17 outubro 2011

ONDE ESTÁ JESUS? Jesus no templo





Até os mestres tem o que aprender sobre Jesus.

Deuteronômio 31.12; Salmo 25.4-5; Lucas 2.42-51







ANTES DE COMEÇAR...





Pegue seu Kit da História clique aqui, tesouras, canetas coloridas e fita adesiva transparente. Corte um pedaço de 1m de papel manilha branco e escreva "Deus" em grego (veja a palavra no quadrinho ao lado). Cole o papel na parede, bem à vista das crianças.
Esconda a figura de Jesus no escritório do pastor (ou prenda-a atrás da porta - não esqueça de pedir permissão, naturalmente). Na história sobre om enino Jesus no templo, as crianças vão "procurar" Jesus pela igreja. Esta lição vai ajudá-las a perceber que nunca somos velhos ou sábios demais para deixarmos de aprender sobre Deus, e que até professores, pastores e pais precisam sempre continuar aprendendo a respeito do Senhor. As crianças também aprenderão a escrever a palavra "Deus" em grego.



CONTAR A HISTÓRIA




Certifique-se de que a figura de Jesus esteja devidamente escondida na sala do pastor, ou grudada atrás da porta. Junte as crianças na classe e pergunte se já perderam algo muito valioso como um brinquedo, animal de estimação ou um ursinho de pelúcia. Estimule as crianças a contar o que sentiram ao saber que seu pequeno tesouro estava perdido ou quando encontraram seu objeto precioso. 
Depois diga: Quando Jesus era menino ainda, seus pais o perderam no meio da multidão. Eles entraram "em parafuso"! Todavia ficaram surpresos ao descobrir onde e o que Jesus estava fazendo. Era época da Páscoa em Jerusalém e centenas de pessoas de todas as partes estavam na cidade para a geta. José e Maria, os pais de Jesus, também foram à cidade para celebrar. No caminho de volta para casa, notaram que Jesus não estava com eles. Acharam que estivesse com algum parente ou com os amigos, mas quando perceberam que Jesus estava perdido, ficaram muito preocupados! Voltaram para a cidade lotada de gente para procurar Jesus. Hoje, nós também vamos fazer uma busca para encontrar Jesus. Quando vocês virem Jesus, ou pelo menos uma figura dele, gritem: "Jesus está aqui!"
Faça um passeio pela dependências da igreja com as crianças, pelas sala e lá fora, se o tempo estiver agradável. Termine na sala do pastor e espere até que alguém descubra a figura escondida. Depois, levem a figura para a classe. Diga: Os pais de Jesus ficaram muito felizes quando encontraram seu precioso filho! Mas  ficaram curiosos ao saber o que Jesus estava fazendo lá. Bem, naquela época, mesmo Jesus sendo apenas um menino, estava sentado com os anciãos do templo, ensinando coisas a respeito de Deus! Imaginem só! Um jovenzinho ensinando os professores sobre Deus! Jesus estava ensinando com tanta sabedoria e entendimento, que todos estavam admirados. Maria perguntou a Jesus por que ele tinha vindo ao templo. Jesus disse a ela e a José: "Por que vocês estavam me procurando? Não sabiam que eu preciso estar na casa de meu Pai?" Mas eles não entenderam tudo o que Jesus quis dizer com isso. O que vocês acham que Jesus queria dizer?
Espere um pouco para que as crianças deem suas opiniões e depois diga: Jesus sabia que o lugar mais natural para ele estar era perto de seu Pai Celestial - seu templo ou casa. Jesus também sabia que os mestres tinha muito a aprender sobre Deus. O Senhor mandou Jesus para nos ensinar e era justamente isso que estava fazendo! Vamos ver se descobrimos por que devemos aprender a respeito de Deus e qual é a importância disso.


PARA SEMPRE NA MEMÓRIA


Reúna as crianças perto do papel com a palavra "Deus" escrita em grego. Diga: Isso é algo que Jesus aprendeu e ensinou aos outros. É a palavra "Deus", em grego.
Pronunciamos "Theos". Daqui a pouco vamos aprender a escrever essa palavra também. Mas antes disso, vamos ver o que Jesus deve ter ensinado aos mestres no Deuteronômio 31.12 e depois pergunte:

Cite duas coisas que esse versículo nos ensina a aprender.

 Por que é importante temer, reverenciar, respeitar a Deus?
 Por que é importante aprender a obedecer às leis de Deus?

Diga: Jesus sabia que é muito importante respeitarmos e reverenciarmos a Deus. Isso significa que devemos temer a Deus; não é ter medo de Deus, mas, sabendo que Ele é Todo-Poderoso, devemos respeitá-lO e obedecer-lhe acima de tudo. O que mais Jesus ensinou naquele dia? O que vocês acham que seria? Vamos ver. Leia em voz alta Salmo 25.4-5. Pergunte:

 Por que devemos aprender sobre os caminhos de Deus e como Ele deseja que nos comportemos?
 De que maneira podemos aprender as verdades de Deus?

Diga: Jesus também sabia que era importante conhecer as verdades de Deus e o que ele tem a nos dizer. Assim podemos entender melhor o que Deus deseja e como obedecer-lhe. Todo nós sabemos que as crianças vão às escola para aprender. Mas os professores também precisam aprender para serem bons professores. Jesus poderia ter ficado do lado de fora do templo conversando com que estivesse por ali, mas decidiu entrar, ouvir os mesteres e ensiná-los. Pergunte:

 Ao ensiná-los, Jesus demonstrou que se preocupava com os mestres? Por quê?
 Vocês acham que Jesus quer que continuemos aprendendo a respeito de Deus? Por quê?

Distribua as fichas (ou cartões), as canetas hidrográficas e ensine as crianças a escreverem "Deus" em grego. Diga-lhes para pregarem os cartões na blusa, como uma etiqueta de identificação, para contarem a todos que aprenderam a escrever uma palavra grega e que devem continuar aprendendo sobre Deus, como Jesus fez durante sua vida aqui. Terminem cantando, se houver tempo.


DIVERSÃO EXTRA



Mande as crianças recortarem a palavra, ou fazerem quadrados com as letras da palavra grega "Theos". Vocês podem colar as letras em cartazes de 1m, e enfeitá-los com cola e glitter, lantejoulas, miçangas ou outros materiais apropriadas. Estimule as crianças a pendurar seus posteres em seus quartos, escrevendo neles depois coisas novas que aprenderem nas Escrituras ou versículos que lerem sobre Deus, durante as próximas semanas.

Fonte: 18ª aula -  Mexa-se, que lá vem história  - VIDA NOVA.













 Mais VISUAIS  clique aqui

HORA DA ATIVIDADE










HORA DA LEMBRANCINHA




PAINEL






8 comentários:

  1. Olá Alê, passando para admirar seus novos e lindos trabalhos, me encanto com as ilustrações, perfeitas, parabéns. Sou sua seguidora há tempo. Tem selinhos de sapekinhas no blog para as amigas e seguidoras, ficarei contente se os aceitares e honrada com tua visita. Que Jesus te ilumine sempre, abraços carinhosos, Maria Sônia
    sapekinhaseva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Amém Maria Sônia,

    Fico muitooooo feliz com seu carinho! Obrigada de coração.

    Já visitei seu blog e estou te seguindo. Obrigada pelo selinho.

    Beijos no coração. Bençãos do SEnhor sobre sua vida.

    ResponderExcluir
  3. Lili
    Deus abençõe sua vida! Trabalho com crianças numa congregação com poucos recursos e Deus me abençoa muito através do seu blog, as ideias e atividades q vc posta aqui me ajudam bastante!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Lili, AMÉM.
    Fico muito feliz que o blog tem te ajudado.
    Deus continue te abençoando.
    Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  5. Suas postagens me ajudam muito. Glória a Deus!
    Gloria a Deus pela tua vida. Beijo.

    ResponderExcluir
  6. Eu sempre consulto o seu blog antes de dar qualquer aula. É simplesmente sensacional!
    Que Deus continue te capacitando.

    ResponderExcluir
  7. Amei foi muito proveitoso pra mim.
    Que Jesus continue lhe dando muita sabedoria a cada historinha.

    ResponderExcluir
  8. Amém!
    Glória a Deus por isso.
    Obrigada pelo carinho.

    ResponderExcluir

Querido(a) amigo(a), por favor, coloque seu nome identificando-se no comentário.
Selecione >> Nome/URL