02 abril 2011

O SONHO DE FARAÓ - JOSÉ

Embora seja um privilégio, o ministério do ensino não é sempre fácil. Às vezes temos que ensinar em locais incômodos, e nem sempre podermos contar com a colaboração e apoio esperados. Mas uma coisa é certa: José não estava simplesmente preso e esquecido; ele estava à serviço de Deus na prisão, e quando chegou o tempo, seu ministério se expandiu para todas as partes do Império Egípcio. Da mesma forma, o seu trabalho, que hoje pode parecer pequeno ou penoso, a seu tempo produzirá bons resultados. "Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo coração, como para o Senhor e não para homens" (Cl 3:23)

Ler: Gênesis 41   
  

Versículo para DECORAR: "Deus estava com José e o abençoava em tudo que fazia" - Gênesis 39:23.

APLICAÇÃO: mostrar que os planos de Deus são perfeitos.

Introdução

Você sonha muito? Conte-nos um sonho engraçado que você já teve. Vocês se lembram que o copeiro e o padeiro de Faraó tiveram sonhos estranhos? José explicou o significado dos sonhos. O copeiro voltou para o palácio para trabalhar com o rei e se esqueceu de José. José já estava preso há dois anos.

Desenvolvimento

A Bíblia nos conta uma história muito interessante sobre um sonho do Faraó, rei do Egito. O sonho era esquisito e ele acordou muito preocupado. Então, mandou chamar todos os adivinhadores para que explicassem o sonho. Ninguém do palácio conseguiu fizer a Faraó o significado do seu sonho. Faraó ficou muito bravo, e então o copeiro lembrou-se de José, que explicou seu sonho quando esteve na prisão.
Contar a história.

Conclusão

A Bíblia diz que as pessoas podem fazer muitos planos, mas, no final, Deus é quem dá a resposta certa. "O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor" (Pv 16.1).
Às vezes não entendemos quando o papai e a mamãe dizem que temos que mudar de casa ou até de cidade. Você fica triste, mas se sua família ama a Jesus. Ele vai mostrar o que é melhor para vocês. Os planos de Deus são perfeitos, podemos confiar nEle.


Fonte: Editora Cristã Evangélica - Do Egito à Terra Prometida (5)


Esse foi o cenário que fiz para essa história.

Detalhes do CENÁRIO aqui:





HORA DA ATIVIDADE:








HORA DA LEMBRANCINHA:


Você pode fazer essa vaca com prato de papelão para festas na cor preta ou pintar de preto.


Eu fiz a minha vaca com prato de papelão, o resto foi feito de EVA e usei palito de sorvete.


Ou você pode dar alguns trigos amarrados com uma fita, para ele lembrarem da história.


HORA DA DRAMATIZAÇÃO:





HORA DA BRINCADEIRA:


Vamos brincar de passa anel? Já que falamos que José ganhou um anel do Faraó.

As crianças se colocam em fila, lado a lado, sentadas ou em pé, com as mãos unidas. Uma delas é escolhida para passar o anel que está entre as mãos da criança.
Inicia-se o jogo com a criança que está com o anel, passando de uma em uma das crianças, tentando deixar o anel por entre mãos unidas.
Após ir em todas as crianças, ela já deverá ter deixado o anel com uma delas. Após isso, a criança que estava com o anel e que o passou a outra, pergunta a qualquer uma das crianças, menos àquela que esta com o anel: Com quem você acha que está o anel? O anel pode ser substituído por uma pedrinha.


 Mais aulas e ideias sobre José do Egito clique aqui.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido(a) amigo(a), por favor, coloque seu nome identificando-se no comentário.
Selecione >> Nome/URL