27 maio 2010

PARÁBOLA - O BOM SAMARITANO

   Olá tias e tios!

Párabola quer dizer uma história que traz uma lição para as nossa vidas.


HORA DA HISTÓRIA:

 Ler: Lucas 10. 25-37. (Abra sua Bíblia e diga que essa história está dentro da Bíblia e aconteceu de verdade há muito tempo atrás. As crianças precisam saber de onde vem a história e que elas são reais.)

Versículo para DECORAR: " ... amarás o teu próximo como a ti mesmo." Mt Lc 10.27    

APLICAÇÃO: Você deve ajudar as pessoas que precisam, dando alimentos, roupas ou brinquedos;
Demonstre amor às pessoas que estão perto de você.  



Objetivo do Professor: Que a criança salva demonstre amor a alguém necessitado esta semana.

Verdade Central Relacionada à Criança: Se você ama realmente a Deus, mostre o amor dEle a outros.

I – Introdução e Andamento     

A. Um intérprete da Lei, querendo armar uma cilada para Jesus perguntou: “Que farei para herdar a vida eterna?” (v. 25).

[Um intérprete da Lei era um especialista na explicação das leis de Deus. Esta pergunta pode ter sido feita para pegar Jesus numa armadilha ou levá-lO a contradizer algumas partes da lei. O intérprete da lei talvez quisesse também que Jesus lhe assegurasse que ele era aceitável aos olhos de Deus. Era admitido que a pessoa devia obedecer aos mandamentos, a leia escrita e oral, “para herdar a Vida Eterna” (ser salvo)]
Embora o intérprete da lei chamasse Jesus de “Mestre”, ele não acreditava que Jesus fosse realmente o Filho de Deus, pensando que podia alcançar a Vida Eterna com suas boas obras. Mas a Palavra de Deus diz que isso é impossível (Tiago 2.10).

Você jamais alcançaria a Vida Eterna fazendo boas obras suficientes para compensar o pecado em sua vida. (Discuta as boas obras que as crianças pensam que poderiam fazer para ganhar a vida eterna.)

Por sermos pecadores, até as coisas boas que fazemos não nos tornam justos aos olhos do Deus santo (Isaías 64.6). Só Jesus, o Filho perfeito de Deus, podia pagar pelo nosso pecado.
Em vista de amar você, Ele derramou o Seu sangue na cruz para receber o castigo por todo o seu pecado (Apocalipse 1.5b). 

Até que receba Jesus, você não pode agradar a Deus com boas obras.
Jesus conhece tudo sobre você e o ama.

Ele sabia que o Intérprete da Lei não acreditava nEle, mas, mesmo assim, o amou.

B. Jesus respondeu com uma pergunta: “Que está escrito na lei” (v.26).

C. O intérprete da lei respondeu, citando a lei: “A pessoa deve amar a Deus de todo o coração, e a seu próximo como a si mesmo” (v. 27).
Ao citar as palavras de Deus, o intérprete da lei devia estar convicto de que guardava os mandamentos de Deus; caso contrário, e sentiria constrangido, sabendo que não amava a Deus de todo o coração e a seu próximo como a si mesmo.
Ninguém pode amar a Deus e ao próximo de todo o coração em sua própria força. Mas, se você faz parte da família de Deus, Jesus vive em seu coração, dando-lhe o poder para amar a outros com o amor especial de Deus.
A Palavra de Deus diz... (veja 1 João 3.18). 

O amor piedoso não é apenas um sentimento. É uma decisão de se importar com outras pessoas e considerá-las superiores a si mesmo, oferecendo ajuda quando estiverem em dificuldades – mesmo quando seja inconveniente.

Use um exemplo pré-planejado para mostrar reações negativas às necessidades. Faça uma criança representar alguém que esteja com problemas – uma criança andando de muletas, tendo dificuldade em carregar o material da escola, ou outra que pareça solitária ou triste. Faça outras três se apresentarem uma a uma: a primeira se desculpa dizendo que não pode ajudar; outra ignora a criança; a terceira diz palavras bondosas mas não toma qualquer atitude. Discuta a seguir.
Amor não é uma questão de palavras, mas de ação.   

Se você ama realmente a Deus mostre o amor dEle a outros por meio de seus atos. O amor cristão não é egoísta; ele busca sempre o melhor para todos. Tal amor é um presente de Deus e evidencia que você e eu conhecemos Jesus como Salvador (João 13.35).
Só pelo poder de Deus podemos amar a outros com Ele quer. O advogado não queria admitir que não estava obedecendo à lei de Deus, amando outros conforme a vontade dEle.

D. Quando Jesus disse ao homem que sua resposta estava certa, o Intérprete da Lei tentou levar Jesus a fazê-lo sentir-se melhor, pedindo que definisse o termo ‘próximo’ (v.29).
[Na qualidade de judeu, o Intérprete da Lei, sem dúvida, acreditava que seu próximo era um outro judeu. Ele talvez fosse até bondoso com os judeus pobres. De qualquer forma, provavelmente, esperava que a resposta de Jesus aliviasse a culpa que estava sentindo.]

E. Jesus usou uma história para mostrar ao Intérprete da Lei como é o amor de Deus (v.30).

F. Um sacerdote viu um homem ferido na estrada e seguiu caminho (v.31).
[Um sacerdote, que servia a Deus, oferecendo sacrifícios no templo e dirigindo serviços de adoração iria certamente cuidar do seu ‘próximo’. Mas não fez isso, preferindo não se contaminar (Levítico 21.1).]

G. Um levita se curvou, observando a vítima, e depois foi embora (v.32).
[Os levitas ajudavam os sacerdotes no trabalho de Deus. Esse levita devia conhecer a lei; mas ele também recusou-se a ajudar seu próximo.]

H. Um desprezado samartiano teve compaixão, cuidou do homem ferido e o levou a uma hospedaria onde poderia receber tratamento (vv.33,34).
[Os judeus odiavam os samaritanos. O Intérprete da Lei jamais os consideraria como ‘próximo’. Todavia, um samaritano que geralmente não socorreria um judeu, mostrou ser o ‘próximo’ do judeu ferido!]

I. O samaritano pagou todas as despesas, deixou dinheiro e prometeu mais (vv.34,35).

J. Jesus levou o intérprete da lei a uma penosa confissão – o samaritano estava obedecendo a lei de Deus, agindo como um próximo, enquanto os judeus religiosos não fizeram isso (vv. 36,37).
Foi difícil para o intérprete da lei reconhecer que o samaritano era o herói da história de Jesus. Porém o samaritano foi um magnífico exemplo do que significa ser um verdadeiro próximo.
Ele mostrou bondade a um homem que provavelmente o odiava. A Bíblia diz que devemos ‘amar nosso inimigos’ (Mateus 5.44).
Nem sempre é fácil mostrar amor pelos amigos, mas é necessário o amor de Deus para nos estendermos aos nossos inimigos.
Se você mostrou que ama verdadeiramente a Deus, pedindo a Jesus para ser seu Salvador, mostre o amor dEle a outros.

Não é possível fazer isso em sua própria força. Deus vai dar-lhe poder.
Como você poderá mostrar amor nesta semana?

(Referindo-se à representação, discuta maneiras práticas em que as crianças poderão mostrar amor por alguém necessitado.)
Mostrar amor pode exigir algum sacrifício – dinheiro, tempo, participação, contribuição e assim por diante.
Quem é o seu próximo? Qualquer indivíduo que você possa ajudar é seu próximo – qualquer amigo ou inimigo em dificuldades.
Mostrar amor e bondade é uma evidência de que você ama realmente a Deus.
Deus ama todas as pessoas do mundo, não importa qual seja a sua cor ou nacionalidade.
Ele quer que Seus filhos façam o bem a todos.
O Intérprete da Lei compreendeu que ele não estava, na verdade, cumprindo a lei de Deus.

III. Clímax
Jesus ensinou ao intérprete da lei que se ele amava realmente a Deus iria mostrar o amor de Deus a outros (v.37).

IV. Final

A. Conclusão
A Bíblia não nos conta o que o Intérprete da Lei fez com o resultado da história.

B. Desafio (Salvos)
E você? Como parte da família de Deus, se ama realmente a Deus, vai mostrar o amor dEle a outros?
Peça a Deus que o ajude a notar pessoas ao seu redor que estejam com problemas. Não importa quem sejam, Deus lhe dará poder para amá-las. Procure diariamente meios práticos de ajudar (1 João 3.18).
Na próxima semana conte como Deus o ajudou a mostra o Seu amor a outros.

C. Apelo (não salvos)
Só quando tiver a vida eterna por meio do Senhor Jesus, você pode amar realmente a Deus e mostrar o Seu amor a outros. É possível receber ainda hoje essa Vida Eterna (1 João 5.11,12).

Fonte: Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças

Detalhes do cenário, clique aqui. 








HORA DA ATIVIDADE:















Mais visuais  clique aqui


HORA DA LEMBRANCINHA:







Mais modelos de CORAÇÕES clique aqui

 
 Outra maneira de contar essa história clique aqui 


19 comentários:

  1. Olá sou professora auxiliar do rol e jardim na igreja aAdventista do setimo dia,amei tudo que você colocou aqui....Parabens e que Nosso Papai do ceu possa continuar derramando grandes chuvas de bençãos sobre sua VIDA.Amei mesmo e vou voltar sempre....Desde ja muito obrigada....

    ResponderExcluir
  2. Olá Isnarinha,AMÉM!

    Fico feliz que tenha gostado! Obrigada pelo recado e pelo carinho.

    Beijinhos. Volte sempre sim, estarei esperando!

    ResponderExcluir
  3. Toda semana passo por aqui. Seu blog é lindo e uma benção! Cynthia Oliveira ( Assembléia de Deus em Belém do Pará)

    ResponderExcluir
  4. Olá Cynthia, que benção!
    Fico feliz que sempre passe por aqui e que gosta do blog.
    Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  5. Ola Alessandra....depois de ter a minha filha, fiquei afastada do ministério com crianças na igreja, mas graças a Deus estou tendo o privilégio de retornar amanhã, dia 22/04 e estou muito feliz, e a aula que darei é sobre o Bom Samaritano. O seu blog é expetacular, que o Senhor possa te usar sempre..paz!! Jakeline da Igreja Presbeteriano Nova Canaã de São José do Rio Preto SP

    ResponderExcluir
  6. Que benção!!! Deus é maravilhoso.
    Também fiz o cenário para dar aula neste domingo do Bom Samaritano!!!
    Que o Senhor possa continuar te dando graça e força para continuar nesta jornada!
    Deus te abençoe.
    Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  7. Deus abençoe o vosso ministerio, tia AlÊ vc tem nós abençoado ,muito com o vosso trabalho.

    ResponderExcluir
  8. Amém Rita!
    Obrigada pelo carinho.
    Bençãos do SEnhor sobre sua vida.

    ResponderExcluir
  9. Tia, o seu trabalho tem sido de grande ajuda em nosso ministério. Que Deus continue a abençoá-la e a usá-la cada vez mais em Nome de Jesus.
    Muito obrigada !!!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns querida pelas postagens amei tudo!

    ResponderExcluir
  11. Ameiiii!
    Deus te abençoe
    Elisangela Nascimento

    ResponderExcluir
  12. EXCELENTE A DINÂMICA. ADOREI E VOU USAR. PARABÉNS PELO BELO TRABALHO.

    ResponderExcluir
  13. Olá a paz, Amei o seu blog,sempre tiro lições dele para minhas ministrações com as crianças, sou da Igreja presbiteriana Renovada EM Patrocínio do Muriaé MG.

    ResponderExcluir
  14. OLÁ,AMEI O SEU BLOG, SEMPRE ENCONTRO LIÇÕES aqui para ministrar as crianças, sou da Igreja Presbiteriana Renovada de Patrocínio do Muriaé MG.

    ResponderExcluir
  15. A PAZ TIA ALE,AMEI ESSA HISTORIA ,ESTOU COM SAUDADES , QUE DEUS CONTINUE TI USANDO

    MARIA ARAUJO

    ResponderExcluir
  16. Alê gostaria de saber com qual tipo de papel vc confeccionou o coração bordado com lã,Amei sua idéia quero usar com minha turma de catequese. Bjos mtas bênçãos em sua vida❤.
    Sua criatividade nós inspira e motiva ����

    ResponderExcluir
  17. Amém! Obrigada pelo carinho de todos vocês.
    Deus continue abençoando.

    ResponderExcluir
  18. Janaina, pode ser papel cartão. Quanto mais grosso melhor. Obrigada pelo carinho. Beijos.

    ResponderExcluir

Querido(a) amigo(a), por favor, coloque seu nome identificando-se no comentário.
Selecione >> Nome/URL