18 setembro 2011

A FIDELIDADE DE DANIEL - (Daniel na cova dos leões)

Quando somos fiéis a Deus Ele é fiel a nós.


Salmo 25.10; 100.5; 117.2; Provérbios 28.20; Daniel 6.7-27
ANTES DE COMEÇAR...


 

Pegue seu Kit de História clique aqui , tesouras, canetas coloridas ou lápis de cera. Nesta vibrante história bíblica, as crianças vão usar pratos de papel, jornal e pincel mágico ou giz de cera para improvisar leões, o rei Dario e roupas para Daniel.
Antes da aula, recorte o centro dos pratos de papel; arranhe um prato para cada criança e um para você. Termine o seu para servir de exemplo. Em um lado do prato desenhe cabelo e uma faixa na testa, como Daniel provavelmente usava. Do outro lado, cole ao redor do prato uma franja de tiras de jornal para representar a juva do leão. Para representar o rei, as crianças irão simplesmente colocar os pratos sobre a cabeça como se fossem coroas. Esta maneira divertida e imaginativa de contar a história, vai ajudar as crianças a entender que Daniel foi fiel a Deus e continuou a orar, mesmo que isso lhe custasse muito! Irão perceber também que Deus foi fiel à obediência de Daniel.



CONTAR A HISTÓRIA



Junte as crianças sentadas no chão, coloque sua máscara feita com o prato de papel, mostrando o rosto de Daniel  Diga: Hoje eu tenho uma charada para vocês. Vamos ver se vocês adivinham de que história bíblica estou falando. Leia a charada abaixo e enquanto lê, troque rapidamente a posição da máscara.

Eu disse a Deus que iria sempre orar, ( lado com o rosto de Daniel)
Mesmo que um animal selvagem em meu caminho viesse parar, (lado do leão)
Não importa o que o rei fosse falar, (coloque o prato de papel sobre a cabeça)
A Deus sempre fiel eu iria ficar. (lado com o rosto de Daniel)

Quando as crianças disserem que se trata da história de Daniel, diga: Essa história é incrível! Vamos confeccionar máscaras e vocês irão me ajudar a lembrar essa história de reis, leões e de como Deus salvou o dia com um milagre fabuloso! Distribua os pratos de papel com a parte central retirada. Ajude as crianças a prepararem rapidamente suas máscaras, usando a sua como exemplo.
Quando as máscaras estiverem prontas, diga: Parece que vocês já estão prontos para contar essa fabulosa história. Então, vamos lá. Quando eu falar "Daniel" , coloquem suas máscaras com o rosto dele, ajoelhem-se no chão e façam de conta que estão orando. Cada vez que eu disser a palavra "rei", rapidamente coloquem suas máscaras em cima da cabeça para fazer de conta que é uma coroa.
Finalmente, cada vez que eu disser a palavra "leões", coloquem as máscaras e rujam como um leão. Comece a história e faça uma pausa  após cada palavra (em itálico) combinada para ação dos alunos.

Era uma vez um homem chamado Daniel que amava muito a Deus i orava somente a Ele. Mas o rei Dario decretou uma lei exigindo que as pessoas adorassem apenas a ele! O rei ordenou que qualquer pessoa que fosse pega orando a Deus deveria ser jogada numa cova cheia de leões famintos. O que Daniel deveria fazer? Será que deveria adorar o rei ou a Deus? Daniel amava a Deus, mas tinha medo daqueles leões ferozes. O que você faria? Deixe as crianças compartilharem suas opiniões e depois continue.
Daniel fez sua escolha. Decidiu continuar fazendo suas orações a Deus, com leões ou sem leõesDaniel amava a Deus e queia obedecer-lhe, com rei ou sem rei! Por isso, quando rei Dario descobriu que Daniel estava orando a Deus, gritou: "Para a cova dos leões". Durante toda a noite, Daniel pediu a Deus que o livrasse - e Deus ouviu as orações de Daniel. Deus mandou um anjo fechar a boca dos leões, enquanto o rei foi até lá de manhã, ficou surpreso ao ver Daniel vivo. Descobriu que o Deus de Daniel era mais poderoso que qualquer coisa ou pessoas. O rei Dario fez uma nova lei que dizia que daquele dia em diante, todas as pessoas deveriam adorar a Deus de Daniel porque Ele é grande e poderoso!

Peça para as crianças deixarem suas máscaras de lado, e diga: Daniel foi fiel a Deus e em troca, o Senhor foi fiel a Daniel. Há grande poder na oração e demonstramos grande amor quando permanecemos fiéis a Deus. Vamos estudar um pouco mais sobre a fidelidade a Deus e como Ele mesmo permanece fiel a nós.




PARA SEMPRE NA MEMÓRIA 


Chame voluntários para ler em voz alta Salmo 25.10; 100.5; 117.2 e 145.13. depois pergunte:

Por que Deus foi fiel e salvou Daniel?
Você acha que Daniel fez uma boa escolha quando permaneceu fiel a Deus? Por quê?
Quanto tempo vai durar a fidelidade de Deus? Explique.
Por que Deus deseja que sejamos fiés e obedientes?

Diga: Deus é fiel a nós quando sabe que nossos corações, e a nossa fé estão voltados para o lugar certo. Daniel demonstrou seu amor, obediência e fidelidade a Deus quando seu recusou a parar de orar a Deus e adorar um ídolo. Daniel permaneceu fiel a Deus mesmo correndo risco de morte. Deus permaneceu fiel a Daniel! Escutem o que a Palavra de Deus nos ensina sobre ser fiel a Deus. Leia em voz alta Provérbios 28.20 e pergunte:

Por que Deus abençoa aqueles que permanecem fiéis a Ele?
Como você pode mostrar fidelidade a Deus durante esta semana?

Diga: Deus sabe que quando somos fiéis a Ele por meio do estudo e leitura da Bíblia, da honra que damos a Jesus ,da oração e da ajuda que prestamos aos outros, estamos lhe dizendo: "Eu amo o Senhor". Deus nos ama demais e por isso é fiel a nós. Ele nos ajuda, dirige nossa vida, ensina e perdoa quando estamos errados.
Vamos honrar a fidelidade de Deus com uma canção que diz que a bondade, o poder e a fidelidade de Deus permanecem para sempre! Cante "Deus é tão bom", mudando as palavras para fiel, amor, etc.


DIVERSÃO EXTRA




Vocês podem jogar "Caçador" ("Queimada", em alguns regiões do Brasil). Separe uma área própria classe e marque o chão com fita adesiva. Forme das equipes com os alunos e use a bola de seu Kit da História. Explique que a bola é o leão da história de DAniel. As crianças deverão jogar a bola, tentando atingir as pernas do adversário. A pessoas atingida, ou quem tentar pegar a bola e a deixar cair, passa para o outro rime. Se uma pessoa jogar a bola e o adversário conseguir segurá-la, a primeira é obrigada a trocar de equipe. Joguem durante cinco minutos ou até restar somente uma pessoa em um dos times.

Fonte: 13ª aula -  Mexa-se, que lá vem história  - VIDA NOVA.

Esta é a frente do fantoche que eu fiz para a aula. Feito com prato de bolo, e o resto de EVA.

Atrás do prato, o leão. Feito com EVA.





Visuais acima retirados do blog http://apascentarospequeninos.blogspot.com/

HORA DA ATIVIDADE:



Esse foi meu gatinho que fez, frente (Daniel) e atrás (leão). Dei para eles tiras de cartolina marrom, cortei já o molde do cabelo para eles colarem e caneta de retroprojetor para fazerem os rostinhos.






 

Mais ATIVIDADES clique aqui
HORA DA LEMBRANCINHA


Se você optar por fazer a atividade com pratinhos, elas viram a lembrancinha, uma maneira da criança contar a história para os pais.



Idéia retirada da net

Idéia retirada da net

Idéia retirada da net
Outra maneira de contar a história de DANIEL clique aqui

21 comentários:

  1. Ei Tia Alê ... seu blog é uma benção, que a cada dia Deus possa abençoar cada vez mais seu ministério. Fica com Deus

    ResponderExcluir
  2. Dei essa aula ontem para os meus pequenos, eles adoraram as máscaras e a aula.

    Bjokas

    ResponderExcluir
  3. Que benção Fernanda!
    Depois mande as fotos para mim!
    Deus continue te abençoando grandemente.
    Obrigada pelo carinho.
    Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  4. Oi tia ale adorei as ideias qe deus te abeçoe mto mto
    bjus Leticia

    ResponderExcluir
  5. Amém Letícia!
    Fico feliz que tenha gostado.
    Deus continue abençoando você.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  6. oi querida.....toda semana corro aqui pratirar ideias pra contar pras minhas criancas. lendo sua historinha d Daniel pedi pra minha amiga fazer esse lindo trabalho inspirado na ideia do seu avental de jonas, as criancas amarammmmmmm....louvo a deus por sua vida e por tanta criatividade q vc tem. quero t mandar as fotos....
    beiju ale.....
    ha...estou morandu na selva ... bem escondidinha aki no PARA. e seu site ta bombando aki em ksa....rsrsrsrs....

    ResponderExcluir
  7. Olá querida,
    Que benção. Fiquei emocionada em saber que o blog chega até aí!!! Deus é fiel!!!
    Me mande as fotos para eu postar aqui no blog!!!
    Deus continue abençoando e cuidando de vocês.
    Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  8. Me cham0o vó Vera,sinto muito depois de uma certa idade vim preocupar com essas coisinhas ,que amanhã será os verdadeiros discípulos,preciso dar umas ideias a uma jovem da minha igreja ,fico louca com tanta coisa linda pra poder ensinar nossas crianças,que Deus possa te abençoar tia Ale,Deus tem orgulho de ti,bjs no seu coração....

    ResponderExcluir
  9. ola meu nome e kharine gostei bastante desse blog parabens tia ale pela sua criatividade eu sou professora da escolinha faz 3 anos comecei como auxiliar e depois fui pra professora eu tenho 12 anos e todas as minhas aulas sao desse site minha lider da escolinha tbm tem um blog veja o blog dela que vc tbm vai gostar muito muitas pessoas e professoras ve o site dela...Recomendo: site da tia dany
    Um beijo de sua seguidora kharine cristina
    uhasuhasuhas que Deus te abencoe muito viu tia ale parabens pelo site novamente agradeço o que vc passa pra esse site um beijao que Deus te abencoe beijos

    ResponderExcluir
  10. oi tia Alê adorei suas ideias . que Deus lhe abençoe abundantemente .

    ResponderExcluir
  11. Amém!!!
    Obrigada Vó Vera, Kharine e tia Fernanda pelo recado e pelo carinho de vocês. Fiquei muito feliz.
    Deus abençoe a todos.
    Beijos com carinho.

    ResponderExcluir
  12. Adorei! Muito legal, as crianças vao amar!!

    ResponderExcluir
  13. Muito legal! As crianças vao adorar!!

    ResponderExcluir
  14. Adorei! Muito legal, as crianças vao amar!!

    ResponderExcluir
  15. Thank you from Oklahoma , U.S.A.

    Linda Deavours

    ResponderExcluir
  16. Que Bom NAtany! Glória a Deus por isso!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  17. excelente ideia! Vou usar no culto infantil. Parabéns pela criatividade.

    ResponderExcluir
  18. Que benção Maria!
    Deus abençoe. Obrigada pelo carinho.

    ResponderExcluir

Querido(a) amigo(a), por favor, coloque seu nome identificando-se no comentário.
Selecione >> Nome/URL