28 abril 2011

Boas maneiras na Casa de DEUS



  
"Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo" (1 Co 6:20).


Todos nós, os cristãos, precisamos de orientação sobre como nos comportar na Casa de Deus, pois somos mordomos de tudo o que Deus nos dá para usarmos no Seu serviço: saúde, dinheiro, prédios, móveis, instrumentos musicais, tempo, vidas. Deus tem confiado a nós, professores, o bem mais valioso: somos mordomos das vidas de nossos alunos. As crianças são inteligentes e capazes de ter um bom comportamento na Casa de Deus e em qualquer lugar. O que lhes tem faltado são professores e pais que disponham de tempo e persistência para orientá-las, orar por elas e com elas, gastar tempo para aconselhá-las, e também dar-lhes bom exemplo.
Muitos adultos se queixam da indisciplina das crianças na igreja, porém o problema está, muitas vezes, na falta de boa orientação. As crianças precisam de bons disciplinadores que reconheçam que são mordomos do Senhor para treinar as vidas que Ele lhes confiou.
É importante que o professor não se esqueça de que "sem nascimento não há crescimento". É necessário tomar cuidado par anão esperar um comportamento cristão de uma criança que ainda nem nasceu de novo.
Esta lição vai mostrar, especialmente às crianças crentes, como ter Boas Maneiras na casa de Deus. A lição divide-se em cinco partes. você pode apresentá-la de uma vez só como o ensino principal de sua aula, ou usar uma parte a cada semana, por exemplo, na abertura da aula.
Depois de apresentar esta lição, observe o comportamento de seus alunos na Casa de Deus. Periodicamente, volte a abordar este assunto, pois com a repetição as crianças assimilarão melhor o ensino.


VERSÍCULO-CHAVE

Esta lição sugere um versículo central e outros relacionados com cada ensino apresentado. Faça um cartaz com 1 Co 6:20, deixando-o fixado como se fosse um quadro para decorar sua sala, a fim de que as crianças possam recordar o texto em cada aula.
"Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo" (1 Coríntios 6:20). Memorize o versículo antes da lição.

Para a criança salva, explique que Deus a comprou para Ele. Tudo o que compramos tem uma finalidade, por exemplo: roupa é para vestir, comida é para comer, sabão é para limpar, etc. Deus nos comprou e nos salvou do castigo do pecado, a morte eterna, para que você O glorifique. Você sabe como glorificar a Deus em seu corpo? Vamos aprender com os dois meninos da nossa lição como glorificar a Deus e ter BOAS MANEIRAS NA CASA DE DEUS.

Para a criança não salva, o versículo-chave pode ser usado para a apresentação do plano da salvação. Explique : Deus pagou o preço para comprar você, mas é preciso aceitar esse pagamento, que é a morte de Jesus Cristo na cruz. Os nossos pecados merecem este castigo: a morte, e Jesus recebeu este castigo, morrendo por mim e por você. Pecado é tudo o que desagrada a Deus: desobedecer, brigar, sentir raiva; e todos nós já nascemos pecadores. “Eu nasci na iniqüidade ...” (Sl 51:5). Nós é que somos pecadores, mas Jesus pagou o preço que nós deveríamos pagar. Jesus, sendo perfeito, não merecia morrer, mas Ele fez isso para provar que Deus ama você quer perdoar o seu pecado. "Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores" (Rm 5:8).
 Jesus pode salvar você porque não ficou morte, Ele venceu a morte. ( 1Co 15:3,4). Ele está vivo e hoje pode ser o seu Salvador. "Crê no Senhor Jesus e serás salvo" (At 16:31). Você quer receber o Senhor Jesus como seu Salvador? Então fale com Jesus assim: Querido Jesus, eu reconheço que sou pecador e creio que o Senho morreu na cruz para me salvar. Peço que o Senhor venha morar em minha vida e perdoar meu pecado. Quero o Senhor seja o meu único Salvador. obrigado. Amém".
(Professor, procure verificar após a aula, a decisão feita pela criança que orou recebendo a Jesus como Salvador: para isso, providencie aconselhamento.)

( Na verdade você faz apenas um rosto, que você vai contando a história e mudando para alegre e triste. Fiz todos os visuais de EVA e pintei com caneta preta de retroprojetor)


Zeca e Juca são dois meninos que freqüentam a igreja todos os domingos e até as reuniões semanais. Zeca é um menino comportado que ajuda as crianças salvas a terem um bom comportamento na casa de Deus. Juca representa as crianças que, mesmo tendo recebido a Jesus como salvador, demonstram péssimo comportamento na igreja.
Vamos aprender com o Zeca (mostrar o rosto alegre) e também com o Juca (vire, mostrando o  rosto zangado), como podemos ter BOAS MANEIRAS NA CASA DE DEUS (coloque este letreiro) e, assim, glorificar a Deus com o nosso corpo.


1- PÉS



Juca está apressado. Ele se atrasou para chegar à igreja, e ainda quis beber água antes de entrar na classe. Juca esta se lembrando da campanha de pontualidade e quer chegar a tempo; por isso, acaba correndo pelos corredores, pensando que é a única pessoa no prédio. Desta forma Juca quase derruba uma criança pequena e assusta os mais idosos.

Zeca já está na classe quando a campainha toca avisando que a aula vai começar. Ele procura chegar a  tempo de ir ao banheiro e beber água para não sair durante a aula. Zeca sabe que a escola Dominical é importante para a sua vida e por isso vem calmamente para a igreja. Zeca é um bom corredor, mas deixa sua corrida para a pista de atletismo da escola e para a hora do futebol.
Correr é bom, crianças, mas deve ser no lugar certo. Na igreja, a casa de Deus, os nossos pés devem andar silenciosamente. Vamos aprender Ec 5:1 - "Guarda o teu pé quando entrares na casa de Deus."
O que significa este versículo? (Deixe as crianças falarem.) Como podemos, então, glorificar a Deus com nossos pés? ( A resposta esperada é: andando com cuidado na Casa de Deus.)
(Coloque o letreiro ANDAR COM CUIDADO NA CASA DE DEUS.) Descobrimos na Bíblia que a Casa de Deus é um lugar onde os nossos pés devem andar silenciosamente. Isto glorifica a Deus.




Vamos aprender Ec 3:1 - "Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu". Você prestou atenção ao que o Zeca e Juca fazem? que mais aprendemos com eles? De que outro modo podemos mostrar boas maneiras na Casa de Deus? ( A reposta esperada é: sendo pontuais.)

(Coloque o letreiro SER PONTUAL) Isto mesmo. Descobrimos com Zeca que ser pontual, quer dizer, chegar a tempo para tudo, é outra maneira de glorificar a Deus.
Mas, além de chegar na hora, Zeca se prepara para não sair durante a aula, para não atrapalhar a professora ou desviar a atenção das crianças. Podemos pensar, então, em outra forma de agir com boas maneiras na Casa de Deus. Você saberia dizer? (A resposta esperada é: entrar e sair na hora certa.)


(Coloque o letreiro ENTRAR E SAIR NA HORA CERTA) Você conhece os horários das atividades de nossa igreja? Vamos recapitular. (Diga e peça que as crianças repitam.)


Nossos pés podem glorificar a Deus de várias formas. Observemos o Juca novamente. (Vire o visual do rosto e mostre o "pé triste".) Juca diz: _ Corri tanto! Estou tão cansado! Vou descansar meus pés no banco.
Juca colocou os pés no banco; acabou sujando e arranhando a madeira, estragando a pintura nova. Juca sabia que aqueles bancos eram para todos se sentarem e nunca para colocar os pés, mesmo se eles não sujassem ou arranhassem. Juca é muito descuidado e com seus pés esta destruindo ao invés de cuidar da casa de Deus.
Zeca, entretanto, (vire o visual do rosto e mostre o "pé alegre") é cuidadoso na casa de Deus. Ele ajuda a professora a colocar as coisas no lugar, recolhe o lixo espalhados e, durante a aula, procura se sentar direito, com os pés no chão, para não atrapalhar ninguém. Ele sabe que os móveis da igreja pertencem ao Senhor e são as pessoas (jovens, adultos e crianças) que devem ser cuidadosos com tudo. Há pessoas escaladas para tocarem os instrumentos, manejarem o som e Zeca fica só olhando o trabalho de cada um. Quando crescer e souber, ele também poderá ajudar.
Zeca fica tão atento ao programa da igreja, seja na escola Dominical ou no culto, que nem vê o tempo passar; ele gosta de estar na casa de Deus, (mostre novamente o "pé triste"  mas o Juca...! Nunca está contente. Mexe-se no banco, sai do lugar, até parece que tem formigas incomodando seus pés.
Vamos lembrar como os nossos pés podem glorificar a Deus (aponte cada um dos letreiros. Repita o versículo-chave e os versículos desta parte. Desafie as crianças a colocarem em prática hoje mesmo o tipo de comportamento que demonstra boas maneiras na Casa de Deus.)


2- MÃOS





Juca (aponte para o visual com o rosto triste) chegou atrasado para o culto e sentou-se perto de Zeca, que segurava a Bíblia aberta enquanto a leitura estava sendo feita. Juca quis saber onde estavam lendo e abriu sua Bíblia, mas onde ficava o livro de Daniel?- pensava enquanto mexia rapidamente nas folhas. Juca não achou o texto e resolveu folhear o hinário. Ele gostava de ter as mãos ocupadas (mostre a "mão triste"). Na verdade aqueles livros não pertenciam a Juca; eram da igreja, e como Juca sempre esquecia de trazer os deles, pegava os que ficavam para os visitantes. Juca mexia nas folhas de um jeito que fazia “orelhas” nas páginas.

Zeca (vire para o rosto alegre) terminou de ler sua Bíblia e fechou com cuidado. Ao abrir seu hinário, virou as páginas sem fazer barulho e logo encontrou o hino anunciado. Ao seu lado, Juca continuava procurando, pois não tinha prestado atenção e confundira o número; todos cantam e Juca interrompe Zeca para saber o número do hino.
Chegou a hora do ofertório e Juca (vire para o rosto triste) fez um barulhão com as moedas que tinha trazido; parecia que ele desejava que todos soubessem que tinha dinheiro em suas mãos.
Zeca (vire para o rosto alegre) sabia que entregar a oferta durante o culto era parte da adoração ao Senhor. Zeca reconhecia que Deus era o Senhor Todo poderoso, dono de tudo. A oferta era uma demonstração de seu amor para Deus, e não uma amostra para os outros, (mostre a "mão alegre") e por isso, Zeca colocava sua oferta com cuidado. Suas mãos estavam sempre prontas para glorificar ao senhor e isto envolvia ajudar aos outros na igreja, em casa, na escola, em qualquer lugar.
O que aprendemos com Zeca e Juca, crianças? Que podemos glorificar a Deus com nossas mãos. de que maneiras podemos mostrar boas maneiras na Casa de Deus com nossas mãos? (Espere que as crianças respondam, e então coloque os letreiros FOLHEAR CUIDADOSAMENTE A BÍBLIA E O HINÁRIO E SEGURAR CUIDADOSAMENTE A OFERTA.)





O nosso versículo é: “...e seja o erguer de minhas mãos como oferenda vespertina.” Sl 141:2b. Vamos oferecer nossas mãos para a glória de Deus, hoje? É só usá-las com boas maneiras na Casa de Deus.


3- OLHOS


Juca (aponte para o rosto triste) fica tão desatento na Casa de Deus que não ouve o Pastor dizer que é tempo de todos orarem. Seus olhos ficam abertos, observando as flores no vaso, a cor da camisa do Sr. Pedro, e finalmente vê que todos estão de olhos fechados (mostre o "olho triste"). Ele sabe que isso significa oração, mas nem se importa e ainda pensa:
- Que oração mais comprida! Não acaba nunca!
Juca resolve então ver uma revistinha dentro da igreja e na hora do culto.

Zeca, porém, (vire para o rosto alegre) está de olhos fechados acompanhando a oração e no final diz: “Amém”, porque ele acompanha todas as palavras. Zeca sabe que orar é falar com Deus. Sabe também que fechamos os olhos (mostre o "olho alegre") para pensar em Deus sem nos distrairmos olhando para outras coisas, e para prestar atenção nas palavras que estão sendo ditas.
Podemos orar em qualquer lugar, pois Deus, que é Espírito, está em toda parte e pode nos ouvir. Mas na igreja de um modo especial. Imagine você indo na casa de alguém e depois  voltando para sua casa sem ter falado com aquela pessoa? Pois é assim que Juca tem feito e muitas crianças fazem.
Descobrimos agora outra maneira de mostrar boas maneiras na Casa de Deus. Qual é? (Espere respostas dos alunos.) Isso mesmo. Descobrimos que a casa de Deus é um lugar de oração. E para orar, pensando realmente em Deus, devemos FECHAR OS OLHOS NA ORAÇÃO (coloque esse letreiro.)



Vamos abrir a Bíblia em 1Pe 3:12 e ler atentamente. (leia o versículo todo, depois avise aos alunos que vão memorizar somente a primeira parte).
1 Pedro 3:12 _ "Porque os olhos do Senhor repousam sobre os justos e os seus ouvidos estão abertos às suas súplicas."
O versículo nos diz que Deus vê tudo e ouve as nossas orações ou súplicas. Vamos decorar este versículo, e quando estiver orando e sentir vontade de abrir os olhos ou pensar em outro assunto, repita o versículo; estou certo de que você terá vitória e vai glorificar a Deus com seus olhos.

4- OUVIDOS



Os ouvidos de Juca (mostre o "ouvido triste") andam tão distantes! Apesar de estar na igreja ele (aponte para o rosto triste) não ouve as orações que são feitas, não presta atenção nos avisos nem no texto a ser lido; e quando um hino é anunciado, ele não ouve. Por isso, Juca sempre interrompe as pessoas que estão ao seu lado para perguntar alguma coisa. Juca não tem educado seus ouvidos para ouvirem a voz de Deus e quando o inimigo sopra alguma mentira ele acredita; por exemplo, o inimigo diz: “Você é um menino muito ocupado e precisa descansar; para que ler a Bíblia em casa, antes de dormir?” Assim, Juca não ouve a Palavra de Deus na igreja e nem em sua casa. É por isso que ele vive triste e desanimado.

Zeca é diferente (vire para o rosto alegre). Ele gosta das orações na igreja. Nem sempre ele entende as palavras que os adultos usam quando oram, mas ele sabe que Deus entende e está ouvindo mostre o "ouvido alegre"). Zeca acompanha tudo na casa de Deus porque ama ao Senhor e quer conhecê-lO melhor. Assim,  Zeca abre com cuidado sua Bíblia, acompanha a leitura e presta atenção ao que está sendo ensinado. Ele sabe que Deus fala com as pessoas através da Bíblia e também dos pregadores e ensinadores. Zeca já aprendeu que o inimigo quer nos enganar com suas sugestões. Por isso, em casa, ele separa tempo para ler a Bíblia todos os dias.
Uma das histórias bíblicas prediletas de Zeca esta em  1 Sm 1:1-14. Lemos aqui que Deus falou com o menino Samuel. Crianças, a Bíblia é a palavra de Deus e quando nós a lemos com atenção Deus fala conosco.
Vamos aprender um versículo que contém as palavras de Samuel para Deus: 1 Samuel 3:9 _ “Fala, Senhor, porque o teu servo ouve”.
Como podemos ter boas maneiras com nossos ouvidos na Casa de Deus? (Aguarde respostas.) Sim, descobrimos que nossos ouvidos devem OUVIR A PALAVRA DE DEUS (coloque o letreiro me qualquer lugar, mas principalmente na igreja. Assim estaremos glorificando a Deus.



5 - BOCA




As BOAS MANEIRAS que estamos aprendendo ajudam a termos um comportamento que agrada a Deus em Sua Casa. Mas, em qualquer lugar onde o povo de Deus se reúne, estas boas maneiras são recomendáveis. Muitas crianças vêm à Casa de Deus, mas estão desagradando ao Senhor com seu comportamento.
A boca é uma parte do corpo que muito desagrada a Deus ao invés de glorificá-lO. Com ela nós mentimos, falamos palavrão, fofoca, etc.
Juca (aponte para o rosto triste) tem ouvido algumas sugestões do inimigo de Deus e infelizmente, dado atenção a elas. Satanás não gosta que agrademos ao Senhor, Juca (mostre a "boca triste") ainda não aprendeu a controlar sua boca na Casa de Deus e fala alto quando deveria ficar calado. Na hora de cantar, ele se atrapalha com o hinário e depois diz: “Não conheço este hino; não vou cantar.” Então, enquanto todos cantam, ele fica conversando com o colega ao seu lado.
Zeca (vire para o rosto alegre) gosta muito de cantar (mostre a "boca alegre"), principalmente as músicas que falam sobre Deus, como Ele é Santo, Justo e Amoroso, e sobre  o Salvador Jesus que deu Sua vida para nos salvar. Zeca sabe que Deus é Santo e nós, pecadores. Mas, que por meio de Jesus Cristo, podemos nos aproximar do Senhor e louvá-lO.
Com a boca, Zeca também pode orar em voz alta. Pode, ainda, falar de Jesus a seus amigos. Assim, com a sua boca, ele pode glorificar Deus.
O que você descobriu com Juca e Zeca? Sim, que a nossa boca é outra parte do corpo que deve glorificar  a Deus. Também, a boca que costuma CANTAR LOUVORES A DEUS (coloque o letreiro) esta agradando ao Senhor. Nosso versículo é: “Bendirei ao Senhor em todo o tempo, o seu louvor está sempre nos meus lábios” -  Sl 34:1.


Zeca quer sempre agradar a Deus, glorificando-O em seu corpo. Ele sabe que ninguém é perfeito, todos são pecadores, mas os que receberam o Senhor Jesus como Salvador pertencem a Deus. E o Espírito Santo dá forças para o salvo glorificar a Deus.
Você,  e eu somos pecadores. Mas você, que já tem Jesus como Salvador, pode se lembrar desta verdade: Ele está sempre com você e lhe dá forças para glorificá-lO em seu corpo. Deus quer que você O glorifique, cantando-Lhe louvores com sua boca.


CONCLUSÃO

(Professor, coloque no flanelógrafo ou cole na parede as nove tiras com as boas maneiras.)

Como você tem se comportado na Casa de Deus? Eu não posso ver o que você faz na igreja pois não estou a seu lado todo o tempo. Sou humano e só posso estar em um único lugar de cada vez. Mas Deus está em todo lugar e vê tudo. É Deus quem lhe dá todas as coisas, como vida, saúde, e tudo mais. Ele ficará muito contente com as suas BOAS MANEIRAS em Sua Casa. Você ama ao Senhor? Quer agradar-Lhe? Então repita estas BOAS MANEIRAS só para você e pense em como se comporta na igreja. Lembre-se de que Jesus está sempre com você, que já O recebeu como Salvador. Peça-Lhe que o ajude a viver para glorificá-lO.
Mas se você ainda não O convidou para entrar na sua vida e perdoar seu pecado. Jesus está esperando que você o convide hoje mesmo. Quer fazer isso?
(Termine com oração.)

REVISÃO

Como tem sido o seu comportamento na Casa de Deus? Repitam comigo o versículo que decoramos: " Porque foste comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo" (1 Coríntios 6:20). Vamos lembrar o que aprendemos com Juca e Zeca.
(Professor, aça perguntas às crianças do tipo: Como podemos mostrar boas maneiras na Casa de Deus com nossa mãos? pés? olhos? ouvidos? boca? Que versículo nos ensina como glorificar a Deus com nossos ouvidos? olhos? pés? mãos? boca? À medida que vão respondendo, vá colocando diante deles todos os visuais da lição, de modo que, no final, forme um painel como o modelo abaixo.)


VERSÍCULO
CORPO
BOAS MANEIRAS
Ec 5:1
Ec 3:1


Sl 141: 2b

1 Pe 3:12a
1 Sm 3:9b
Sl 34:1
Pés



Mãos

Olhos
Ouvidos
  Boca
Andar com cuidado na Casa de Deus
Ser pontual
Entrar e sair na hora certa

Folhear cuidadosamente a Bíblia
Segurar cuidadosamente a oferta

Fechar os olhos na oração
Ouvir a Palavra de Deus
Cantar louvores a Deus














HORA DA ATIVIDADE:










HORA DA LEMBRANCINHA:


Que tal fazer para cada criança um Juca/Zeca em tamanho pequeno? Assim eles podem contar a histórias para outras pessoas.




NÃO ESQUEÇA DE CLICAR NAS FIGURAS PARA AMPLIAR!

Uma linda música para essa lição:


Boas Maneiras - Cristina Mel.



75 comentários:

  1. Muito bom! Gostaria de sugestões de hinos sobre o assunto...bjs. Hanny

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Deus dai louvor com todo ser, Cuidado boquinha o que fala, A cada momento eu sinto a presença de Jesus

      Excluir
  2. Olá Hanny,
    Irei pesquisar e postar hinos para você.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. A paz do Senhor,amei este blog ,sou diretora de escola municipal e gostaria se possivel de alguma assunto para trabalharmos sobre bulling ,temos toda semana 1 dia para hora civica,gostei do tema boas maneira na casa de Deus ,irei mudar para boas maneiras na escola secular,caso vc tenha alguma ideia e possa nos auxiliar neste blog ficarei agradecida ,que Deus venha abençoar a sua vida e sua familia.Este blog será de grande valia não só para mim mas varias pessoas.
    grata,
    caso tenha alguma ideia mande para:erley_gs@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Erley,
    Fico feliz que tenha gostado do blog, e que você tenha usado o tema das boas maneiras. O seu pedido sobre o tema como bulling tem sido feito com frequência, só tenho falando de uma história bíblica, mas irei bolar uma para postar no blog e te aviso.
    Obrigada pelo carinho.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ale ! A paz do Senhor!
      Gostaria de uma sugestao sua de revista para tr as balhar com as crianças na EBD? Vc é uma bençao!

      Excluir
  5. Graça e Paz amada! Amei o seu trabalho. Que Deus te abençoe ricamente. Sou professora em minha igreja, amo trabalhar com crianças. Você tem facebook? Gostaria de compartilhar ideias e aprender mais contigo. Posso? Conto com a sua ajuda. Fica na paz! Obrigada!
    Alessandra Leite de Brasilia/DF
    (sandrinhaleite1979@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  6. A Paz do Senhor Alessandra.
    O meu face é esse : http://www.facebook.com/blogtiale
    Lógico que pode compartilhar ideias!
    Deus continue abençoando.

    ResponderExcluir
  7. MINHA AMADA SEU SITE É UMA BÊNÇÃO ! Deus continue te usando nessa tão grande obra com os pequeninos.Seu blog tem me ajudado muito em todos momentos que quero algo novo para minhas crianças.
    Fique na paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  8. Amém. A Paz do Senhor!
    Obrigada pelo carinho. Fico feliz que o blog tem te ajudado. Deus é fiel.
    Deus continue abençoando.

    ResponderExcluir
  9. Adorei a dica. obrigada
    bjs no coração.

    ResponderExcluir
  10. Achei muito interessante essa atividade, sou da Assembleia de Deus em Camaçari-Ba e mesmo trabalhando com adolescentes não podemos deixar de lado o ensinamento de como se comportar na Casa de Deus. Muito bom mesmo. Deus continue lhe abençoando com inúmeras ideias para Glória do Senhor.

    ResponderExcluir
  11. Amém!!!
    Fico feliz que tenham gostado!
    Deus continue abençoando vocês!
    Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  12. AMEI ESTE ESTUDO HJ FUI CONVIDADA PRA PREGAR NUM CULTO INFANTIL E O SENHOR ME LEVOU PRA PREGAR NA PARTE DE REVERENCIA NA IGREJA.. ESTE BLOG ME AJUDOU MUITO Q DEUS CONTINUE TE ABENCOANDO

    ResponderExcluir
  13. Amém! Deus é maravilhoso!
    Fico feliz com isso!
    Deus continue abençoando.
    Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  14. Ola, tia a paz do senhor Jesus Cristo amei seu blog pos me ajudou em muito , como ensinar as crianças se comporta na casa de Deus, sou nova nesse Ministerio Infantil da minha igreja , vou usar tudo que aprendi com vc .

    ResponderExcluir
  15. Amém Teteia.
    Deus é maravilhoso. Fico feliz com seu recado.
    Bençãos do Senhor.
    Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  16. muito bom o texto que deus continue abençoando vcs!!

    ResponderExcluir
  17. sou dirigente de circulo de oraçao para criança essas liçoes mim ajudarao muito que deus continuir te abençoando

    ResponderExcluir
  18. Amém!
    Glória a Deus por isso.
    Bençãos do Senhor sobre sua vida.

    ResponderExcluir
  19. Esta lição esta completa, muito legal sua iniciativa e empenho,seu blog tem me ajudado muito. Deus abençoe e dobre sua criatividade cada dia mais. - Nanda Amaral líder do ministério infantil da Batista Central em Carapina Serra ES

    ResponderExcluir
  20. Paz do Senhor!
    Amei esta lição, seu site parabéns. Que nosso Senhor possa continuar abençoando cada vez mais seu ministério.
    Você teria algum cântico para indicar?
    Bjs Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  21. ola graça e paz gostaria de saber se vc tem o molde dos olhos igual os d+ obrigada aguardo retorno... seu blog é muito ótimo que Deus continue abençoando...

    ResponderExcluir
  22. gostei muito do post vou usá-lo para uma pregação hoje na igreja...

    ResponderExcluir
  23. Amém!!!
    Olá meninas, obrigada pelo carinho!!!
    Aninha já corrigi a postagem, obrigada por me avisar que estava faltando o molde dos olhos.
    Amanda poderia ser aquele que fala, cuidado olhinho o que vê, porque Papai do Céu está olhando para você, cuidado olhinho o que vê; cuidado mãozinha o que pega...
    Deus abençoe a todas.
    Beijos. Obrigada pelo carinho.

    ResponderExcluir
  24. Fico feliz com meu Deus de instruir vaso importante em nossas vidas amei o seu blog. Tia Elian

    ResponderExcluir
  25. A paz do Senhor! Gostei muito do seu blog! Parabéns! Estou iniciando no trabalho infantil e gostaria de saber se você tem algo sobre palavrinhas mágicas (Bom dia, Ba tarde, Licença, ...)

    ResponderExcluir
  26. Parabéns irmã!!! Que Jesus aguce cada vez mais sua criatividade. Eu fico muito feliz quando encontro professores de EBD que se esforçam pra fazer algo novo, interessante para os alunos isso é muito bom. Vou procurar adaptar essa sua história para o ensaio dos adolescentes aqui da igreja que precisam aprender mais um pouco sobre isso. Novamente parabéns e A Paz do Senhor!

    ResponderExcluir
  27. Sugiro o hino da Jayane (filha de Cassiane) intitulado BOAS MANEIRAS...É exatamente pra esse assunto!!

    ResponderExcluir
  28. Amém Tia Elian! Obrigada pelo carinho.
    Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  29. Olá Cláudia, a Paz do Senhor.
    Infelizmente não tenho...
    Obrigada pelo carinho.
    Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  30. Amém Weverton!!!
    Obrigada!
    Muito legal a dica.
    Que o Senhor abençoe grandemente você e os adolescentes.

    ResponderExcluir
  31. maria josé
    amei as dicas adoro crianças e vou tentar passar o q eu aprendir hj pra elas a paz do senhor a todos

    ResponderExcluir
  32. Tia ale curto muito duas idéias Deus te abençoe irmã

    ResponderExcluir
  33. Amém Maria José, a Paz do Senhor!
    Deus continue abençoando.

    ResponderExcluir
  34. MARILAINE LOPES DE SOUSA LINO27 de março de 2014 às 23:38

    PARABÉNS TIA ALÊ PELO EXCELENTE TRABALHO, QUE DEUS CONTINUE AUMENTANDO A CADA DIA SUA CRIATIVIDADE PELAS DICAS. O QUE É BOM PRECISA SER REPASSADO.MAIS UMA VEZ PARABÉNS E A PAZ DO SENHOR!

    ResponderExcluir
  35. TIA ALÊ GOSTEI MUITO DESSA HISTÓRIA E PRETENDO TRABALHAR O TEMA AOS POUCOS DURANTE O CULTO INFANTIL QUE É REALIZADO TODOS OS DOMINGOS A NOITE NA MINHA IGREJA. GOSTARIA DE SABER SE VOCÊ TEM SUGESTÃO DE CÂNTICO.OBRIGADO E QUE dEUS CONTINUE TE AJUDANDO.

    ResponderExcluir
  36. gostei muito bom.gostaria de dicas de hinos referente a esse assunto. obg.bjs

    ResponderExcluir
  37. Muito bom seu trabalho , somente Deus para lhe pagar ...

    ResponderExcluir
  38. Que Deus continue te capacitando na confecção desse blog maravilhoso que muito tem nos ajudado no ministério infantil.
    Gleide Sales

    ResponderExcluir
  39. muito bom aprender com você, que Deus continuem te abençoando e te inspirando para este trabalho que é maravilhoso .

    ResponderExcluir
  40. muito bom aprender com você, que Deus continuem te abençoando e te inspirando para este trabalho que é maravilhoso .

    ResponderExcluir
  41. Oi.
    Gostei muito da história
    Vou levar hj para minhas crianças
    Queria saber sugestões de perguntas para a história

    ResponderExcluir
  42. Amei esse blog <3 Amei a história! Vou levar sábado para as crianças :* Que Deus continue abençoando!

    ResponderExcluir
  43. Amada irmã louvo a Deus por sua generosidade, humildade e visão de Reino demostrada através de todo esse acervo evangelístico infantil. Eu como professora de EBD só tenho a agradecer por seu zelo e dedicação primeiramente a Deus e depois às suas ovelhinhas. Certamente muitas joinhas de Cristo serão edificadas e firmadas na Rocha Eterna que é JESUS!!! Minha oração é que Deus continue te capacitando e te usando como um canal de bênção e de Salvação na vida de muitas crianças!!!

    ResponderExcluir
  44. trabalho com crianças onde a maior parte delas são filhos de não crente; estou sempre a procura de historinhas que atinjam este ponto, ensinar e colocar em prática. assim não só ajudo como também aprendo...

    ResponderExcluir
  45. Lindo trabalho, vou usar com as crianças de minha igreja.

    ResponderExcluir
  46. Foi chamada para trabalhar com crianças na igreja.
    A maioria são discreti elas não sabem se comporta na igreja.
    Até os filhos de "crentes" q não sabem se comporta mesmo.
    Sinto q os pais não tenham conhecimento da importância do culto doméstico.
    Me sinto com dever de lhe ensinar boas maneiras. Amei!!

    ResponderExcluir
  47. Foi chamada para trabalhar com crianças na igreja.
    A maioria são discreti elas não sabem se comporta na igreja.
    Até os filhos de "crentes" q não sabem se comporta mesmo.
    Sinto q os pais não tenham conhecimento da importância do culto doméstico.
    Me sinto com dever de lhe ensinar boas maneiras. Amei!!

    ResponderExcluir
  48. Foi chamada para trabalhar com crianças na igreja.
    A maioria são discreti elas não sabem se comporta na igreja.
    Até os filhos de "crentes" q não sabem se comporta mesmo.
    Sinto q os pais não tenham conhecimento da importância do culto doméstico.
    Me sinto com dever de lhe ensinar boas maneiras. Amei!!

    ResponderExcluir
  49. essa história seria pra qual faixa etária ?

    ResponderExcluir
  50. Obrigada!! Amei esta lição me ajudou muito com as crianças.

    ResponderExcluir
  51. Ola!
    Graça e paz!
    Navegando, encontrei seu blog. Lindo, lindo!!!
    Apraz-me apresentar-lhe o ministério que o Senhor confiou-me.Gostaria de convidar-lhe, fazer parte do mesmo. Dentre do meu Site/blog, você encontrará nossa Web Rádio Atitude Gospel e gostaríamos que apresentasse um programa na mesma. Contamos hoje com a tia Paty, porém em, apenas, dois dias da semana, o que nos permite convidar-lhe fazer parte dessa família que, pela misericórdia do Senhor, tem crescido a alcançado alma de todas as idades nos quatro cantos deste planeta redondo, pois já estamos em mais de 27 países.
    Visite e conheça o Ministério "Eu Escolho a Cruz."
    http://pastorkadu.blogspot.com.br
    Atenciosamente;
    Pastor Carlos Eduardo (Pr. Kadu)
    Pastora Maria Aparecida (Prª Carla)

    ResponderExcluir
  52. Ola tia ale,sou evangélica e começarei no ministério infantil, e estou adorando seu blog varias maneiras interessantes de ensinar os pequeninos, Deus abençoe parabéns pelo trabalho compartilhado.

    ResponderExcluir
  53. Obrigada a todos pelas palavras de carinho e incentivo. Deus abençoe e guarde vocês de todo mal.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  54. Minha riqueza você pode adequar a história para qualquer faixa etária.
    Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  55. Hany e Amanda, boas maneiras, da Cristina Mel é o hino que indico.
    Deus abençoe. Beijos.

    ResponderExcluir
  56. Olá Pr. Kadu, graça e paz!
    Obrigada pelo convite, irei conhecer sua página.
    Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  57. Boa noite! gostei muito do seu blog. Acabei de ler sobre boas maneira, pois estava procurando reverencia, para trabalhar com os pequenos, pq muitas vezes, falamos de reverencia, sem te os ensinado. Agora como faço para conseguir esse texto que vc usou? Poderia me enviar por email. rosanrosa1976@r7.com Desde ja agradeço! Deus te abençoe ricamente.

    ResponderExcluir
  58. Olá Rosa, a Paz!
    Só você colocar o mouse em cima, com o botão esquerdo marcar o texto e copiar para seu computador.
    Qualquer dúvida me avise.
    Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  59. só tenho a agradecer pelas dicas de como ensinar as crianças de como servir ao SENHOR , com boas obras ... DEUS abençoe e continue abençoando esse ministério.

    ResponderExcluir
  60. amei émaravilhoso a maneira q vc nós ensina a ensinar boas maneiras para as crianças gostei muito Deus abençoe ricamente

    ResponderExcluir
  61. amei a historia . muito bom . minhas criancaas vai gosta muito. parabens pela criatividade. DEUS TE ABENCOE.

    ResponderExcluir
  62. Marilene
    Agradeço pela ajuda pois gosto muito e utilizo suas dias na minha classe . que Deus de abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  63. Muito bom! Parabéns pelo trabalho e que Deus abençoe e capacite cada vez mais para edificar vidas e ministérios... Deus abençoe

    ResponderExcluir
  64. lindo!!parabéns!!
    Deus abençoe sua vida!!

    ResponderExcluir
  65. Adorei o blog vai me ajuda muito
    Amei

    ResponderExcluir
  66. sou irma Luisa nunca imaginei que existe tanta matéria para ajudar as nossas crianças a viverem bem na casa de Deus. muito obrigada pela ajuda.

    ResponderExcluir
  67. nunca imaginei que existe tanta matéria para ajudar as nossas crianças a portarem-se bem na casa de Deus. muito obrigada.

    ResponderExcluir
  68. Parabéns ti Lê pelos pelo blog. Deus continue te usando e abençoando.

    ResponderExcluir
  69. Olá quero agradecer muitíssimo pelos ensinamentos, que são de forma esclarecedora. Como trabalho com crianças na minha igreja irá me ajudar bastante. Obrigada!

    ResponderExcluir
  70. Amei TIA Deus abençoe sua vida com mais ideias maravilhosa, vou usar com minhas crianças aqui na igreja 💒.

    ResponderExcluir

Querido(a) amigo(a), por favor, coloque seu nome identificando-se no comentário.
Selecione >> Nome/URL