20 dezembro 2011

VAMOS PESCAR! Jesus, Pedro, o peixe e a moeda.



Deus supre todas as nossas necessidades.

Mateus 7.7-11; 17.24-27; Filipenses 4.19







ANTES DE COMEÇAR... 

Pegue seu kit da História, clique aqui, cartolina, fita adesiva e tesouras. como está é uma história da série "Legal Demais!", você vai precisar de palitos de dente, um pãozinho e uma moeda para cada criança. Você vai esconder a moeda dentro do pão antes da aula. Não se esqueça de lavar e secar bem as moedas. (as crianças não devem perceber que a moeda está dento do pão.) Corte círculos de papel azul para representar o mar e coloque-os em pratos de papel. Segure o pãozinho, pressione com um dedo um dos lado e enfie a moeda, escondendo-a bem. Arrume os pães nos pratos de papel, uma para da aluno, antes da aula. Os pães serão usados como "peixes" pelas crianças, para falar da ocasião em que Jesus precisou de dinheiro para pagar imposto. Ele disse a Pedro para abrir o primeiro peixe que pescasse e ali encontraria a moeda necessária. Durante esta aula divertida, as crianças irão abrir literalmente seus pães-peixes e descobrirão que eles escondem um tesouro! Mais trade, durante o lanche, descobrirão que Deus sempre supre todas as nossas necessidades, exatamente como fez com Jesus. (Nota: As crianças poderão entregar suas moedas na coleta ou levar seu tesouro para casa. Ficarão animadas para mostrar a todos a moeda conseguida na classe. Com certeza, as pessoas irão perguntar como foram conseguidas.)

NA MINHA OPINIÃO: compre aquelas moedas de chocolate, pois acho mais higiênico do que colocar no pão uma moeda de verdade, e depois podem comer o pão.


CONTAR A HISTÓRIA 

Separe as fichas, palitos, cartolina e tesouras. Mande as crianças se sentar, no chão, ou ao redor de uma mesa, e entregue a cada uma um prato de papel forrado de azul, com o pãozinho já preparado. Fale para não mexerem no pão ainda. Diga: Vocês acham que esses pãezinhos estão parecendo peixes nadando no mar? Na Bíblia, os peixes são mencionados muitas vezes, mas uma das minhas história favoritas de pescaria está relatada no Novo Testamento. Enquanto contamos a história de como Deus providenciou uma coisa que Jesus estava necessitando, vamos transformar esses pães em peixes, fazendo nadadeiras de papel para colocar neles. Na hora certa, vocês recortarão uma cauda e nadadeiras para colocar nos pãezinhos. Prestem atenção na história para ver do que Jesus e Pedro precisavam e como Deus supriu a necessidade através do poder de Jesus.
Pedro aproximou-se de Jesus um dia e falou que os cobradores de impostos estavam pedindo que pagassem o que deviam. Infelizmente, Pedro não tinha dinheiro nenhum para dar. "O que vamos fazer?", Pedro quis saber. Jesus não estavam nenhum pouco preocupado e respondeu a Pedro: "Vá até o lago e quando pegar um peixe, abra a boca dele". Vamos fazer uma cauda para nossos peixes enquanto respondemos algumas perguntas. Diga às crianças que não devem mexer nos pães ainda.
Enquanto preparam as caudas para peixes, pergunte:

 Por que Jesus não estava preocupado sobre como iria pagar os impostos?
 Por que foi bom Pedro conversar com Jesus sobre a necessidade deles?

Depois que as caudas estiverem colocadas, continue a história?
Pedro obedeceu a Jesus e foi até o lago. O primeiro peixe que pegou ficava se sacudindo de um lado para o outro, mas ele conseguiu abrir sua boca. Vamos fazer agora uma nadadeira enquanto respondemos mais perguntas. Enquanto as crianças trabalham pergunte:

 O que Pedro fez para obedecer a Jesus?
 Por que é importante obedecer a Jesus depois de pedirmos ajuda quando necessitamos de alguma coisa?

Depois que as nadadeiras tiverem sido colocadas, continue a história. Diga: O que será que Pedro achou quando abriu a boca do peixe? Pedro encontrou uma moeda chamada dracma - uma moeda de prata, que era exatamente o que precisavam para pagar impostos! Daqui a pouco nós também vamos abrir a boca dos nossa peixes para ver se encontramos alguma coisa. Mas antes, vamos responder mais algumas perguntas sobre essa história e ler um pouco a respeito do que Deus providencia para nós, quando necessário.


PARA SEMPRE NA MEMÓRIA


Chame voluntários para ler em voz alta Mateus 7.7-11 e Felipenses 4.19. Depois faça perguntas dos versículos.

Diga Jesus não ficou preocupado por causa dos impostos porque saiba de suas necessidades seriam supridas através do poder de Deus, de um modo incrível! Jesus queria que Pedro entendesse que Ele podia cuidas de tudo que necessitasse - mas esse foi um modo bem diferente de se conseguir uma moeda, não? Agora vocês podem abrir seus pães e ver se encontram alguma coisa lá dentro!
Depois das crianças descobrirem as moedas escondidas, deixe que comam os pãezinhos enquanto vocês conversam sobre os meios que Deus usa para suprir nossas necessidades, como por exemplo, nos dando coragem quando temos medo, alimentos e abrigo quando precisamos, perdão e vida eterna através de Jesus.

Fonte: 23ª aula -  Mexa-se, que lá vem história  - VIDA NOVA



Cenário que fiz para outra aula que dei sobre o mesmo assunto.  

Aula completa,  clique aqui.



Detalhes desse fantoche, clique aqui.



Ideia retirada da net.






HORA DA ATIVIDADE:




HORA DA LEMBRANCINHA:

Os peixinhos são feitos de meia e sabonete, para a criança usar no banho. (ideia retirada da net)




Ideia retirada da net.

Fiz essa peixe com copo plástico, e coloquei uma moeda de chocolate dentro. O passo a passo dele  clique aqui


 Mais MODELOS de PEIXES  clique aqui

IDEIAS

Você pode comprar moedas de chocolate para dar para as crianças


Na entrada da sala você pode fazer uma cortina de papel laminado.


OUTRA MANEIRA DE CONTAR ESSA HISTÓRIA clique aqui


7 comentários:

  1. Olá Vannda, fico muito feliz que tenha gostado.
    Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  2. Me ajudoubastante! Muito obrigada amei a estratégia, que Deus continui te abençoando!

    ResponderExcluir
  3. Amém Jessica!
    Fico muito feliz!
    Deus te abençoe, beijos.

    ResponderExcluir
  4. E como colar as caudas e nadadeiras no pão? '-' #dúvida

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pela ajuda, muito boa

    ResponderExcluir
  6. Muito bom, lindo de mais

    ResponderExcluir

Querido(a) amigo(a), por favor, coloque seu nome identificando-se no comentário.
Selecione >> Nome/URL