ELISEU E OS MILAGRES - AZEITE DA VIÚVA E FILHO DA SUNAMITA

Que grande exemplo nos traz o ministério de Eliseu! Cônscio de sua grande responsabilidade, pediu uma porção dobrada do espírito de Elias. Pediu e fez bom uso de seu dom, Sua fama cresceu além das fronteiras de Israel e desertos; era tido como "homem de Deus". Você também recebeu um dom especial, querido professor, e, se usá-lo com sabedoria, verá o seu ministério se expandir para fora da sala de aula, e, por todos será tido como um verdadeiro mestre na Palavra. " O que ensina esmere-se no fazê-lo" (Rm 12:7).

Ler: 2 Reis 2 a 13
    
  
Versículo para DECORAR: "Deus é sábio e poderoso" - Jó 12:13  

APLICAÇÃO: mostrar que Deus responde as nossas orações confrome a Sua vontade.

Introdução
Eliseu foi um bom ajudante para Eias, não o deixou até que Deus levasse Elias aos céus. Vocês se lembram do pedido que Eliseu fez a Elias: Ele pediu o dobro do poder que Elias tinha para fazer muitos milagres, e foi atendido. ( Porção dobrada do teu espírito. O termo "porção dobrada" não significa terminantemente o dobro do poder espiritual de Elias; refere-se, antes, ao relacionamento entre pai e filho, em que o filho primogênito recebia o dobro da herança que os demais (Dt 21.17). Eliseu estava pedindo que seu pai espiritual lhe conferisse uma medida abundante do seu espírito profético, para, deste modo, ele executar a missão de Elias. Deus atendeu ao pedido de Eliseu, sabendo que o jovem profeta estava disposto a permanecer fiel a Ele, apesar de toda a apostasia espiritual, moral e doutrinária a seu redor. - (Fonte: Bíblia de Estudo Pentecostal- CPAD) )Vocês tem pedidos? Vamos montar um quadro de oração com os pedidos de vocês! (Professor, de folhas em branco para desenharem o que querem pedir a Deus e devem colocar o nome, ou faça uma lista com os pedidos das crianças.)


O que será que aconteceu com Eliseu depois que Elias foi para junto de Deus?
Quando Eliseu voltou para a cidade, já estava diferente, As pessoas que o viram, perceberam que o poder que estava com Elias agora estava com Eliseu, e ele fazia muito milagres. Era conhecido como "homem de Deus". A Bíblia conta vários milagres que Deus fez através de Seu servo Eliseu.

Desenvolvimento

Certa vez, a viúva de um dos ajudantes do profeta procurou Eliseu e lhe disse que ela e seus dois filhos estavam passando por muitas necessidades. Seu marido havia deixado dívidas para pagar, mas ela não tinha dinheiro. O homem para quem ele deixa o dinheiro queria os seus filhos como pagamento pela dívida. Que coisa horrível, dar os filhos para pagar uma dívida!
Eliseu quis ajudar e perguntou o que tinha em casa; ela lhe respondeu que só tinha uma botija de azeite. O profeta mandou que pedissem emprestado aos seus vizinhos muitos potes; depois entrasse em casa com seus filhos, pegasse a botija de azeite que tinha e começasse a despejar azeite nos potes! Os meninos correram nas casas vizinhas e emprestaram muitos potes. A casa ficou cheia de potes. Vocês sabem o que aconteceu? Ela encheu o primeiro pote, depois encheu outro, e mais outro... e o azeite não acabava, só quando encheu o último pote foi que o azeite acabou. Isto foi um grande milagre! Eliseu mandou que ela vendesse o azeite para pagar a dívida e vivesse com o que sobrou. 
Eliseu andava por muitos lugares levando a mensagem de Deus. Sempre que passava por uma cidade chamada Suném, ficava hospedado na casa de um casal que o convidava para almoçar com eles. Esse casal era tão bom para Eliseu que fez um quarto para ele onde colocou uma cama, uma mesa e cadeira. Eliseu ficou tão feliz com o presente que também quis dar-lhes alguma coisa especial. Eliseu soube que eles não tinham filhos, e, por isso, orou a Deus por eles, e, mesmo o marido já sendo bem velho, Deus os abençoou com um filho! A mulher ficou muito feliz com o nenê.
Mas, quando o menino já estava grandinho, ficou doente e morreu. Seu mãe o deitou na cama de Eliseu e, na mesma hora, foi procurar o profeta. Eliseu voltou com ela para casa. Quando chegaram lá, Eliseu orou ao Senhor e Deus ressuscitou o menino.
Eliseu também foi um herói, porque tinha o poder de Deus.

Conclusão

Eliseu foi um grande servo de Deus; andava nos caminhos do Senhor. Deus ouvia as suas orações e as respondia. Se você estiver fazendo as coisas que Deus gosta, Ele vai ouvir sua oração e responder conforme a vontade dEle.

Fonte: Editora Cristã Evangélica - HERÓIS, REIS E RAINHAS (10). Todas as aulas da revista clique aqui


Você pode usar vários tipos de potes para dramatizar a história.


Você pode fazer uma casa de papelão, ou de caixa de leite, ou de sapato, para contar a história da sunamita.


AZEITE DA VIÚVA













Mais VISUAIS aqui:


FILHO DA SUNAMITA







Mais modelos de VISUAIS aqui:


HORA DA ATIVIDADE:

















Mais ATIVIDADES aqui:



HORA DA LEMBRANCINHA:


Você pode dar um vaso de barro pequeno, custa em média 50 centavos, ele tem cerca de 5 cm, pode colocar um versículo dentro, ou pedir para eles pintarem.




Ou você pode dar lembrancinhas que lembram bebês.

Mais modelos de BEBÊS aqui:



IDÉIA:


Você pode fazer três jarras, em cada uma escrita SIM, NÃO E ESPERE. Você irá enfatizar que Deus respondeu SIM para os pedidos de Eliseu, mas Ele pode responder SIM, NÃO e ESPERE para as nossas orações.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Blog Widget by LinkWithin

2 Comentários :

Fa. Jana Comentou:

Linda! a casa de feita com caixa de leite gostaria do passo a passo a minha filha ficou encantada pois faço artesanato com caixas de leite.Parabéns!

Blog Tia Alê Comentou:

Fico feliz que tenha gostado da ideia.
DEus continue abençoando.
beijos no coração.

Postar um comentário

Querido(a) amigo(a), por favor, coloque seu nome identificando-se no comentário.
Selecione >> Nome/URL