22 março 2011

DIA DA ÁGUA! 22/03


Apesar do nosso planeta se chamar Terra, a maior parte da superfície dele é formada por água! É isso mesmo, 2/3 da Terra são cobertos por esse líquido tão importante para os seres vivos.

Por ter essa importância tremenda é que todos devem ficar bem atentos para usar a água sem desperdício.

Banho demorado, torneira pingando e muitas outras coisas que parecem inofensivas no nosso dia a dia, acabam se tornando vilões quando o assunto é: PRESERVAR A ÁGUA!



BANHO RÁPIDO

Por mais que você esteja com calor, não é uma boa ideia para o meio ambiente ficar um tempão embaixo do chuveiro se refrescando. O banho deve ser rápido! Nada de ficar distraído enquanto litros e litros de água vão parar no ralo!

Para deixar o corpo todo limpinho, 5 minutos são o tempo suficiente. A economia de água é ainda maior se você fechar o registro enquanto se ensaboa.

O ideal é ficar no máximo 15 minutos debaixo do chuveiro.


TORNEIRA FECHADA

Na hora de escovar os dentes, molhe a escova e feche a torneira em seguida. Abra de novo só na hora de enxaguar a boca.

Se uma pessoa escova os dentes em cinco minutos com a torneira não muito aberta, gasta 12 litros de água na casa e 80 litros de água no apartamento.

No entanto, se molhar a escova e fechar a torneira enquanto escova os dentes e, ainda, enxaguar a boca com um copo de água, consegue economizar mais de 11 litros de água na casa e 79 litros de água no apartamento.


REGADOR NELAS

Use um regador para molhar as plantas ao invés de utilizar a mangueira. Isso ajuda a economizar água e, ao mesmo tempo, é bem divertido.

Ao molhar as plantas durante 10 minutos com a mangueira, o consumo de água pode chegar a 190 litros. Dá pra economizar bastante usando o regador.


VASSOURA EM AÇÃO

Use a vassoura e não a mangueira para limpar a calçada de casa. Deixe a preguiça de lado e exercite os braços!

No Brasil, é comum lavar a calçada só com a mangueira, mas em outros países pessoas que fazem isso podem até levar multas por desperdício de água. Em 15 minutos são perdidos aproximadamente 280 litros de água.


UM COPO SÓ!

Para lavar cada copo que você usa para tomar água, são necessários outros 2 copos de água para lavá-lo, acredita? Desse jeito, fica um pouco caro matar a sede às custas do planeta.

Por isso, a dica é simples: use o copo para beber água mais de uma vez. Cada pessoa, em casa ou no trabalho, pode ter seu copo ou caneca de cor ou padrão diferente e reusá-lo.



CARRO LIMPO

Todo mundo gosta de ter o carro limpo, mas vamos com calma pra não exagerar na água. Na hora de ajudar o papai a lavar o carro, não utilize mangueira. Use balde e pano e você vai gastar aproximadamente 40 litros de água.

Muita gente leva até 30 minutos ao lavar o carro. Com uma mangueira não muito aberta, gastam-se 220 litros de água. Com meia volta de abertura, o desperdício alcança 560 litros. É muita coisa!


PEGA, LADRÃO!

Torneira pingando, encanamento vazando, descarga desregulada? Fique de olho, pois essas são formas bobas de desperdício de água que devem ser imediatamente resolvidas.

Gotejando, uma torneira chega a um desperdício de 45 litros por dia. Isto é, cerca de 1.350 litros por mês.


LOUÇA LIMPA

Para dar uma força para a mamãe na cozinha, ajude a limpar bem os restos de comida de pratos e panelas antes de colocar na pia. A dica é ensaboar tudo o que tem que ser lavado primeiro e só depois abrir a torneira para lavar tudo de uma vez.

Se a sujeira estiver muito colada, coloque os itens de molho cheios de água ou na pia, para soltar mais fácil.

Numa casa, lavando louça com a torneira meio aberta em 15 minutos, são utilizados 117 litros de água. Com economia o consumo pode chegar a 20 litros.




LIXO NO LIXO

Nunca use o vaso sanitário como lixeira para descartar cotonetes, fio dental, cabelos e por aí vai. Lugar de lixo é no lixo e todo mundo sabe disso.

Cada vez que você dá descarga, são gastos aproximadamente de 10 a 14 litros de água. Por isso, evite dar descarga sem necessidade.

Se você joga lixo na privada ainda corre o risco de causar um entupimento, o que não vai ser nada legal.


ROUPAS UNIDAS

Aconselhe a mamãe a deixar a roupa acumular e lavar tudo de uma só vez.

Utilize a máquina de lavar somente quando estiver na capacidade total. Uma lavadora de cinco quilos consome 135 litros de água a cada uso.

Se ela usar o tanque para isso, diga para ela fechar a torneira enquanto ensaboa e esfrega a roupa.


FAÇA A SUA PARTE!

Quantas dessas dicas você já conhecia?

Se a resposta foi "todas", você está de parabéns!

Mas se ainda não conhecia nenhuma, não fique triste! Ainda dá tempo de colocar todas as dicas em prática e ensiná-las para os seus amigos, vizinhos e para a sua família.

Faça a sua parte!


Fonte: Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e UOL.




3 comentários:

  1. tia ale,valeu apena ficar até mais tarde futucando o computador e encontrar blog de qualidade.vc é inteligente,sensata nos comentérios ´muito criativa.MEUS PARABÉNS.vc é realmente uma benção.desde já,obrigada.odiléia.

    ResponderExcluir
  2. Olá Odiléia, obrigada querida pelo carinho. Fiquei muito feliz.

    Deus abençoe grandemente.

    Bjs querida.

    ResponderExcluir
  3. Tia Alê, estou querendo montar algumas dicas para colocar no meu site e também falar sobre este assunto tão importante, posso utilizar as imagens e dicas que colocou aqui ? vou citar a fonte. fico no aguardo. obrigada.

    ResponderExcluir

Querido(a) amigo(a), por favor, coloque seu nome identificando-se no comentário.
Selecione >> Nome/URL