QUE MILAGRE! Primeiro milagre de Jesus - transforma água em vinho



Jesus pode fazer qualquer coisa, porque todo o poder Lhe pertence!

Mateus 28.18; João 2.1-11; Filipenses 3.20-21






ANTES DE COMEÇAR..
 

Pegue seu Kit da História clique aqui. Como esta é uma história da série "Legal Demais!", você também vai precisar de saquinhos de plástico com fecho e canudinhos para cada pessoas, uma pequena quantidade de água, uma embalagem grande de suco em pó sabor uva e um prato de biscoitos. Também vai precisar de canetas hidrográficas para as crianças escreverem rimas nos balões. (Verifique se os saquinhos de plásticos ficam bem fechados.) As crianças ouvirão a história do primeiro milagre feito por Jesus em Caná, onde transformou de modo extraordinário, água em vinho. Vocês farão uma festa em celebração do casamento a que Jesus e sua mãe compareceram. Coloque a cortina de plástico no chão, como se fosse uma toalha de mesa e enfeite a sala com bexigas. (Certifique-se de que haja uma bexiga para cada crianças.) Coloque o prato de biscoitos no centro da toalha
Durante a história, as crianças vão transformar a água em um delicioso suco de uva. Ao mesmo tempo, aprenderão sobre o grande poder e autoridade que Jesus tem, que o capacitam a realizar milagre e maravilhas.



CONTAR A HISTÓRIA

Confira se a cortina está colocada no chão e as bexigas estão arrumadas para enfeitar a sala. Coloque o prato de biscoitos no centro da toalha. Traga as crianças para a sala e diga: Que legal! Parece que tem festa por aqui! O que nós estamos comemorando hoje? Bem, vamos usar esse ambiente de festa para relembrarmos a história de um casamentos onde Jesus e sua mãe estiveram, na cidade de Caná. Vocês vão precisar de algumas coisas em preparação para a festa. Distribua os saquinhos vazios e os canudinhos. Agora, vamos dar vida à nossa história.
Jesus e sua mãe Maria foram convidados por seus amigos para uma festa de casamento em Caná. A Festa estava muito boa, cheia de gente conversando animadamente. (Peça para as crianças se cumprimentarem.) Serviram um vinho gostos, (mande as crianças fingirem que estão tomando alguma coisa com seus canudinhos) e também comidas gostosas (façam de conta que estão se servindo de salgadinhos e doces). Através das coisas que são servidas nas festas, percebemos o quantos os donos da casa gostam de agradar seus convidados. Os amigos de Jesus estavam orgulhosos da grande festa que podiam oferecer - isto é, até o vinho acabar! (Virem os canudinhos de cabeça para baixo e sacudam.)
Os amigos de Jesus ficaram chateados e Jesus sentiu-se mal com isso. Foi então que Maria chamou Jesus de lado e pediu-lhe que ajudasse seus amigos. Maria sabia que Jesus tinha poder para fazer qualquer coisa e esperava que Ele ajudasse. Jesus foi até a cozinha e pediu aos empregados que trouxessem seis jarras de água. (coloque água nos saquinhos de lanche, até a metade.) Quando chegaram com a água, Jesus disse aos empregados que oclocassem um pouco num copo para o encarregado da festa experimentar. O rapaz não conseguia acreditar em seus olhos. Havia mais vinho nas jarras! E era mais gostoso que já havia provado! Jesus ajudou secretamente a seus amigos e assim realizou o seu primeiro milagre!
Coloque algumas colheradas do suco de uva em pó nos saquinhos plásticos das crianças e feche firmemente cada um. Peça para as crianças misturarem o líquido, observando a mudança de água clara para cor de vinho. Depois abram um cantinho da embalagem para enfiar o canudinho. Convide as crianças para se sentarem ao redor da toalha no chão e diga: Enquanto vocês tomam o suco, vamos conversar mais um pouco sobre o poder de Jesus para fazer milagres e de onde vem esse poder.




PARA SEMPRE NA MEMÓRIA

Sirva biscoitos para acompanhar o suco. Leia em voz alta Mateus 28.18, e pergunte:

 Que tipo de poder e autoridade Deus deu a Seu filho?

 Existe alguma coisa que Jesus não possa fazer? Explique.

Leia em voz alta Filipenses 3.20-21. Pergunte?

 O que Jesus controla?

Sua fé fica mais forte depois de saber que através de Jesus tudo é possível?

Leia em voz alta Judas 25 e pergunte:

 Por quanto tempo vão durar a força e autoridade de Jesus?

 O que podemos fazer para agradecer e louvar a Jesus por seu poder recebido de Deus?


Diga: Jesus recebeu todo poder e autoridade de Deus Pai e não há nada que Jesus não possa fazer. Jesus tem poder para ajudar e curar de acordo com sua vontade, tanto através de milagres, como enviando pessoas para nos ajudar. Com Jesus, todas as coisas são possíveis. Seu incrível poder e autoridade para controlar todas as coias duram eternamente! O que estamos comemorando hoje? Estamos celebrando o fato de que amamos e servimos um Senhor que é perfeito e poderoso! 
Depois que terminarem o lanche, mande as crianças joguem o lixo no lixo. Entregue uma bexiga para cada um e peça que escrevam nelas o seguinte versinho:
Jesus possuir o verdadeiro poder
Não há nada que não possa fazer! 
Terminem orando em agradecimento a Jesus pelo poder e autoridade que usa para ajudar e curar as pessoas. Se houver tempo, terminem cantando sobre o poder de Deus.


DIVERSÃO EXTRA

Façam a seguinte brincadeira: escolha uma criança para começar. Ela deve desafiar alguém a imitar o que vai fazer. A criança faz a pergunta: "Você é capaz de fazer isso?" Em seguida, fará um gesto ou truque como pular em um pé só batendo ao mesmo tempo na cabeça com uma das mães. Se a criança desafiada conseguir imitá-la, será a próxima a liderar a brincadeira. SE ela não conseguir, vai dizer: "Eu não consigo, mas Jesus pode todas as coisas!" . Depois o líder desafia outra pessoas. Continuem até que todas as crianças tenham liderado uma vez.


Fonte: 19ª aula -  Mexa-se, que lá vem história  - VIDA NOVA




Usei esses materiais para outra aula que dei sobre o primeiro milagre de Jesus.
Mais sobre essa aula  clique aqui










Mais VISUAIS clique aqui 


HORA DA ATIVIDADE:







HORA DA LEMBRANCINHA:



Ideia retirada da net. No coração pode escrever o versículo.



Você pode pode dar os biscoitos que fez para a aula para as crianças levarem embrulhados. Olha que gracinha! ;) ( Fonte: Martha Stewart)


Mais LEMBRANCINHAS  clique aqui

Outra maneira de contar a mesma história clique aqui


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Blog Widget by LinkWithin

8 Comentários :

Anônimo Comentou:

amei as ideias, vou tentar adapta-lá par usar na EBf/2012.

Blog Tia Alê Comentou:

Que bom!!! Amo EBF!!! :)

Adriana Comentou:

Amei seu blog, é maravilhoso, ontem mesmo usei suas dicas da transformação da água em vinho e as crianças gostaram muito. Que Deus continue te abençoando e te enchendo novas idéias.

Blog Tia Alê Comentou:

Amém Adriana!
Glória a Deus por isso.
Se tiver tirado foto, me mande alesssandra@blogtiale.net para eu postar no blog.
Beijos. Deus continue te abençoando.

helena Comentou:

Amei tbmvou usa las na EBF vai ficar lindo gloria a Deus por ti bjs.

Blog Tia Alê Comentou:

Helena, glória a Deus!
Não esqueça de tirar fotos e me mandar, hein?!
Deus abençoe.
Beijos.

Anônimo Comentou:

Amanda_Achei muito legal está histórinha, as lembrancinhs e as ilustrações!

Blog Tia Alê Comentou:

Obrigada Amanda,
Que bom que gostou!!! Beijos no coração.

Postar um comentário

Querido(a) amigo(a), por favor, coloque seu nome identificando-se no comentário.
Selecione >> Nome/URL