Olhar para as crianças ao contar a narrativa e expressar os sentimentos da história bíblica.
1. BÍBLIA - Mostrar onde a história está situada na Bíblia, deixando-a aberta durante toda a exposição da lição.
2. NARRATIVA - Enfantizar o que aconteceu na narrativa do incío até o fim. Deve-se ensinar a lição de acordo com o nível de idade da criança. Deve-se contar a história de maneira simples, para as crianças que tem pouco conhecimento bíblico e com mais detalhes para as que tem maior conhecimento bíblico.
2.1 PALAVRAS - Usar suas próprias palavras. Conta-se a histórias com as próprias palavras e não lendo um papel ou livrinho.
2.2 VOCABULÁRIO - Usar vocabulário que as crianças entendam. Deve-se usar vocabulário que elas entendam e com expressões apropriadas. Procurar não assustar as crianças pequenas. Quando se usa uma palavra como por exemplo "fé", deve-se explicar o seu significado, no caso de uma criança não entender. O vocabulário das crianças vai aumentar à medida que as narrativas dorem sendo contadas.
2.3 ORDEM - Apresentar os acontecimentos em ordem cronológicas.
2.4 FATOS - Citar os fatos e os acontecimentos corretos.
2.4.1 Lugares - Dizer o lugar onde a narrativa aconteceu.
2.4.2 Nomes - Citar os nomes das pessoas da narrativa.
2.5 ANOTAÇÕES - Usar anotações curtas, se for necessário.
3. APLICAÇÕES - Ao término da história bíblica, fazer as aplicações das lições tiradas da narrativa à vida das crianças.
( Fonte - SOCEP)
O passo a passo que encontramos aqui é uma excelente ferramenta de trabalho. Tem sugestões simples possíveis de aplicar.
ResponderExcluirOlá tia Alê, tenho visitado o seu blog e preparado um material para trabalhar na igreja onde congrego, tenho gostado muito do seu jeito de ensinar .
ResponderExcluir