21 setembro 2011

DEUS SALVA JONAS

Nossas orações alcançam suavemente os ouvidos e o coração de Deus.

Salmo 66.19; Isaías 41.10; Jeremias 33.3; Jonas 1-3




ANTES DE COMEÇAR...

Pegue seu Kit da História  clique aqui Kit da História . Como está é uma história da série "Legal Demais"! você também vai precisar de algodão, três frascos de plástico com tampa de pressão (podem ser encontrados em farmácia) e os seguintes tipos de óleo ou líquidos: óleo de atum, vinagre ou picles em conserva e um óleo perfumado. Mergulhe uma bolinha de algodão em cada um dos líquidos ou óleos e guarde nos frascos de plástico. (Você deverá ser capaz de identificar os conteúdos.) Feche bem cada frasco. As crianças perceberão pelo cheiro dos frascos que tipo de coisas deveriam estar na barriga do peixe que engoliu Jonas. Antes de contar a história, arme a cortina de plástico, usando uma mesa ou várias cadeiras, para formar uma gruta onde você e as crianças poderão se sentar, Prenda a cortina com fita crepe ou marre com barbante. Vocês farão de conta que estão na barriga do peixe. Através desta lição bíblica cheia de vida, as crianças descobrirão que exatamente como as orações de Jonas subiram suavemente até Deus, cada uma de nossas orações alcança o coração e os ouvidos do Senhor.

CONTAR A HISTÓRIA


Verifique se a cortina-barriga-do-peixe está bem colocada na sala de aula. Reúna as crianças e peça para contarem sobre ocasiões em que pediram ajuda a Deus e foram atendidas. Incentive-as a falar sobre o que sentiram quando o socorro chegou. Diga: Deus mostra seu amor de muitas maneiras. Uma das melhores, é através de sua graça. "Graça" significa que nós não merecemos a bondade de Deus, mas mesmo assim ele é bom conosco. É através de sua graça amorosa que ele escuta e responde todas as nossa orações. Em nossa história bíblica de hoje, um homem chamado Jonas aprendeu, de modo extraordinário, algo sobre a graça de Deus e o poder da oração. Tudo começou quando Deus mandou Jonas ir para a uma cidade chamada Nínive e dizer ao povo de lá que todos deviam obedecer ao Senhor. Mas Jonas disse: "Ah, não! Eu não vou de jeito nenhum!". Aí, Jonas escondeu-se de Deus! Vocês acham que Deus não sabia onde Jonas estava escondido? Faça uma pausa para que as crianças deem sua opinião e depois diga: Vocês vão me ajudar a contar a história, mas vão ter que suar bastante a imaginação! Estão preparados? Então, sigam-me!

Leia o versinho baseado na história de Jonas e do grande peixe, que está abaixo. Incentive as crianças a imitarem os movimentos que você fizer?

Jonas foi desobediente e de Deus se escondeu (abane o dedo)
Para fugir, um pequeno barco de pesca escolheu (encoste as palmas das mãos para formar um barquinho)
Mas quando a tempestade fez o barquinho balançarbalance as mãos de um lado para outro)
Jonas pulou na água, tentando boiar (imite o movimento de saltar na água)
Mas como o barco de pesca, Jonas não boiou (faça o movimento de afundar lentamente)
Afundou, afundou... glu, glu, glub... (prenda o nariz com os dedos)
Até o fundo, ele foi. Jonas pensou: Vou me afogar" (dobre os joelhos)
Apareceu então um grande peixe a nadar. E na barriga do peixe, Jonas foi parar! (engatinhem até o peixe feito com a cortina de plástico)

Faça uma pausa e diga: Incrível! jonas não se afogou! Deus mandou um grande peixe engoli-lo. Deus mostrou sua graça ao salvar Jonas, mesmo quando ele estava sendo desobediente. Mas, imaginem só o cheiro que devia estar dentro da barriga do peixe! Tampem os olhos com as mãos e sintam o cheiro. Estava úmido, abafado e escuro. Provavelmente tinha um cheiro horrível também! Como vocês acham que deviam ser lá? Peça para as crianças fecharem os olhos, e passe o frasco com óleo de atum e o do vinagre para cheirarem. Diga: Ui! Havia uma porção de cheiros estranhos! Mas havia algo muito bom dentro daquele peixe. Havia um perfume gostoso. O que seria? Passe o frasco contendo o óleo perfumado,. Diga: Era o doce perfume das orações a Deus! Jonas sabia que tinha sido desobediente e por isso orou ao Senhor. Jonas orou durante três dias e três noites. Falou a Deus que estava arrependido e pediu ajuda. Essas orações chegaram até Deus como um doce perfume, e o Senhor respondeu as orações de Jonas! Deixe os frascos de lado e continue a história rimada:

Jonas orou dentro do peixe por três dias e três noites (levante três dedos)
"Estou arrependido e te amo muito", disse Jonas a Deus (junte as mãos em oração)
Toda oração sobe como perfume suave (levante as mãos lentamente)
Até chegar ao nosso Pai celestial, sua oração sobe (aponte para cima)
Deus respondeu as orações de Jonas, sim ele ouviu... (acene a cabeça indicando "sim")
E na praia, a Jonas, o peixe cuspiu (engatinhe para fora do "peixe")
Jonas para Nínive, depressa correu (corra sem sair do lugar)
Para dizer a todos: "Obedeçam a Deus!" (aponte para cima)

Mande as crianças se sentarem e diga: jonas foi muito desobediente a Deus, mas com certeza aprendeu sua lição! Deus mostrou sua graça a Jonas quando mandou o peixe engoli-lo e impedir que se afogasse. deus também mostrou sua graça ao ouvir e responder as orações de Jonas. Vamos descobrir mais algumas coisas sobre o poder da oração. Vamos ver como deus as ouve e responde de diferentes maneiras, no momento que ele considera melhor.


PARA SEMPRE NA MEMÓRIA


Convide voluntários para ler em voz alta Salmo 66.19; Isaías 41.10 e Jeremias 33.3. Depois pergunte:

Por que Deus usa seu tempo para ouvir nossas orações?
Quando deus ouve e responde nossa orações, demonstra seu amor por nós?
Como nossa orações demonstram nosso amor a Deus?
Como você se sente quando sabe que Deus já prometeu nos ajudar quando orarmos?

Diga: Da mesma forma que Deus ouviu as orações de Jonas, ouve e responde as nossa orações. Mas Deus escolhe o momento certo para responder e também a maneira como fazê-lo. Talvez Jonas pensasse que Deus apenas iria mantê-lo vivo dentro da barriga do peixe, mas o Senhor decidiu mandar o peixe cuspir Jonas na praia. Deus sabe exatamente quando e como responder nossas orações. Podemos ter certeza de que ele escuta e responde cada oração que fazemos. Vamos orar agora agradecendo porque Ele é tão amoroso e está atento às nossas orações.
Orem juntos agradecendo porque Deus ouve e responde nossa orações, e depois cantem algo a respeito da confiança que temos em que Deus responde quando oramos.


DIVERSÃO EXTRA


Prepare guloseimas especiais para contar a história de Jonas outra vez. Providencie suco para representar a água do mar e bolachas em formato de peixe. Incentive as crianças a se aproximarem da mesa e completarem uma parte da história usando as guloseimas como ajuda. Quando terminarem de mastigar, leve as crianças a imaginar que a lata de lixo é um enorme peixe e que devem jogar o lixo em sua grande barriga!

Fonte: 14ª aula -  Mexa-se, que lá vem história  - VIDA NOVA


Fiz esse cenário para ilustrar a aula de Jonas. Como as minhas crianças são pequenas elas precisam visualizar algo. 

 Detalhes do CENÁRIO  clique aqui

Essa ideia dos potes com o líquido para eles sentirem o cheiro do que havia dentro do grande peixe e o cheiro suave da oração dá muito, muito certo. Elas sentiram o cheiro e eu frisei bem qual o cheiro da oração e o cheiro da desobediência. Coloquei no frasco simbolizando a oração perfume de bebê. :)


Fiz esse avental na outra aula que dei sobre Jonas. 

DETALHES do avental clique aqui







 Mais VISUAIS clique aqui

HORA DA ATIVIDADE:








 Mais ATIVIDADES clique aqui

HORA DA LEMBRANCINHA:


Fiz esse bilboquê de Jonas e o grande peixe com copo plástico e EVA. As crianças amaram!

 Molde clique aqui


OUTRA MANEIRA DE CONTAR A HISTÓRIA DE JONAS clique aqui.


 Tudo sobre Jonas clique aqui. 


10 comentários:

  1. maravilhoso!!!!! amei as dicas super originais e as minhas criancas vao amar tenho certezaaa valeu!!!

    ResponderExcluir
  2. Suas atividades são lindas!Muito obrigada por dividir suas ideias tão criativas!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!!! Amei o Blog... Vai me ajudar muito na EBF de minha Igreja. Deus continue abençoando vossa vida. Abração
    Cléa

    ResponderExcluir
  4. Estou amando seu trabalho ele realmente é abençoado. Minha turminha é muito agitada e preciso muito de uma aula dinâmica e participativa. As minhas crianças estão amando, ficam quietas até o final. Bjus

    ResponderExcluir
  5. Estou amando seu trabalho. Ele é realmente abençoado. Minha turminha é agitada e preciso de aulas dinâmicas e participativas. Minhas crianças estão adorando, prestam atenção até o final.

    ResponderExcluir
  6. Amei esse jeito de contar a história diferente de tudo que já vi.Amo seu blog tia Ale,sempre com novidades incríveis.Espero um dia ter a oportunidade de fazer um curso de capacitação ou até mesmo participar de um congresso que nos auxilia com o ministério infantil que é uma área que necessita muito de evangelização.Devemos pedir muito a Deus pela vida de nossos pequeninos.Muito obrigado a paz do Senhor.Que Ele possa continuar te dando muita sabedoria. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Muito lindo você é muito criativa amei amei

    ResponderExcluir
  8. Muito lindo você é muito criativa amei amei

    ResponderExcluir
  9. Obrigada a todas pelo carinho, meu coração se enche de alegria.
    Roseni, quem sabe? Deus pode tudo não é
    Deus abençoe a todas

    ResponderExcluir

Querido(a) amigo(a), por favor, coloque seu nome identificando-se no comentário.
Selecione >> Nome/URL