OS DISCÍPULOS DE JESUS

Às vezes, na jornada cristã, nos sentimos "sozinhos". A família não compreende a dimensão do nosso trabalho na igreja; os amigos nos criticam; a sociedade nos chama de fanáticos; e nem sempre podemos contar com aquele "amigão" de confiança. Mas podemos contar com um Amigo que está sempre disposto a nos ajudar e que nos ama incondicionalmente. Ele tem palavras de consolo e de ânimo. Esse amigo é Jesus. A gente pode confiar naquele que disse: " E eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos" (Mt 29:20).



Ler: João 1:43-51, Marcos 3:13-19

  
Versículo para DECORAR: "Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre" - Hebreus 13:8

APLICAÇÃO: ensinar que Jesus é o nosso melhor amigo.

Introdução

Ricardo estava super feliz. Ele havia acabado de ganhar uma bola nova de seu pai. O que ele mais gostava de fazer era jogar futebol, mas jogar sozinho não tem graça! Ricardo pegou a bola e foi para a rua, reuniu alguns amigos e montou dois times. Agora poderiam jogar bola no campinho perto de sua casa. Quando temos amigos tudo fica melhor.

Desenvolvimento

Jesus também queria ter amigos. Por onde Ele passava sempre havia muitas pessoas que O seguiam. Algumas O seguiam por curiosidade, para ver os milagres que fazia: outras pessoas queriam aprender sobre as coisas que Ele ensinava.
Foi então que Jesus resolveu escolher algumas pessoas para estarem mais pertinho dEle, seriam os Seus discípulos, pois assim aprenderiam ainda mais sobre as coisas de Deus e poderiam ensinar outras pessoas.
Certo dia, Jesus estava indo para a região da Galiléia e encontrou-se com um homem chamado Filipe. Jesus disse a Filipe: " Venha comigo!"
Filipe ficou muito contente com o convite de Jesus. Depois Filipe encontrou com o amigo Natanael e, bem animado, lhe disse: "Eu conheci uma pessoa muito especial, aquele homem prometido por Deus, de quem os profestas no Antigo Testamento falavam".
Natanael ficou admirado, mas duvidou, por isso Filipe falou para ele: "Venha e veja com seus próprios olhos".
Quando Natanael chegou perto de Jesus, Jesus o viu e disse: "Natanael é um verdadeiro homem do povo de Deus".
Então Natanael chegou perto de Jesus: " De onde o Senhor me conhece?"
Jesus respondeu: "Antes de Filipe o chamar, eu já tinha visto você sentado debaixo da árvore".
Natanael ficou surpreso com isso _ "Como ele me viu", pensou.
Natanael percebeu que Jesus era realmente uma pessoas diferente (Ele é o Filho de Deus), e resolveu seguir a Jesus, tornando-se um discípulo. E você, tem falado do amor de Jesus para os seus amiguinhos?
Na lição passada Jesus chamou Pedro para O seguir e ser Seu discípulo. E na lição de hoje, quem também se tornou discípulo de Jesus? Filipe e Natanael (também chamado Bartolomeu). Jesus também chamou outros discípulos: Tiago, João, André, Mateus, Tomé, Tiago, Tadeu, Simão e Judas Iscariotes. No total era 12 discípulos que andavam o tempo todo com Jesus e aprendiam muito com Ele. Quando mais conheciam a Jesus e viam o que Ele fazia, mais acreditavam ser Ele o Filho de Deus e sentiam-se felizes por tê-lO como Amigo.
Vocês podem pensar que esses homens eram diferentes, mas não eram. Tinham famílias, trabalhavam também, como o pai de vocês. Porém, aqueles deixaram tudo para seguir a Jesus.

Conclusão

É muito bom termos amigos que podem brincar, passear, dormir em nossa casa. Melhor ainda é saber que o nosso maior e melhor Amigo é Jesus. Ele sempre está conosco pronto a nos ajudar e nos proteger de todo o mal. Jesus faz companhia tanto nos momentos alegres como tristes.

Fonte: Editora Cristã Evangélica - A VIDA DE JESUS e alguns de seus milagres (5).   Revista completa clique aqui 


Jesus e seus discípulos. Como já comentei, sempre faço Jesus maior, para que as crianças consigam diferenciar Ele dos demais. Sei que Ele não era maior em altura, é apenas um método que uso para eles fixarem bem o contexto da história. Pois os meus são pequenos e desviam a atenção com facilidade. Fiz eles com o método usado aqui , usei os mesmo bonecos usados para contar sobre José e seus irmãos. E Jesus eu usei o tubo de rolo de saquinho plástico (usado para cozinha), e o restante de tubo de rolo de papel higiênico.

Chamei as crianças a frente, para cada uma simbolizar um discípulo, quando o nome coincidia melhor ainda. Assim falamos umas 200 vezes os nomes de todos! :)

Jesus e os discípulos!

Tentei caprichar ao máximo em Jesus! SEnhor, te amo!

Clique nas imagens para AMPLIAR!
























 












Mais VISUAIS clique aqui

HORA DA ATIVIDADE:








Mais ATIVIDADES clique aqui
HORA DA LEMBRANCINHA:


Fiz esse peixe simbolizando o cristão e escrito JESUS em preto, com imã.

O molde clique aqui




O molde clique aqui


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Blog Widget by LinkWithin

8 Comentários :

Anônimo Comentou:

Eu adorei este site por que fala do nosso Salvador que foi Jesus.

Joana Maria Comentou:

Parabéns, amada pelo belíssimo trabalho voltado para nossos pequeninos. Q Deus te abençõe ricamente,

Joana

Blog Tia Alê Comentou:

Amém meninas!
Deus abençoe vocês também.
Obrigada pelo carinho.
Beijos.

WALQUIRIA 16 DE NOVEMBRO DE 2012 Comentou:

OI,SOU WALQUIRIA,PROFESSORA DO 5º ANO E TAMBÉM DA ESCOLA DOMINICAL DA IGREJA QUANDRANGULAR EM CANANÉIA.ADOREI O SEU BLOG.BELISSIMIO TRABALHO.CONTINUE NOS DANDO DICAS DE COMO PREPARAR AS NOSSAS AULAS E QUE DEUS TE ABENÇOE IMENSAMENTE À VOCÊ E SUA FAMÍLIA.BJS

WALQUIRIA 16 DE NOVEMBRO DE 2012 Comentou:

OI,SOU PROFESSORA DO 5º ANO E TAMBÉM DA ESCOLA DOMINICAL DA IGREJA QUADRANGULAR DE CANANÉIA.ADOREI O SEU BLOG ,E ESPERO QUE CONTINUE NOS DANDO DICAS DE COMO NOS PREPARAR PARA ENSINAR NOSSAS CRIANÇAS SOBRE JESUS.QUE DEUS TE ABENÇOE IMENSAMENTE;À VOCÊ E SUA FAMÍLIA.

Blog Tia Alê Comentou:

Amém Walquiria!
Fico feliz com o recado, que tenha gostado do blog. Deus é maravilhoso.
Deus continue te abençoando.
Beijos no coração.

Liben Comentou:

Estou ensinando sobre os discípulos e preciso ensinar sobre Tadeu mas não estou encontrando nada a respeito a não ser a passagem bíblica de João 14. Alguém pode me ajudar?
meu email: libengodoi@gmail.com

Blog Tia Alê Comentou:

Liben, especificamente não tenho.
Deus abençoe.

Postar um comentário

Querido(a) amigo(a), por favor, coloque seu nome identificando-se no comentário.
Selecione >> Nome/URL