu blog. Mais uma vez muitíssimo obrigada!

    ResponderExcluir
  17. Muito boa a história muito completa! fiz o meu mural também igual o seu deu super certo! Obrigado que Deus continue te abençoando!!

    ResponderExcluir
  18. Toda vez que entro no seu blog sou muito abençoada fico até emocionada.�� Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  19. Amém meninas!
    Obrigada pelo carinho.
    Meu coração se enche de alegria vendo o testemunhos de vocês.
    Deus continue abençoando vocês.
    Beijos no coração.

    ResponderExcluir

Querido(a) amigo(a), por favor, coloque seu nome identificando-se no comentário.
Selecione >> Nome/URL