A PRIMEIRA PÁSCOA

É bom que tenhamos sempre em nossa mente, como motivo de alerta e gratidão, o fato de que somos o que somos não graças a nós mesmos, mas a Deus e ao que Ele fez por nós. Somos livres do domínio do pecado, regenerados e capacitados por causa do Cordeiro de Deus que morreu pelos nossos pecados. Seja esse o nosso estímulo para servi-lO com amor e dedicação, pois Ele não apenas morreu, mas reviveu trazendo-nos uma nova vida. Se você reconhece que Deus deu o melhor para você, então dê tudo de si para Ele, lembrando que: "Aquele que não poupou o Seu próprio Filho, antes, por todos nós O entregou, porventura não nos dará graciosamente com Ele todas as cousas?" (Rm 8.32).


 Ler: êxodo 11 e 12
   
  Versículo para DECORAR: "O Senhor é a minha força..." - Êxodo 15.2.

APLICAÇÃO: mostrar que vale a pena ficar do lado de Deus.


Introdução

Deus queria libertar Seu povo da escravidão do Egito, mas Faraó não o libertava. Vimos que Deus enviou pragas para ao Egito para convencer Faraó, mas ele não mudava de idéia. (recorde as nove pragas-  1º praga - água se transformou em sangue; 2º praga era as rãs; 3º praga transformou pó da terra em piolhos; 4º praga eram moscas; 5º praga foi a pestes nos animais; 6º praga constituiu-se de úlceras; 7º praga foi a chuva de pedras; 8º praga foram os gafanhotos; 9º praga que o sol escurecesse por três dias. )

Então Deus mandou Moisés anunciar a 10º praga a Faraó. Será que dessa vez ele vai deixar o povo sair?

Desenvolvimento

Moisés disse a Faraó que Deus enviaria um anjo para ferir os primogênitos dos egípcios. O filho mais velho de cada família seria morto, inclusive dos animais.
Antes que Deus enviasse a última praga ao Egito, ordenou a Seu povo que fizesse uma série de coisas: comer carne assada de cordeiro e pão, calçar as sandálias, ficar com o cajado nas mãos (era o bastão que os pastores usavam para conduzir as ovelhas), já vestido, pronto para viajar. Mas, porque será que Deus estava pedindo essas coisas? Porque Deus os tiraria do Egito.
Deus mandou, também, que as famílias de Israel colocassem o sangue do cordeiro nos portais das casas (lado de cima da porta), para que seus primogênitos não fossem mortos. Esse era o sinal para marcar as casas dos israelitas. Deus disse a Moisés: "Porque o Senhor passará para ferir os egípcios; quando vir, porém, o sangue na verga da porta... passará o Senhor aquela porta, e não permitirá ao destruidor que entre em vossa casas, para os ferir" ( Êxodo 12:23). O povo não poderia desobedecer a esta ordem, para que seus filhos não morressem.
Essa preparação para o povo sair do Egito, Deus chamou de Páscoa. E quando os israelitas entrassem na Terra Prometida, eles deveriam fazer uma festa para comemorar aquele dia. A qual foi a primeira Páscoa. Até hoje os israelitas comemoram a Páscoa. Nós também comemoramos a Páscoa, mas ela não tem nada a ver com coelhinhos ou chocolates, mas é para lembrar que Jesus morreu e derramou Seu sangue para nos salvar do pecado, e depois de três dias Jesus ressuscitou.
Depois que os israelitas fizeram tudo o que Deus mandou, Ele então enviou a última praga: a morte dos primogênitos. O senhor feriu todos os primogênitos do Egito. Os filhos dos israelitas não morreram por causa do sangue do cordeiro que havia na porta da casa deles.
Só depois da morte dos primeiros filhos de cada família, inclusive do filho de Faraó, que ele resolveu libertar o povo de Israel.

Conclusão

O sangue de um cordeiro, passado nas portas das casas, livrava da  morte o filho mais velho da família. Depois disso, a cada ano, o povo de Israel continuava comemorando essa festa chamada Páscoa.
Na festa da Páscoa, nós lembramos a morte de Jesus, que também derramou o Seu sangue para nos libertar do pecado, e também que Ele ressuscitou para nos dar uma nova vida. Você já aceitou a Jesus como seu Salvador? ( Professor, exponha o plano da salvação.)


Fonte: Editora Cristã Evangélica - Do Egito à Terra Prometida (11)


Revisei a aula passada clique aqui  com essa caixa de sabonetes variados e encapei com EVA preto e escrevi 10 pragas. Na hora da história você vai tirando praga por praga, algo que lembre elas. Usei um frasco de tinta vermelha para a 1ª, uma rã de pelúcia para a 2ª, um pente de piolho para a 3ª, uma asa de mosca feita com papel transparente para retroprogetor para a 4ª,  uma bolsinha de vaca para a 5ª, uma luva para a 6ª, uma pedra de verdade para a 7ª, um arquinho com antenas verdes para a 8ª e um óculos escuros para a 9ª e uma mamadeira para a 10ª.´

Mais idéias como essa aqui:

Esses foram todos os personagens que fiz para contar a história da 10ª praga e da 1ª Páscoa. O faraó, o filho dele também feito de EVA dourado, Moisés, duas casas, uma sem o sangue e outra com o sangue, uma mesa com 4 hebreus e a carne em cima da mesa, o anjo e depois no final coloquei como o hebreu devia estar vestido, como Deus ordenou. No final você tira o nenê do Faraó e coloca perto do número 10, para falar que essa foi a 10ª praga.

O molde deste bebê aqui:




Este cenário fiz para contar esta história na época da Páscoa.
  









Mais VISUAIS aqui:






HORA DA ATIVIDADE:





Mais ATIVIDADES aqui:

HORA DA LEMBRANCINHA:



Você pode dar o pão e o suco de uva numa sacola kraft. Abaixo está a receita do pão asmo, se não pode usar um mini pão sírio, usei um vidrinho com tampa para colocar o suco.
Eu fiz essa casa de EVA e passei tinta vermelha nos portais, e escrevi o versículo da lição.


OU você pode dar um pouco de  pão asmo num saquinho, para as crianças levarem para casa e comer com os pais. O vídeo está postado logo abaixo na IDÉIA.


HORA DA DRAMATIZAÇÃO:


Você pode se vestir, ou vestir uma criança, para elas visualizarem os hebreus vestidos para a viagem.


IDÉIA:

video
Este vídeo ensina a fazer pão sem fermento. Se fizer igualzinho está na receita fica perfeito! E as crianças AMARAM!

RECEITA PÃO ASMO:

2 copos americanos de farinha
1/2 copo americano de água
1/3 copo americano de azeite
meia colher de sal

Neste vídeo você vê o passo a passo desta receita. Vamos fazer?

Outra aula sobre a Primeira Páscoa, clique aqui.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Blog Widget by LinkWithin

6 Comentários :

Renata Comentou:

aahh, maravilhoso!!
lembrie de um material ótimo também sobre as pragas que vem na revista da série conectar, do pluginho numero 3 (um líder especial) da editora cristã evangélica. São os números beeem grande com os desenhos das pragas dentro dos números! Lindõões. Essa revista é maravilhosa! Super aprovei. Fica a dica pra quem quiser/puder.

Abraços

Blog Tia Alê Comentou:

Olá Renata, que DICA legal! Obrigada!
Amamos novidade!
Sempre que puder nos ajude com suas dicas.
Beijos no coração.

Anônimo Comentou:

Amei as suas dicas!!! Que Deus continue abençoendo voce no ministerio infantil!!
Eliana

Damaris Nishimura Comentou:

muito bom seu blog tia Ale que Deus continue te abençoando ricamente sou professora na Batista Maanaim de Belo Horizonte e as vezes busco suas idéias de aulas e lembrancinhas.Graça e Paz.

Blog Tia Alê Comentou:

Amém meninas!!!
Obrigada pelo carinho de vocês. Deus é fiel!!!
Deus continue te abençoando vocês.
Beijos.

Blog Tia Alê Comentou:

Amém Eliana e Damaris,
Obrigada pelo carinho.
Deus abençoe vocês.
Beijos no coração.

Postar um comentário

Querido(a) amigo(a), por favor, coloque seu nome identificando-se no comentário.
Selecione >> Nome/URL