08 setembro 2011

A CANÇÃO DO PASTOR - SALMO 23

O Senhor é nosso  pastor e nossa paz.                                                     Salmo 23; João 10.11, 14, 15.

ANTES DE COMEÇAR...


Pegue seu Kit de Históriaclique aqui, e os seguintes materiais: tesouras, tinta guache (ou aquarela), pincéis ou cotonetes e duas vasilhas com água. (Se você quiserpode suar canetas coloridas ou lápis de cera em vez de tinta.) Corte 5 pedaços de papel de 1,5m de comprimento, onde as crianças vão pintar (ou desenhar e colorir) um mural para ilustrar o Salmo 23. Se quiser menos sujeira, entregue lápis de cera ou canetas coloridas para que as crianças façam seus desenhos. Seus alunos vão gostar bastante de trabalhar em grupo na criação de um painel que ilustre a cena pastoral descrita no Salmo 23. Ao mesmo tempo, vão descobrir que Deus é semelhante a um pastor bondoso que cuida de nós, mostra o caminho e nos dá grande paz e alegria. (Nota: se sua classe grande, providencie mais folhas e divida as crianças em grupos menores; assim não terão de se "amontoar" ao redor do papel.)



CONTAR A HISTÓRIA

Coloque a cortina de plástico no chão e arrume o papel sobre ela. Forre o chão com jornal e arrume neles as tintas, pincéis e a água. Junte as crianças, forme os grupos ao redor das folhas grandes de papel explique que você vai ler um poema sobre amor, gratidão e louvor, escrito por Davi para expressar seus sentimentos a Deus. Diga que depois da primeira leitura, vocês vão conversar sobre o salmo e elas vão usar a criatividade para pintar um mural que mostre às pessoas que Deus pode encher nossa vida de paz.
Leia o Salmo 23 e peça que as crianças se revezem na leitura dos versículos desse belo salmo. Quando todos tiverem lido, diga: como esse poema de amor e gratidão escrito por Davi é bonito! Antes de ser rei de Israel, Davi era pastor de ovelhas e tomava conta dos rebanhos de seu pai. Davi entendia muito sobre a paz que existia nos campos e vales. Davi sabia que um pastor amoroso toma muito cuidado de seu rebanho para que as ovelhas se sintam seguras e confiantes no pastor. Pergunte:

Podemos dizer que Deus é nosso bom pastor? Por quê?

     De que maneira confiamos em Deus da mesma forma que as ovelhas confiam em seu pastor?




Diga: Vamos ler mais alguma coisa na Bíblia sobre como Deus nos dá paz e de que maneiras ele se mostra o pastor perfeito para nós. Depois, vocês pintarão o mural.




PARA SEMPRE NA MEMÓRIA 


Peça a alguns voluntários para ler o Salmo 100.3 e João 10.11, 14 e 14. Depois pergunte:

Por que o pastor dá sua vida pelas suas ovelhas?
Podemos comparar isso com o que Deus fez quando deu Seu Filho para nos salvar? Por quê?
Como Deus nos dá paz?
De que forma podemos agradecer a Deus como Davi, sabendo que Ele é o Pastor que nos ama e cuida de nós?

Diga: Deus faz nosso coração ficar em paz e segurança. O Senhor nos conhece e quis dar a vida de seu Filho par anos salvar. É exatamente isso que um bom pastor faria. É importante agradecer a deus todos os dias porque ele é o nosso bom pastor. Podemos nos alegrar e festejar porque Deus é o pastor de seu rebanho! Podemos demonstrar nossa gratidão agora mesmo, fazendo um mural que expresse nosso muito obrigado carinhoso a Deus. Vamos trabalhar juntos e pintar uma cena tranquila que ilustre as coisas descritas no Salmo 23. Quando o mural ficar pronto vamos entregá-lo a alguém, desejando que o presente seja uma lembrança de que Deus nos tranquiliza e enche nosso coração de paz.
Deixe as crianças criarem seus desenhos usando a folha toda. Se quiserem, algumas crianças podem copiar o Salmo 23 em um aparte do cartaz e desenhar em outra. Enquanto as crianças trabalham, coloque uma música instrumental suave de louvor.



DIVERSÃO EXTRA



Quando o mural estiver pronto, presenteiem alguém da igreja ou comunidade, em retribuição por alguma coisa, ou mesmo para servir de lembrete da perfeita paz que encontramos em Deus. Termine lendo o Salmo 23 mais uma vez em uníssono e finalizem com um "amém" coletivo. 

As crianças poderão ainda se divertir confeccionando "ovelhas" comestíveis. Espete um marshmallow grande (ou um pedaço de maria-mole) em um palito, molhe no leite e cubra com coco ralado. Para facilitar, coloque o coco ralado num saco plástico pequeno, jogue a ovelhinha de marshmallow dentro e sacuda até que ela fique toda coberta. Faça várias ovelhinhas para servir enquanto vocês lêem João 10.11,14-15 mais uma vez.


Foto acima retirada da net.


Fonte: 11ª aula -  Mexa-se, que lá vem história  - VIDA NOVA.




Eu fiz em EVA, meu Deus! Que trabalho! Vale super a pena, mas faça com antecedência porque demora. Eu escrevi com caneta de retroprojetor e pintei com tinta acrílica, depois passei a caneta em volta de novo para dar um acabamento. 

As figuras originais clique aqui













Figuras do Salmo 23 para flanelógrafo copiado do blog  a mulher e a Palavra -  http://amulhereapalavra.blogspot.com/  

HORA DA ATIVIDADE

Fonte: Professor Sassá

Como a proposta é fazer uma aula diferente, nada como uma ovelha feita de pipoca para ilustrar isso.






 HORA DA LEMBRANCINHA



Eu acho maravilhoso fazer a atividade e ela virar a lembrancinha.

Mais modelos de OVELHA  clique aqui  


DOCES DE OVELHAS



Idéias de docinhos de ovelhas retirados da net.


Clique nas imagens para AMPLIAR!


3 comentários:

  1. Querido FAusto,
    Obrigada pelo carinho.
    Você sabe que admiro muito o seu trabalho.
    Que o Senhor continue te abençoando!
    Você sabe que eu amooooo seu blog.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. oi boa tarde tia le eu amei seu blog tudo muito lindo, meus parabéns q Deus continue te abençoando minha linda, beijos.DIACONISA ELIANE DA IGREJA
    MIÇAO EVANGÉLICA DO BRASIL MINISTÉRIO FE.

    ResponderExcluir

Querido(a) amigo(a), por favor, coloque seu nome identificando-se no comentário.
Selecione >> Nome/URL