09 dezembro 2012

AULA NATAL - 2012


Eu já dei essa aula, todo ano começo a falar sobre o Verdadeiro Natal que é o nascimento de Jesus no primeiro domingo de dezembro, e até chegar no dia do Natal, todas as aulas são sobre isso. Usando aulas diferentes, cenários diferentes, mas sempre contando sobre o nascimento e enfatizando sobre sentido do Natal.
Não há dúvida que o nascimento de Jesus foi o maior acontecimento da História. É o fato mais contado no mundo. O nascimento de Jesus é a boa notícia para todos os povos. É o cumprimento da promessa de Deus relatada em Gênesis 3:15. A glória e o reino do Messias foram temas dos Salmos do rei Davi. Isaías, Miquéias e Malaquias profetizam sobre Ele.                                                                                 Querido professor, seja, portanto, um grande divulgador da história maravilhosa de Jesus. Ensine-a com alegria e entusiasmo, mostrando a seus alunos que Jesus é o Salvador prometido.



Ler: Mateus 1:18-25; Lucas 1:27-38; 2:1-20
   
  
Versículo para DECORAR: "Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre" - Hebreus 13:8

APLICAÇÃO: reconhecer na história do nascimento de Jesus o quanto Deus ama as crianças e como cada uma delas é importante para Ele.

Há muito tempo atrás, numa cidade chamada Nazaré, dois jovens namorados resolveram se casar. Ele se chamava José e ela, Maria. Eles amavam muito a Deus e Deus os amava. Enquanto se preparavam para o casamento aconteceu uma coisa bem diferente. Maria estava em sua casa e de repente apareceu um anjo e disse a ela: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres. (Professor, leia em Lc 1:28 o que o anjo disse a Maria).
Maria sentiu medo, mas o anjo lhe disse que não precisava temer porque tinha um recado especial de Deus para ela. E o anjo disse: "Maria, você vai ficar grávida e ganhar um menino. Este menino é o Filho de Deus e se chamará Jesus".
O anjo também apareceu a José e explicou tudo para ele.
Maria e José se casaram e ficaram esperando a chegada do nenê. Quando estava perto do bebê nascer, o Imperador César Augusto mandou uma ordem para que todos fossem para a cidade onde haviam nascido, pois queria sabe quantas pessoas havia em todo o seu império.
Maria e José saíram de Nazaré e foram para a cidade de Belém. Foram andando bem devagar, pois já estava perto do nenê de Maria nascer.
Quando chegaram em Belém, foram a uma hospedaria (hotel), mas estava muito cheia. Foram a outras hospedarias, mas não encontraram lugar.
Então o dono de uma estrebaria (lugar onde os animais dormiam) ofereceu para José e Maria ficaram lá. José e Maria aceitaram, pois foi o único lugar que encontraram. Maria devia estar muito cansada e deitou-se logo. Sabem o que aconteceu? Naquela noite o nenê de Maria nasceu! Jesus nasceu!
E agora não havia berço. Onde colocá-lO? Ah, colocaram numa manjedoura (lugar onde se coloca a comida para os animais).
Maria e José ficaram muito felizes e até houve festa.
Alguns pastores estavam no campo cuidando das suas ovelhas quando, re repente, apareceu um anjo e contou do nascimento de Jesus. Naquela hora, muitos anjos, muitos mesmo, apareceram no céu e cantaram uma linda canção - Glória a Deus nas alturas, paz na terra aos homens a quem Deus quer bem. Depois disto pastores foram depressa ver o nenê Jesus.


Jesus, o único e perfeito Filho de Deus, nasceu para nos mostrar o quando Deus nos ama.
Jesus também ama muito você e quer ser seu Salvador. Se você aceitar a Jesus como seu Salvador, ficará limpo do pecado e juntinho de Deus? Você aceita o amor de Jesus para você?
(Professor, se alguma criança manifestar o desejo de receber a Jesus, leve-a a Cristo).

Fonte: Editora Cristã Evangélica - A VIDA DE JESUS e alguns de seus milagres (2).




Esse foi José e Maria para iniciar a história, as crianças que seguraram eles. 

Mais detalhes deles, feito de EVA. Para ver melhor clique nas imagens.




Jesus na manjedoura. EU SEI que Jesus não era loiro, mas esse é o único boneco menino que minha filha tem, então eu usei esse mesmo. Coloquei o boneco envolto com feltro branco, mas você pode usar qualquer tecido. Essa manjedoura meu marido fez com papelão conforme um desenho de uma manjedoura, coloco palha dentro e pronto!



Através desse modelo, meu marido fez a nossa de papelão.

HORA DA ATIVIDADE:





 Mais atividades clique aqui.

HORA DA LEMBRANCINHA:


 Detalhes dessa lembrancinha clique aqui.


 Mais lembrancinhas clique aqui.


 ESSA AULA EU JÁ DEI, apenas mudei o cenário. Essa aula com outro cenário clique aqui.


10 comentários:

  1. Muito criativo, parabéns pela criatividade, pela aula, e pelo maravilhoso blog, e que Deus possa abençoá-la pra que venha a cada dia ter mais prazer em levar o Evangélho aos pequeninos, e te iluminar através deste blog para mostrar ao mundo!! Abraços

    ResponderExcluir
  2. Amém! Fico feliz que vocês gostaram!
    Deus continue abençoando grandemente.
    Obrigada pelo carinho.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Que linda a forma que contou a história e o trabalho que realizou. Amei! Pena que já estou sem alunos... mas o ano que vem usarei sua idéia com certeza. Parabéns pelo belo trabalho.
    Minha mais sincera admiração.

    ResponderExcluir
  4. Que linda a forma como contou a história e trabalhou o tema. Amei! Pena que já estou sem alunos... mas no próximo ano usarei suas ideias com toda a ccerteza.
    Belo trabalho.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Olá Maria Luiza!
    Obrigada querida pelo seu carinho.
    Tenho certeza que o Senhor irá preparar muitos alunos. Deus é fiel.
    Deus abençoe este ano novo.
    Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  6. Tia Alê, minha irmã em Cristo, rogo pela sua vida e pelo seu ministério. Há cerca de 1 ano comecei trabalhar no Departamento Infantil da Igreja Presbiteriana do Recife, e sempre que pesquiso algum recurso diferente e criativo me deparo com o seu blog. Obrigada por compartilhar nesse espaço o seu trabalho par o Reino. Lhe conheço do seu blog, mas espero em Deus a oportunidade de nos conhecermos pessoalmente.

    ResponderExcluir
  7. Tia Alê, minha irmã em Cristo, rogo pela sua vida e pelo seu ministério. Há cerca de 1 ano comecei trabalhar no Departamento Infantil da Igreja Presbiteriana do Recife, e sempre que pesquiso algum recurso diferente e criativo me deparo com o seu blog. Obrigada por compartilhar nesse espaço o seu trabalho par o Reino. Lhe conheço do seu blog, mas espero em Deus a oportunidade de nos conhecermos pessoalmente.

    ResponderExcluir
  8. Tia Alê, minha irmã em Cristo, rogo pela sua vida e pelo seu ministério. Há cerca de 1 ano comecei trabalhar no Departamento Infantil da Igreja Presbiteriana do Recife, e sempre que pesquiso algum recurso diferente e criativo me deparo com o seu blog. Obrigada por compartilhar nesse espaço o seu trabalho par o Reino. Lhe conheço do seu blog, mas espero em Deus a oportunidade de nos conhecermos pessoalmente.

    ResponderExcluir
  9. Amém Flavia!
    Que o Senhor possa preparar esse dia
    Continue orando pelo ministério e por mim
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém que Deus te abençoe grandemente amei as histórias e aplicarei nos meus pequenos

      Excluir

Querido(a) amigo(a), por favor, coloque seu nome identificando-se no comentário.
Selecione >> Nome/URL