13 abril 2011

BILA - história evangelística

Olá crianças, hoje nós vamos ouvir uma história muito legal, de uma menina que gosta muito de fazer caretas. Mas essas caretas que ela faz mostram o que está em seu coração. E como será que é o coração dela?

Esta menina se chama Bila. Prestem atenção para ver se esta história lembra alguma coisa em sua vida.

A Bila é uma menina muito brava, olha só a cara dela. Ela não tem muita paciência com seus irmãos, briga por qualquer coisinha. E sabem de uma coisa? Ela gosta de fazer tudo do seu jeito, não aceita opinião de ninguém. Isto me lembra uma pessoa "rebelde", não é mesmo? A rebeldia não agrada a Deus. E quando alguém chama a sua atenção ela começa a chorar. (coloca a 2ª carinha) ela abre o bocão e grita, chora bem alto e faz pirraça. Será que aqui tem gente assim também como a Bila? Olha só como está ficando o coração dela. Cada vez mais sujo. (pingar iodo na água para ficar escuro)


E sabem crianças a Bila faz uma coisa que eu acho horrível (coloca a 3ª carinha) ela mostra a língua para as pessoas, ela faz careta para a sua professora e até para os seus pais. Isto é muito feio, não é mesmo?

A Bila não conhece a Palavra de Deus e ela não sabe que lá em Ef 6:1 diz "Filhos obedeceis a vossos pais no Senhor, pois isto é justo." Ela precisa obedecer aos pais e aqueles que são autoridades na vida dela. E sabe o que ela mais precisa aprender? A não falar mentira (coloca a 4ª carinha).

Ela é uma menina mentirosa, mente tanto que ninguém acredita nela. E Deus fala em Sua Palavra que o pai da mentira é o diabo (Jo 8:44). Acho que a Bila não sabe que quem fala mentira tem o diabo como pai. Eu não quero ter o diabo como pai, e vocês querem? A Bila é uma menina muito maldosa (coloca a 5ª carinha). Agora olhe para o coração de Bila e veja como está.  (pingar mais iodo na água para ficar escuro)

Ela gosta de puxar o cabelo das meninas, de dar beliscão nos meninos e até um "pedala Robinho" (tapa na testa) nos seus colegas. Ela não tem medo de ninguém e não leva desaforo para casa. Olha só a cara dela.

Assim ela não pode ter amiguinho nenhum, pois quem vai quer ter uma amiga assim?

Um dia Bila chegou mais cedo na escola e sem que ninguém a visse ela roubou um livro da Biblioteca. (colocar a 6ª carinha).

E ela continuou a roubar, foi um lápis, uma borracha, uma moedinha, aí não parou mais. Fazia tudo escondido é claro. Que coisa ruim não é Bila? Eu sei um versículo que diz que o diabo veio para matar, roubar e nos destruir (Jo 10:10). Acho que a Bila não é uma menina feliz só faz coisas erradas! Você não acha?

Mais um dia olha só o que aconteceu, (colocar a 7ª carinha) ela foi convidada a ir numa igreja, no início ela não queria ir, mas depois pensou..." Eu vou fazer muita bagunça lá. "

Mas chegando lá todos a trataram bem, ela louvou com as crianças, ela gostou e se sentiu importante. A professora do cultinho tinha uma história muito linda para contar, e era a história mais maravilhosa que alguém podia escutar. Esta história está em um livro todo sem palavras como este aqui, (pegue o livro) você quer ouvi-la? Então preste atenção (contar a história do livro sem palavras acrescentando e lembrando-se dos pecados que bila cometia). (colocar a 8ª carinha).

Fazer o apelo e dizer que Bila orou recebendo ao Senhor Jesus, pois ela se arrependeu e quis mudar de atitude. (coloca a 9ª carinha).

Obs: Pergunte as crianças: Como está o seu coração?  Será que você precisa pedir perdão hoje pelos seus pecados?

Crianças a Bila reconheceu que o que ela fazia era pecado. Agora com Jesus no seu coração ela é uma pessoa diferente. A sua família logo reconheceu que ela havia mudado. E na escola também, ela agora mostrava para todos o que Jesus fez em sua vida. (colocar a 10º carinha) Veja como a Bila está agora. ( colocar água sanitária na água para ficar claro de novo).

E você também pode ser uma criança alegre, feliz, obediente. É só realmente entregar sua vida a Jesus e fazer sempre o que agrada a Deus.





Ela no começo da história, ainda não tinha colocado o iodo, mas já estava com a mistura.

Já com o coração com iodo, com a mistura quando o iodo entra em contato com a água fica preto, sem a mistura o coração fica marrom.


E agora no final já com a água sanitária.


CLIQUE AQUI para saber como faz a mistura para o iodo em contato com a água ficar preto:


Sem o rostinho.


Tinha dúvidas com o rostinho, mas Magda me esclareceu, ele encaixa no cabelo da Bila, e não cai. :)

 
Fiz menos rostinhos do que o modelo original, como as minhas crianças são pequenas, elas acabam cansando fácil, por isso fiz com menos.


Essa Bila linda foi feita pela Magda Sarmento

Foto retirada do site: ESCOLA DOMINICAL



Molde feito por Magda Sarmento


HORA DA ATIVIDADE:




HORA DA LEMBRANCINHA:


Fiz de lembrancinhas esses fantoches para as crianças. :)

O passo a passo aqui:


HORA DA MÚSICA:



O sabão, lava meu rostinho, lava meu pezinho, lava minhas mãos.
Mas JESUS pra me deixar limpinho quer lavar meu coração.
Quando o mal, faz uma manchinha eu sei muito bem, quem pode me limpar.
É JESUS, eu não escondo nada, tudo Ele pode apagar.

25 comentários:

  1. muito criativo, parabéns por todas essas ideias!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Geórgia, fico muito contente que tenha gostado.

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  3. Que lindo é o seu blog, é um dos melhores que já vi. Que Deus continue te abençoando, sempre.
    Obrigada por deixar que Jesus te use desta forma!
    bj
    Luciana

    ResponderExcluir
  4. Amém, amém!
    Obrigada Luciana, de coração.
    Fico muito feliz com seu carinho.
    Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  5. Ti Ale, seu Blog é uma fonte de inspiração para o meu ministério, ontem nós utilizamos uma recurso visual maravilhoso que tiramos do seu Blog, ministramos as crianças com o recurso da boneca Bila, elas amaram! Obrigada por nos ajudar com idéias tão maravilhosas! Beijos no coração, que o senhor continue te usando tremendamente no seu ministério, e que vc continue dividindo com cada um de nós essas idéias tão brilhantes!

    ResponderExcluir
  6. Amém Tia Thereza,
    Fico muito feliz com seu carinho e que o blog possa estar ajudando os professores.
    Caso tenha tirado foto, me envie para que eu possa postar aqui.
    Que o Senhor continue abençoando você neste ministério tão lindo.
    Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  7. luciana moraes tia ale ficou a coisa mais bela do mundo não vejo a hora de fazer a minha muitas bençãos na sua vida

    ResponderExcluir
  8. Amém.
    Não esqueça de fazer como a Luciana e me mandar as fotos da sua Bila.
    Obrigada pelo carinho.
    Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  9. cristiane dutra da silva23 de março de 2012 às 13:19

    Estou muito feliz, pois seu blog tem me ajudado muito, depois que conheci seu blog algo de diferente aconteceu comigo. sou professora dos juniores e cada dia estou mais animada p trabalhar com minhas crianças.
    Obrigado! Que DEUS continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  10. Amém Cristiane.
    Que benção você estar animada! Glória a Deus por isso! Fico feliz que o blog tem te ajudado. DEus é fiel.
    Beijos no coração.
    Que o Senhor continue te animando e te abençoando.

    ResponderExcluir
  11. Louvado seja a Deus pela sua vida tia Alê, pois muito me abençoou não só com as histórias, como tbm com os moldes dos suplementos das histórias.
    Que Deus continue te usando como canal de benção.
    Karina - Campos dos Goytacazes.

    ResponderExcluir
  12. Amém Karina!
    Obrigada por esse recado tão carinhoso! Alegrou meu coração.
    Deus continue abençoando.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. A paz do senhor irmã, por fvaor se pdoer tem como vc mandar o molde do corpod a boneca Bila pq nao sei faezr sem o corpo e quero muito ela, vou lhe manda meu email se poder me mande por favor, obrigada a paz que DEUS lhe abençoe.
    celliamachado@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. ops Desuclpe me meu nome é célia

    ResponderExcluir
  15. A Paz do Senhor Célia,
    Estarei te enviando agora.
    Deus abençoe. Beijos com carinho.

    ResponderExcluir
  16. Tia Alê, eu amo o seu blog!
    Ele me ajuda muito!!!
    Abraço....

    ResponderExcluir
  17. Obrigado por me dá uma luz sou professora mas nunca fui professora de escola biblica infantil até pensei em desistir pois tudo que eu falava as crianças me dizia que já sabia mas com essa dica vou fazer a aula mais interessante pois o meu objetivo e falar de Jesus para eles mas agora vou falar na linguagem que eles entende

    ResponderExcluir
  18. Que bom tia Sandra!!!
    Glória a Deus por isso.
    Obrigada pelo carinho que sempre tem comigo.
    Beijinhos.
    Bençãos do Senhor.

    ResponderExcluir
  19. Porque dele, e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.
    << Romanos 11:35 Romanos 11:36 Romanos 12:1 >>a paz do senhor jesus eu queria um exemplo de pregação com esse tema com que devo trabalhar bjss,, me fala uma ideia a paz do senhor jesus

    ResponderExcluir
  20. a paz ,adoro sua ideias DEUS abençoe me ajuda muito bjss

    ResponderExcluir
  21. Adoro seu blog.Que Deus continue te abençoando.Me inspirei e fiz a Bila,me surpreendi pq ficou linda.Obrigada.

    ResponderExcluir
  22. Fiz a minha Bila e também ficou linda! :) Obrigada!

    ResponderExcluir
  23. Tia Alê paz do Senhor gostaria de saber qual história da Bíblia você contou para as Crianças na parte em que você fala do Livro.

    ResponderExcluir
  24. A paz do senhor amada eu gostei muito da história da bila mas gostaria de saber como faço para montar o corpinho dela com a garrafa...

    ResponderExcluir

Querido(a) amigo(a), por favor, coloque seu nome identificando-se no comentário.
Selecione >> Nome/URL