21 julho 2011

A TORRE DO ORGULHO (Torre de Babel)

Nosso Deus Todo-Poderoso quer que sejamos humildes.

Gênesis 11.1-9; Provérbios 3.34; 11.2; 16.18; 29.23





ANTES DE COMEÇAR...






Pegue os itens de seu Kit da História, clique aqui, e os seguintes materiais: tesouras, canetas hidrográficas coloridas e fita adesiva. Corte um pedaço de 60 cm de papel de embrulho branco e escreva as frases: "Construa com orgulho e tudo ao chão virá/ Construa com humildade e muita graça você terá". Cole o papel numa parede ou porta, onde as crianças possam ver. Verifique se há fichas de arquivo possam ver. Verifique se há fichas de arquivo suficientes para todos porque as crianças vão usá-las como material de construção. Divida a classe em duas equipes; cada uma tentará construir a torre mais alta possível. A cada 5 fichas colocadas na constrição da torre (quatro "paredes" e um "teto"), uma criança da equipe corre até o fundo da sala, toca o sino e volta pra que seu grupo possa construir mais um "andar" da torre com outras 5 fichas. Depois de 5 minutos, encerre a brincadeira e veja qual equipe se saiu melhor na construção e o que aconteceu com as torres quando ficaram altas demais. Em seguida as crianças vão ouvir a história bíblica sobre a torre de Babel e descobrir os resultados negativos produzidos pelo orgulho, e por que Deus deseja que sejamos humildes, sabendo que somente Ele é Deus.

Caso não tenha fichas disponíveis, use copos plásticos.

CONTAR A HISTÓRIA

Forme duas equipes em um dos lados da sala e entregue 30 cartões (ou fichas) a cada uma. (Tenha fichas extras à mão, caso as quepes necessitem.) Coloque o sino no chão, no lado oposto da sala. Explique que o ponto de partida para a história de hoje vai ser uma brincadeira de velocidade. Diga às crianças que elas terão de construir, com as fichas, as torres mais altas que puderem. Mostre-lhes como levantar as paredes e teto usando as fichas. Diga que toda vez que um "andar" da torre (formando por 5 fichas) ficar pronto, um membro da equipe tem que correr até o fundo da sala, tocar o sino e voltar para que montem mais um andar. Diga-lhes que tem 5 minutos para construir a torre. Se ela cair, devem recomeçar do ponto de partida.

Quando passarem os 5 minutos, encerre a brincadeira e verifique as torres. Destaque como foi difícil mantê-las em pé. Pergunte:

Por que não foi tão fácil construir as torres como parecia inicialmente:

Por que o orgulho motivou vocês a correr e tentar construir a maior e melhor torre?

O que significa para vocês a frase: "O orgulho vem antes da queda"?

Diga:  Quando vocês começaram a corrida para construir a torre, devem ter pensado: " Ah! Isso é fácil! Ninguém é melhor que eu em montar uma torre assim". Talvez tivessem certeza que sua equipe seria a melhor, Mas o que aconteceu? As torres caíam, o tempo  ia passando e vocês descobriram que era impossível construir uma torre que chegasse até o teto! Há muito tempo, na época do Antigo Testamento, os habitantes de um determinado lugar sentiram a mesma coisa. Estavam cheios de orgulho e decidiram construir uma torre tão alta que chegasse a Deus. Queriam ser como Ele e reinar nos céus. Mas seu orgulho resultou num grande desastre. Vamos ouvir a história da Torre de Babel. Toda vez que vocês escutarem a palavra "orgulho", repitam a primeira frase da nossa rima. Mostre o papel colado na parede e leia a primeira frase em voz alta: " Construa com orgulho e tudo ao chão virá". E quando vocês ouvirem a palavra "humilde", repitam a segunda frase. Leia em voz alta: "Construa com humildade e muita graça você terá".



 Fiz esse avental de feltro. DETALHES clique aqui 

Há muito, muito tempo, as pessoas falavam a mesma língua. Um dia, se reuniram e acharam que seria muito legal se pudessem trabalhar juntas e construir uma torre cujo topo alcançasse o céu. "Aí então, seremos o máximo!", pensavam. Mas era o orgulho delas que estava crescendo! Aquelas pessoas tinham tamanho orgulho que achavam que poderiam ser iguais a Deus. Não queriam ser humildes e esqueceram que só existe um Deus verdadeiro. Afinal de contas, pensavam: "Se conseguirmos construir uma torre até o céu, seremos iguais a Deus, certo?"
Errado! O orgulho bobo tomou conta de todo mundo e as pessoas começaram a construir uma torre detestável. Ela foi subindo, subindo. O Senhor ficou zangado com o orgulho daquela gente - especialmente porque Ele deseja que sejamos humildes em nosso coração e em nossa maneira de agir. Por isso Deus derrubou aquela torre e espalhou as pessoas pelo mundo todo. O Senhor misturou as línguas que falavam para que não continuassem com aquele plano orgulhoso e destrutivo. É por isso que a torre recebeu o nome de "Babel". Foi lá que Deus confundiu a maneira de falar das pessoas. O motivo foi o orgulho.

Diga: Deus fica zangado com o orgulho e o egoísmo das pessoas, não? Aquelas pessoas foram muito tontas ao pensar que poderiam ser iguais a Deus, vocês não acham? O orgulho tomou conta delas. Deus quer que tenhamos uma atitude humilde e que aceitemos que existe apenas um Deus todo-poderoso. Vamos descobrir mais razões que fazem do orgulho uma coisa boba, e por que ser humilde e dar glória a Deus é muito mais inteligente.


PARA SEMPRE NA MEMÓRIA


Forme quatro grupos e encarregue cada um de ler um dos seguintes textos:
Provérbios 3.34; 11.2; 16.18 e 29.23. Peça que as crianças conversem em seus grupos sobre o que esses versículos ensinam a respeito de orgulho e humildade. Depois mande que cada grupo leia seu versículo em voz alta e compartilhe suas conclusões. Quando cada grupo tiver falado, pergunte:

    Por que ser orgulhoso e egoísta é ruim?

De que forma o orgulho atrapalha nosso relacionamento com Deus?

Porque Deus prefere a humildade em lugar da arrogância e do orgulho?

Por que é importante e sábio reconhecer que Deus é todo-poderoso e que é o único a quem devemos adorar?

Diga: Lembram-se da frase que citei anteriormente: " O orgulho vem antes da queda"? Esse ditado existe justamente por causa da Bíblia. Leia em voz alta Provérbios 16.18 mais uma vez, e diga: Deus nos ensina que a arrogância e o orgulho nos levam a fazer coisas tolas. Uma atitude assim resulta em autodestruição e fracasso total - exatamente aconteceu quando o pecado entrou no mundo no Jardim do Éden! Foi o orgulho que levou Adão e Eva a quererem ser igual a Deus. O que aconteceu então? Caíram - ficaram longe da graça de Deus e foram expulsos do Jardim. Deus ainda os amava, mas odiava o orgulho! A mesma coisa aconteceu com as pessoas da Torre de Babel - o seu orgulho as fez cair. SE não tivermos cuidado, o orgulho também pode nos derrubar. Vamos orar e pedir que Deus nos ajude a agirmos sempre com humildade e reconhecer que somente Deus pode fazer todas as coias.
Orem juntos e depois cantem a respeito da grandeza de Deus.

De lego, que tal?




DIVERSÃO EXTRA

Mande as crianças desenharem uma torre alta em pedações de papel de embrulho de mais ou menos 1,80m de comprimento. Usem lápis de cera para colorir os "tijolos" ou recorte saquinho de papel e cole para formar as torres.
Escreva as frases: " Construa com orgulho e tudo ao chão virá/Construa com humildade e muita graça você terá". Acrescente Provérbios 3.34 aos pôsteres. 
Incentive as crianças a colocarem seus pôsteres no quarto para lembrarem de orar pedindo que Deus as ajude a se manterem humildes e dar ao Senhor o reconhecimento por todas as coisas boas que Ele faz.


Fonte: 3ª aula -  Mexa-se, que lá vem história  - VIDA NOVA.  




VISUAIS:






 

Mais VISUAIS clique aqui

ATIVIDADES:






Fonte: escoladominical.net



Fonte: ebdonline.com.br 



LEMBRANCINHAS:




Essa medalha de amor a Deus eu acho perfeita para essa aula!


BRINCADEIRAS:

Você pode também construir uma torre com caixas encapadas. Arrumando 3 na horizontal e 3 na vertical, e depois vai tirando um por um, perde quem tirar um e cair a torre.


Clique nas imagens para AMPLIAR!

O kit da história está aqui


23 comentários:

  1. Parabéns! Muito bom seu trabalho, Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  2. amei seu trabalho DEUS sempre ilumine seus caminhos .

    ResponderExcluir
  3. Amém.
    Obrigada pelo carinho.
    Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  4. gente! Que blog é esse? Maravilhoso!
    Minha primeira vez aqui e estou encantada. Tem exatamente TUDO que preciso para um aula, extremamente completo, fácil de entender e LINDO :)
    Parabéns pelo seu empenho e que Deus continue sendo louvado com o seu trabalho e que muitas crianças ainda escutem da palavra dele!
    Beijos, Nicole.

    ResponderExcluir
  5. DEUS TE ABENÇOE ISSO É DOM DE DEUS , NUNCA PARE POR MAIOR QUE SEJAM AS DIFICULDADES VOCE TEM ABENÇOADO MUITAS CRIANÇAS E PROFESSORES ,USO MUITO DO SEU MATERIAL PARA A ESCOLINHA DA IGREJA QUE CONGREGO DEUS TE ABENÇOE MUITO

    ResponderExcluir
  6. Olá Nicole!
    Amém querida. Obrigada pelo carinho e dico muitoooo feliz que tenha gostado do blog.
    Deus continue te abençoando.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Amém Nivaldo.
    Realmente as dificuldades existem, mas o nosso Deus é maravilhoso!
    Obrigada pelo recado.
    Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  8. UM RESULTADO DE EMPENHO E DEDICAÇÃO .PARABÉNS TEM ME AJUDADO MUITO.

    ResponderExcluir
  9. Estou alegre por encontrar blogs como o seu, ao ler algumas coisas,
    reparei que tem aqui um bom blog, feito com carinho,
    Posso dizer que gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
    decerto que virei aqui mais vezes.
    Sou António Batalha.
    Que lhe deseja muitas felicidade e saúde em toda a sua casa.
    PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se o desejar
    siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.

    ResponderExcluir
  10. seu blog star mim ajudado muito obrigado
    vou da minha primeira aula pra crianças stou com muito medo mais da tudo certo em nome de JESUS.

    ResponderExcluir
  11. Amém irmãos em Cristo.
    Fico feliz com os recados, com o carinho destinado ao blog e a mim. Deus é fiel.
    Jesus abençoe grandemente vocês.

    ResponderExcluir
  12. Deus os abençoe pelo conhecimento a mim dedicado ao ler estes trabalhos postados mim ajudou muito pois fui convocada para falar para as criança sobre este tema e aprendi muito com o trabalho aqui publicado....parabéns

    ResponderExcluir
  13. Muito criativo, me ajudou bastante. Que Deus te abençoe e lhe de muito mais sabedoria!!!

    ResponderExcluir
  14. Amém Cleusa!
    Obrigada pelo carinho, fico muito feliz que o blog tem te ajudado.
    Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  15. Amém!!!
    Obrigada de coração.
    Deus abençoe.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Esse blog tem tudo que é nessesario para a minha aula!!!!

    ResponderExcluir
  17. QUE DEUS CONTINUI TE ILUMINANDO, E A CADA DIA TE DANDO NOVAS IDEIAS MUITO BOM AMEI

    ResponderExcluir
  18. Eu gosto muito desse Blog *---*
    Sou professora da E.B.F e esse blog vem em ensinando muitas maneiras criativas de levar a palavra de Deus as crianças meus parabês pelo seu trabalho Alê que Deus lhe abençoe ricamente *-*

    ResponderExcluir
  19. Que ótimo, gostei bastante, ótima atividade. Simples, interativa e completa. Prende bastante a atençao dos alunos. Abraços tia Alê.

    ResponderExcluir
  20. Maravilhoso, Deus abençoe,amei as idéias. tudo do jeito que criança gosta.

    ResponderExcluir

Querido(a) amigo(a), por favor, coloque seu nome identificando-se no comentário.
Selecione >> Nome/URL