14 abril 2011

PÁSCOA - AULA COMPLETA (3ª aula)

A morte de Cristo foi um ato extraordinário - o próprio Filho de Deus morreu no lugar de pecadores, tomando sobre Si a penalidade dos pecados.
Os quatro Evangelhos não registram igualmente todos os acontecimentos da vida de Cristo, mas Sua morte é contada com detalhes em todos eles.
Mas... o que a morte de Jesus significa para todos nós? No instante em que Ele morreu, realizou-se a obra de expiação pelo pecado do homem. Foi o momento do pagamento do resgate pelos nossos pecados. Agora temos o privilégio do acesso direto à presença de Deus. "Sabendo que não mediante cousa corruptíveis, como prata ou outro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue , como cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo" ( 1 Pe 1:18, 19).

Ler: Mateus 27:27-56 e 28:1-10; Marcos 15:16-41 e 16:1-8; Lucas 23:26-49 e 24:1-12; João 19:17-37 e 20:1-10.
      
Versículo para DECORAR: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu  único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna". João 3:16

APLICAÇÃO: mostrar que Jesus morreu na cruz para nos salvar e nos dar vida eterna. Mostrar que Jesus venceu a morte; por isso pode nos dar vitória sobre o pecado.



Muitos homens, na época de Jesus , queriam matá-lo, porque não acreditavam que Ele era o Filho de Deus. Tentaram de muitas maneiras e não conseguiram, mas, como vocês já aprenderam, Judas O traiu e Jesus foi preso.
Logo depois que foi preso, Jesus sofreu bastante. Os guardas riram dele, bateram muito nEle, tiraram Sua roupa, colocaram sobre Ele uma capa vermelha e uma coroa cheia de espinhos; puderam uma vara na Sua mão, e gritaram: "Viva o rei dos judeus!".  Eles também cuspiram em Jesus e bateram na Sua cabeça. Como Jesus sofreu!
O povo podia ter pedido para que soltassem Jesus, mas não pediram e gritaram: "Crucifique! Crucifique!". Jesus foi condenado à morte na cruz.
Jesus teve que carregar Sua cruz até o local onde seria crucificado. No caminho, Jesus teve que carregar Sua cruz até o local onde seria crucificado. No caminho, como a cruz era muito pesada, obrigaram um homem chamado Simão, a ajudar Jesus.
Quando cehgaram ao monte chamado Calvário, pregaram Jesus na cruz.
Mesmo com tudo o que as pessoas fizeram para Jesus, Ele continuava amando aquelas pessoas e pediu para Deus perdoá-las.
Perto dEle estavam crucificados também dois ladrões. Um deles não quis acreditar em Jesus, mas o outro disse a seu companheiro: "Você não teme a Deus... o nosso sofrimento é justo, porque estamos recebendo o castigo pelo que fizemos; mas ele não dez nada de mau".
Aquele que acreditou disse para Jesus: "Jesus, lembre-se de mim..."
E Jesus lhe respondeu: "Hoje mesmo estarás comigo no céu".
Antes de morrer, Jesus disse a Deus, Seu Pai: " Pai, nas suas mãos entrego o meu espírito!"
Depois de dizer isso, Ele morreu.

Jesus foi colocado num túmulo, mas naquela época os túmulos eram diferentes dos que vemos hoje. Era uma caverna. (Monte um sepulcro para que as crianças visualizem melhor e entendam onde Jesus foi colocado depois de morto.). Na entrada da caverna, puseram uma grande pedra e dois guardas vigiavam para que ninguém chegasse perto.
Três dias depois, no domingo bem cedinho. Deus fez acontecer um terremoto; veio um anjo do céu e tirou a pedra que fechava a entrada do túmulo. Os guardas ficaram com muito medo e fugiram.
Pouco mais tarde, algumas mulheres foram até o túmulo de Jesus para colocar perfume no corpo dEle. No caminhos elas conversavam assim: "Quem vai tirar para nós a pedra que fecha a entrada do túmulo?". Diziam isso porque a pedra era muito pesada.
Mas quando chegaram lá. Ficaram assustadas ao perceber que a pedra não estava mais no lugar. Então pensaram que alguém havia roubado o corpo de Jesus. Naquele momento, viram dois anjos vestidos com roupas que brilhavam.
Elas sentiram muito medo, nem conseguiam olhar direito para eles. E os anjos falaram assim: " Por que vocês estão buscando Jesus dentre os mortos? Ele já está vivo. Ele tinha avisado vocês que não ficaria morto, que no terceiro dia voltaria a viver!!!"
As mulheres, mais que depressa, foram contar para todos as novidades que os anjos haviam dito.
Pedro e João ficaram sabendo e logo foram ver se era mesmo verdade. Que alegria para todos! Jesus está vivo!
Jesus foi  muito mais poderoso que a morte, porque Ele ressuscitou e hoje está vivo. Agora podemos falar com Ele e pedir ajuda na hora da dificuldade. Ele também nos dá vitória sobre o pecado. Sabem como? Quando você pensar em fazer algo errado, peça a ajuda de Jesus para não fazer. E assim Ele lhe dará vitória sobre o pecado.

Fonte: Editora Cristã Evangélica - A vida de Jesus e seus últimos dias.




Fiz esse cenário para contar essa linda história.



Jesus dentro do sepulcro.

Os guardas vigiando o sepulcro.


 DETALHES clique aqui.
























Esses visuais completos clique aqui.











HORA DA ATIVIDADE:

















HORA DA LEMBRANCINHA:


Eu fiz para dar para as crianças esse móbile. Você segura na nuvem, e assim ele podem contar para o papai e para a mamãe a história que ouviram, que Jesus morreu, ressuscitou e está vivo está no céu! Ele foi feito de EVA e copo plástico. O molde aqui:


Jesus subindo ao céu.

  Molde e detalhes desse molde clique aqui.


Tudo sobre a Páscoa, clique aqui.


15 comentários:

  1. Seu blog é uma benção que Deus continue usando sua vida paa evangelizar as crianças e professorasdeste mundo todo

    ResponderExcluir
  2. Amém Paty,

    Obrigada pelo carinho e pelo recado.

    Deus continue te abençoando grandemente.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Estou muito feliz em conhecer seu blog, trouxe-me um renovo para meu ministério. Trabalho com crinça já faz muito tempo, mais nunca me senti tão desanimada como agora.Achei seu blog por acaso... Sei que não foi somente o acaso amada, mais adorei...bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá, a Paz! Obrigada pelo carinho. Fico contente que o blog tenha te ajudado.

    O desânimo vem, as afrontas, mas a alegria do Senhor é a nossa força. Pense sempre nas crianças, e o quanto elas precisam de vc para ouvir a Palavra de Deus. Continue firme nesta linda caminhada.

    Que o Senhor continue te abençoando e te dando graça.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns por postar em seu blog situações vividas por Nosso Senhor Jesus Cristo com tanta criatividade e prazeroso aos olhos das crianças,como também ao nossos olhos
    Deus continue a iluminá-la e uma Santa Semana com as bençãos de Deus

    ResponderExcluir
  6. Amém Adelk!
    Obrigada pelo carinho. Meu maior prazer é falar sobre Jesus!
    Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  7. ameei obrigada mesmo precisava desses materiais para a aulinha de quinta feira na minha igreja.. obrigada mesmo , que Deus continue te abençoando SEMPRE .. Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Amém Débora!
    Fico super feliz que tenha gostado.
    Deus continue abençoando você.
    Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  9. Nossa adoreiiii, meus alunos irão aprender de um jeito legal o vdd sentido da pascoa!

    Obg

    ResponderExcluir
  10. Que benção Érica!
    Glória a Deus por isso!
    Deus abençoe.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Muuuito legal o seu post, mesmo que eu tenha demorado um ano para encontrá-lo rs. Eu estava pesquisando sobre a Páscoa e percebi muitas coisas que me deixaram bem chateado.

    O real significado da data comemorativa está sendo perdido. As pessoas só se importam em comprar mais e mais chocolate e as crianças só sabem que páscoa é aquele feriado do coelhinho.

    É muito triste para as família religiosas que realmente acreditam em um motivo para existir o feriado. Por isso, fico super emocionado quando encontro um texto legal como esses que ensinam o verdadeiro sentido do feriado. Muito obrigado pelo texto, pelas informações e pelas fotos ilustrativas.

    Encontrei um outro site bem legal que fala sobre a Páscoa e coloquei no campo url, pra se você quiser ler.

    Obrigado mais uma vez e abraços,
    Gregório.

    ResponderExcluir
  12. Que Deus abençoe vc e sua família abundantemente! Uma bênção seus materiais!
    Monique Nunes-tia de escolinha bíblica

    ResponderExcluir
  13. Esse blog é muito rico em conteúdo vocês estão de parabéns!!!! Que Deus continue abençoando esse ministério!!

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pelo trabalho maravilhoso Alê,que Deus continue lhe abençoado.

    ResponderExcluir
  15. olá tia Alê.
    quero agradecer a DEUS por este blog pois tem me ajudado muito no meu ministerio infantil.
    sempre que preciso dou um pulinho por aqu. DEUS continue abençoando sua vida e de sua familia.
    TIA PEDRITA

    ResponderExcluir

Querido(a) amigo(a), por favor, coloque seu nome identificando-se no comentário.
Selecione >> Nome/URL