17 agosto 2011

O MAR VERMELHO DA FÉ







A fé no poder supremo de Deus pode nos salvar.

Êxodo 14.1-29; Efésios 2.8; Hebreus 10.39


ANTES DE COMEÇAR...


Pegue seu Kit da História clique aqui  e os seguintes materiais: tesouras, um grampeador ou fita adesiva e canetinhas coloridas.
Corte dois pedaços de um metro de fita e coloque-os no chão, lado a lado, a uma distância de 30 cm um do outro. As fitas irão representar o "mar" durante sua história. Enquanto você conta sobre a fuga dos israelitas do Egito, as crianças vão saltar por cima das fitas, em distâncias cada vez maiores. Nesta lição, as crianças descobrirão que Moisés e o povo de Deus tiveram que dar um grande salto de fé para seguir a Deus quando deixaram o Egito e atravessaram o ruidoso Mar Vermelho. Poderão investigar como nós também damos saltos de fé ao confiar no poder salvador de Deus. As crianças usarão cartões e fitas para fazer marcadores de livros para manter em suas Bíblias, usando o tema da travessia do Mar Vermelho.


CONTAR A HISTÓRIA


Junte as crianças em um lado das fitas e peça-lhes para imaginar que estão junto ao Mar Vermelho, Pergunte?

Você já se perguntou se Deus poderia mesmo ajudá-lo numa situação muito difícil?
Como você sabe que Deus vai estar pronto a ajudar e proteger você?

Diga: A Bíblia nos conta que um dia Moisés pensou sobre essas mesmas coisas porque ele e povo de Deus estavam em uma grande dificuldade. Vocês podem me ajudar a contar essa história incrível sobre a fuga que só foi possível por causa do grande poder de Deus. Toda vez que eu disse a frase "um grande salto de fé", vocês vão saltar por cima do mar e gritar "só através do grande poder de Deus!" Toda vez que vocês derem um salto de fé, as fitas que representam o mar vão mudar de lugar, aumentando um pouco a distância do próximo salto.
Conte a história da fuga dos israelitas, quando escaparam do faraó e tiveram que atravessar o Mar Vermelho, conforme Êxodo 14.1-29. Avise as crianças quando chegar a hora de saltar por cima das fitas que representam o mar, dando seu grito de vitória. Toda vez que as crianças saltarem aumente um pouco a distância entre as fitas.
Durante muito, muito tempo, os israelitas trabalharam como escravos do terrível faraó no Egito. Tinham que fazer tijolos debaixo de um sol forte e depois carregá-los para construir os templos dos egípcios. Ah! Como os israelitas desejavam a liberdade! Mas isso seria um grande salto de fé. Teriam que acreditar que Deus iria libertá-los. (Faça uma pausa para que as crianças saltem. depois aumente a distância entre as fitas.)
Continue: Será que Deus iria ouvir seus gritos pedindo ajuda? Será que o poder de Deus era grande o suficiente para salvá-los?  Isso seria mesmo um grande salto de fé! (Faça uma pausa para o salto das crianças e mude de novo as fitas.)
Mas Deus ouviu o pedido de socorro e mandou Moisés libertar seu povo. Deus mandou pragas indescritíveis para mostrar seu poder a faraó - sapos, insetos, doenças de pele e até a morte. Mas será que esse plano de Deus daria certo? Isso exigia um grande salto de fé dos israelitas. Eles precisavam acreditar que Deus poderia libertá-los! (Faça uma pausa para o salto das crianças e aumente mais um pouco a distância entre as fitas.)
Mas o poder de Deus é o maior e mais perfeito, e logo o faraó deixou Moisés e o povo de Deus saírem. Rapidamente deixaram o Egito e viajaram tendo Deus como seu guia. Mas quando chegaram um frente ao Mar Vermelho, ficaram com medo. Os malvados soldados. Só com um grande salto de fé o povo sairia dessa confusão! (Faça uma pausa para o salto das crianças e aumente novamente a distância entre as fitas.)
Moisés e o povo mantiveram sua fé em Deus. Moisés orou pedindo ajuda ao Senhor. Deus disse-lhe que segurasse sua vara sobre a água porque iria dividi-la ao meio. O Senhor manteve a água dividida enquanto seu povo atravessava em segurança até o outro lado. Aquilo foi um grande salto de fé e um maravilhoso desfile da vitória através do grande mar! (Faça uma pausa para que as crianças saltem e aumente a distância entre as fitas mais uma vez.)
Os soldados maus de afogaram porque Deus junto a água do mar novamente. Mas a fé dos israelitas no grande poder de Deus os salvou, e com um grande salto de fé eles louvaram e agradeceram a Deus! Aêhh! Viva! (Faça as crianças saltarem mais uma vez e depois pularem comemorando e louvando a Deus.)
Peça que as crianças se sentam agora às duas margens do "mar" e diga? Essa é uma história que nos anima a ter fé e confiança no grande poder de Deus para nos salvar! Vamos comemorar e depois pensar mais um pouco sobre o poder da fé e comemorem dando saltos de alegria e louvando a Deus.



PARA SEMPRE NA MEMÓRIA


Distribua os cartões. Chame voluntários para ler em voz alta Lucas 7.50; Efésios 2.8 e Hebreus 10.39. Pergunte:

Na opinião de vocês, por que Deus quer que tenhamos fé nEle?
Como a fé em Deus salvou os israelitas? Como a nossa fé pode nos salvar?
Como ter fé em Jesus, o perfeito presente de amor vindo de Deus, pode nos salvar?
O que você pode fazer para tornar sua fé em Deus mais forte?

Diga: A fé em Deus e no seu poder para salvar ajudou Moisés a liderar os israelitas e ajudou-os a seguir a Deus. Nossa fé em Deus e em Seu Filho Jesus pode nos salvar também. A fé pode nos salvar de nossos pecados e ajudar-nos a encontrar a saída para nossos problemas. A fé aproxima nosso coração de Deus. vamos fazer cartões que nos ajudarão a aprender versículos sobre o poder da fé!
Peça às crianças que escrevam Hebreus 10.39 em seus cartões usando canetas coloridas. Depois cortem fitas de 20 cm, grampeiem ou colem nos cartões para usá-los como marcadores de livro. Incentive as crianças a lerem várias vezes o versículo sobre o poder da fé durante a semana e a decorá-lo. Termine com uma oração agradecendo a Deus, como Moisés, por seu poder de salvar e ajudar através da fé.




DIVERSÃO EXTRA
Cantem uma música sobre o grande poder de Deus enquanto saltam sobre "o mar". Depois de cada salto, mande as crianças darem exemplos de como a fé nos livra.


Fonte: 6ª aula -  Mexa-se, que lá vem história  - VIDA NOVA.



Linda idéia do site http://www.daniellesplace.com/  





Mais VISUAIS  clique aqui

HORA DA ATIVIDADE:


Mais ATIVIDADES  clique aqui

HORA DA LEMBRANCINHA:




Outra MANEIRA de contar a história de Moisés abrir o Mar Vermelho clique aqui


7 comentários:

  1. luciana moraes Tia Ale parabéns pelo seu blog é lindo de mais só. E essa historia do mar vermelho eu achei lindissima Deus abençoe sua mãos e sua familía e continue trabalhando pro senhor e nos

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu, Amém!
    Obrigada pelo carinho.
    Fico feliz que tenha gostado.
    Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  3. QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO TREMENDAMENTE ESTA HISTORIA É UMA BENÇÃO AINDA MAIS CONTANDO ASSIM COM TANTA GRAÇA DE NOSSO DIVINO SALVADOR SENDO DERRAMADO SOBRE VOCE ABRAÇO DA IBI DE CRUZ ALTA

    ResponderExcluir
  4. Amém Ibi!
    Fiquei muito feliz com seu recado lindo!
    Deus continue te abençoando.
    Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  5. OI gostaria de saber que materiais vc usou pra fazer a lembrancinha?

    ResponderExcluir
  6. Olá Luciana,
    Você pode fazer com cartolina ou pode fazer papel para scrapbooking.
    Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  7. nossa muito bom, não me arrependo de vim aqui todas as vezes que vou dar aula, vc é incrível, seu dom é maravilhoso, parabéns.

    ResponderExcluir

Querido(a) amigo(a), por favor, coloque seu nome identificando-se no comentário.
Selecione >> Nome/URL