26 outubro 2012

AMAR A DEUS DE TODO CORAÇÃO




Base Bíblica: Matheus 22.34-38
Objetivo: Entender que Jesus ensinou que o principal mandamento é o amor de Deus.


Já imaginaram se tivessem 200, 300 mandamentos? Seria muito difícil lembrar e obedecer todos, não é? Infelizmente foi isso que aconteceu com os 10 mandamentos. Um grupo de religiosos escreveu mais leis com base nos 10 mandamentos.
Quando terminaram, ao invés de 10 mandamentos passaram a existir 613 leis. Veja como fizeram: chame uma criança para perto de vocês. Lembram que o quarto mandamento diz que devemos separar um dia para o Senhor? Sabe o que o grupo de religiosos fez?
Criaram outras leis: ninguém poderia andar mais de 100 metros nesse dia (chame outra criança para ficar em volta da que representa o mandamento); ninguém poderia carregar pesos com mais de um quilo nesse dia (chame outra criança); ninguém poderia trabalhar nesse dia (chame outra criança) e assim foram fazendo. Para cada mandamentos muito outros foram criados.
Quando Jesus veio ao mundo, tornou tudo mais simples. Ele explicou os dez mandamentos de forma mais fácil, pois resumiu tudo em 2 leis, que são essas que estão nos versículos que estamos aprendendo. Qual a palavra principal desses dois mandamentos resumidos por Jesus? AMOR.

Introduzindo a história - Mostre a jarra e diga às crianças que você fará uma experiência de tentar enchê-la. Primeiro coloque várias pedras na jarra e pergunta às crianças se a jarra está cheia (algumas dirão que sim). Responda que não, que ainda cabe mais coisa; então comece a colocar areia até parecer que está cheia (ela dirão que agora sim, está cheia). Diga que ainda não e pergunte se ainda cabe algo mais. Coloque água até encher a jarra. Pergunte se agora está cheia (as crianças dirão que sim). Explique que Deus é como a água que encheu a jarra e cada espaço vazio. Nem a pedra e nem a areia puderam preencher os espaços vazios. Podemos encher nosso coração de coisas, mas nada disso nos preenche, pois o nosso coração tem que estar cheio de Deus. 

História - Na Bíblia, em Matheus 22.34, Jesus nos ensina que o maior de todos os mandamentos é amar a Deus mais que tudo.
Devemos amá-lO com todo o nosso coração e  com toda a nossa força. Você tem que amá-lO com tudo que tem e com tudo que você pensa.
Mas você não pode amar mais as coisas e se esquecer de Deus. O amor de Deus tem que ser maior que tudo. Nenhum outro amor pode ser maior, nem o amor pelos amigos, pelas bonecas, pelas novelas.
Você tem realmente dedicado tempo para Ele? Você ora todos os dias? Você tem lido a Bíblia? Você tem ido ao templo?
Essa lição que Jesus nos ensinou, que nada é mais importante que Deus.

Atividade final- Sentado em círculo, brinque com as crianças dizendo: " Eu provo que amo a Deus quando..."; ao final da frase jogue a bola para um criança e ela deverá completar a frase falando alguma atitude que demonstre amor a Deus. Ela jogará de volta para você, e você torna a jogar para outra criança e assim sucessivamente até que todas tenham respondido.

Fonte: Sorriso - UFMBB - (apenas estou colocando algumas partes do texto da revista, ela possui muito mais textos e visuais.) LEIS PARA VIVER FELIZ (11)




Meus pequenos segurando as letras: AMOR e JESUS! Durante a história eu fui revisando mais uma vez TODOS os mandamentos. E depois contando a história, falando sobre o que Jesus tinha falado sobre o MAIOR mandamento: AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS.
Como Deus é espírito, eu apenas fiz as palavras AMOR em EVA, e como estava contando o que JESUS falou, levei também meu Jesus de EVA. 

POR FAVOR, não deixe as seitas aprisionarem vocês! Leiam a Bíblia, entenda que o SENHOR JESUS nos tirou desse legalismo que algumas seitas querem impor. O maior mandamento é AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS! 


HORA DA ATIVIDADE:



HORA DA LEMBRANCINHA:


Olha que legal, vende já o isopor em formato de coração. E você pode fazer uma linda lembrancinha para as crianças.

 Mais modelos de coração clique aqui.


Mais ideias sobre os 10 mandamentos clique aqui. 
Todas as aulas da revista clique aqui.

14 comentários:

  1. Tia Alê, Muito boa ideia sobre os 10 mandamentos os juniores da EBD q ensino vão amar sua sugestão. Muito bom. Já estou te seguindo este maravilhoso blog. Vc já conhece o meu Vai lá quero te ver lá também. Fica na paz.

    ResponderExcluir
  2. Olá Nal, a Paz do Senhor.
    Obrigada pelo carinho.
    Fico feliz que tenha gostado.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. CASINHADAJUJU@HOTMAIL.COM16 de novembro de 2013 às 01:51

    SOU PROFESSORA DE PEQUENOS TAMBÉM, E O SEU BLOG ME AJUDA MUITO . OBRIGADA POR DIVIDIR SUAS IDÉIAS E CONHECIMENTOS, QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO VOCÊ E SUA FAMÍLIA

    ResponderExcluir
  4. Amém!
    Glória a Deus por isso.
    Jesus continue abençoando.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia flor. To iniciando agora com minha pré catequese e amei suas ideias. Parabéns

    ResponderExcluir
  6. OBRIGADA POR POSTAR IDÉIAS TÃO MARAVILHOSAS, USO NO CULTO INFANTIL MENSAL. DEUS LHE ABENÇO

    ResponderExcluir
  7. Boa noite querida, com que material vc revestiu os coraçoes de isopor. Adorei! ❤

    ResponderExcluir
  8. Ola bom dia!
    Amei sua historia, estou iniciando como professora na EBD, estou com medo e meia insegura dessa responsabilidade, quero aprender mais e mais do Senhor para poder passar as nossas crianças. Obrigada por compartilhar conosco.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia!!! É a primeira vez que visualizo o site. Estou maravilhado com a quantidade de atividades que está disponível. Quantas idéias!!! Parabéns Tia Alê. Que Jesus lhe ilumine sempre.

    ResponderExcluir
  10. O único blog que encontrei com aula pra crianças sobre a amar a Deus.. a maioria fala do amor de Deus por nós, mas precisamos ensinar as crianças que elas tmb precisam amar o Criador! Excelente aula, como todas as outras do blog!

    ResponderExcluir
  11. Amém meninas!
    O amor de vocês me emociona.
    Deus continue abençoando.

    ResponderExcluir

Querido(a) amigo(a), por favor, coloque seu nome identificando-se no comentário.
Selecione >> Nome/URL