23 setembro 2010

LIVRO SEM PALAVRAS - APLICAÇÃO





Apresentação da Mensagem da Salvação, usando o LIVRO SEM PALAVRAS.



INTRODUÇÃO:

Professor: Oi como vai?
João: Bem, obrigado.
Professor: Como você se chama?
João:João.
Professor: Prazer em conhecê-lo, João, Meu nome é (...). Tenho um livro que gostaria de mostrar-lhe. Esse livro não tem palavras. Só tem cores, mas as cores contam a história verdadeira mais linda que você já ouviu. Esta história está na Bíblia, o Livro de Deus. Ele nos deu a Bíblia para que possamos aprender mais sobre Ele. Você gostaria de ouvir a história?
João: Claro! Parece boa.
Professor: A página dourada conta a parte mais interessante da história.



PÁGINA DOURADA




Professor: Do que esta cor dourada faz você se lembrar?
João: De anéis e correntes de outro.
Professor: Estas coisas são mesmo valiosas e muito especiais. Mas, esta página dourada me faz lembrar de um lugar especial chamado Céu. O Céu é onde Deus vive. A Bíblia nos conta que, lá no Céu, a praça da cidade é feita de outro puro e transparente como vidro. Deus nos diz muitas outras coisas sobre a Sua casa. Ali ninguém fica doente e ninguém morre. Não há noite ali. Todas as pessoas no Céu serão perfeitamente felizes - sempre. A coisa mais maravilhosa sobre o Céu é que Deus Pai e Seu Filho, o Senhor Jesus, estão lá. Você sabe quem é Deus?
João: Ele é quem fez todas as coisas.
Professor: É isso mesmo. Deus fez o céu e também as estrelas, as flores, o mar _ tudo que existe no universo. Ele também fez você e o ama muito. (Mostre Leia 3:16a para a criança.) A Bíblia diz: "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira..." Isto significa que Deus ama cada pessoa, incluindo eu e você. Deus fez você e o ama, e por isso Ele quer que você faça parte da Sua família e esteja com Ele no Céu, algum dia. Que lugar especial vai ser! É perfeito. Deus também é perfeito e santo. Ele nunca pensou, disse ou fez qualquer coisa errada. É por isso que Sua casa, o Céu, é também perfeita.
 Frase de ligação: Mas há uma coisa que nunca pode entrar no Céu. É o pecado.



PÁGINA ESCURA






Professor: Você sabe o que é pecado?
João: As coisas ruins que fazemos?
Professor: Isso mesmo. Pecado é tudo que pensamos, dizemos ou fazemos que não agrada a Deus. O pecado tem causado sofrimento e tristeza em nosso mundo. Você lembra algumas coisas que as pessoas fazem e que são pecado?
João: Roubar, mentir, desobedecer à mamãe, dizer palavras feias ou grosseiras.
Professor: Sim, essas coisas são pecado. A Bíblia diz? "Pois todos pecaram..." (Leia Romanos 3:23). Todos significa que cada um de nós, eu e você também. Nós pecamos porque nascemos com o "desejo" de fazer coisas erradas. Deus disse que o pecado deve ser castigado. O castigo do pecado é a morte _ ficar separado de Deus para sempre. Deus sabia que você não podia fazer nada para se livrar do seu pecado.
Ele sabia que você não podia ser bom o bastante para agradar-Lhe. Então, Ele arranjou um meio de perdoar o seu pecado.
Frase de ligação: Deus tem um plano maravilhoso para você e eu não sejamos castigados pelos nosso pecados.



PÁGINA VERMELHA




Professor: Deus nos ama tanto que enviou Seu único Filho, o Senhor Jesus Cristo, a este mundo. Jesus nasceu como um bebê,cresceu e tornou-se um homem. Jesus nunca fez nada errado _ Ele é perfeito. Mas, certo dia, homens cruéis colocaram uma cora de espinhos em Sua cabeça e pregaram o Senhor Jesus numa cruz. Quando O pregaram na cruz, o que saiu de Sua mãos e Seus pés? (Sangue). A Bíblia diz que sem derramamento de sangue não pode haver o perdão (Hb 9:22b). O Senhor Jesus recebeu o castigo que você e eu merecemos pelos nossos pecados. A Bíblia diz que enquanto Jesus estava pendurado na cruz, Deus colocou sobre Ele os pecados de todo nós. Todas as nossas mentiras, maldades, mau comportamento; todos os nosso pecados doram colocados sobre o Filho de Deus, que não tinha pecado. Ele sofreu muito. O Senhor Jesus morreu e foi sepultado (Leia 1Co 15:3,4). A Bíblia diz que "Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as EScrituras". Este foi o trabalho que o Senhor Jesus veio fazer para nos salvar do pecado. Mas, ao terceiro dia, a coisa mais maravilhosa aconteceu. Deus deu novamente vida a Ele. Ressuscitou Jesus dos mortos! O Senhor Jesus voltou a viver! Ele andou na terra e muitas pessoas O viram. Muitos até falaram com Ele. Depois, o Senhor Jesus voltou para o Céu e está lá agora, com Deus, o Seu Pai.
Frase de ligação: Agora, por causa do que o Senhor Jesus fez por você, seus pecados podem ser perdoados. 



PÁGINA LIMPA



APELO

Professor: Deus quer perdoar os seus pecados, levá-los embora e fazer de você Seu filho. Você gostaria de ler o que Ele diz? (Veja João 1:12)
Vamos examinar uma parte de cada vez. "...o receberam...aos que crêem no seu nome". Receber Jesus significa crer de todo coração que Ele morreu na cruz pelos seus pecados e depois ressuscitou. Você precisa estar disposto a abandonar o seu pecado e crer que só o Senhor Jesus pode perdoá-lo. Ele vai pôr a Sua vida em você e Deus o tornará Seu filho _ filho de Deus. Este é o significado do restante do versículo quando diz: "deu -lhes poder de serem feitos filhos de Deus; a saber, aos que crêem no seu nome". Você pode dizer neste momento  ao Senhor Jesus que pecou e que crê que Ele morreu por você. Quer recebê-lO agora?
João: Quero!
Professor: Por que você precisa receber o Senhor Jesus?
João: Porque fiz coisas erradas.
Professor: O que o Senhor Jesus fez por você?
João: Ele morreu na cruz e recebeu o castigo por mim. E Ele ressuscitou.
Professor: O que você quer dizer a Deus neste momento?
João: Que eu pequei e quero receber o Senhor Jesus como meu Salvador.
Professor: Vamos abaixar a cabeça e você pode dizer isto ao Senhor Jesus em suas próprias palavras. João: "Senhor JEsus, sei que sou pecador e que fiz coisas erradas. Creio que o Senhor morreu por mim. Eu O recebo, então, neste momento, como meu Salvadore peço que perdoe os meus pecados. Amém."

CERTEZA DA SALVAÇÃO

Professor: De quem você é filho, agora?
João: De Deus.
Professor: Como você sabe?
João: Acabei de orar para receber Jesus conforme dizia o versículo.
Professor: Vamos ler de novo (João 1:12), mas colocando o seu nome no versículo. Mas, a João que o recebeu, deu-lhe o poder de ser feito filho de Deus; a saber, a João que crê no seu nome. Quando você crê no Senhor Jesus Cristo e O recebe, você se torna filho de Deus. Isso não é maravilhoso, João?
João: É, sim.
Professor: Vamos ler outro versículo. (Veja Hebreus 13:5b com a criança). O Senhor Jesus Cristo nunca vai abandonar você, João. Você pode conversar com ELe sempre que quiser e em qualquer lugar. Ele lhe dará poder para fazer o que é certo. João, o Senhor Jesus Cristo vai deixar você algum dia?
João: Não, a Bíblia diz que Ele nunca vai me deixar.
Professor:Você pode gravar essa promessa em seus dedos, para levá-la com você e sempre lembrar dela: Jesus... nunca ...vai...deixar...  João. O Senhor Jesus Cristo está sempre pronto a ajudá-lo e dar-lhe forças para fazer o que é certo (Hb 13:6).
Frase de ligação: Quando você se torna filho de Deus, Ele quer que você O conheça melhor.



PÁGINA VERDE




Professor: A cor verde me lembra coisas que estão crescendo. Como folhas, grama, flores e árvore. Esta página me lembra a nova vida, a Vida Eterna que você recebeu de Deus. Quando você recebe o SEnhor Jesus como seu Salvador do pecado, é como se você fosse um nenê recém-nascido na família de Deus. Deus quer que você cresça, aprendendo mais sobre Ele. Quando você aprende mais sobre o SEnhor Jesus, aprende também como agradar a Ele. Você tem o poder e a força que Ele lhe dá para fazer o que é certo. Mas, quando você faz uma coisa errada, comete um pecado, o que pode, então fazer? Vamos ler aqui 1Jo 1:9.
João: (Lê o versículo).
Professor: Deus sabe quando você peca, mas Ele quer que vocÊ confesse o seu pecado. Confessar significa contar a Deus o que você fez ou reconhecer o erro que cometeu. No momento em que perceber que agiu mal, conte imediatamente ao Senhor . Ele vai purificá-lo desse pecado, porque prometeu fazer isso. Peça-Lhe que o ajude a não errar outra vez. Lembre-se, agora que você é filho de Deus. Peça que ELe lje dê o poder e a força para obedecer-Lhe e fazer o que é certo. Ele não é realmente um maravilhoso Salvador e amigo?


Fonte: Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças - APEC


 Esse vídeo é excelente, da Editora Cristã Evangélica. Vale a pena conferir:



Mais sobre o Livro Sem Palavras, clique aqui.




12 comentários:

  1. amei o seu blogger e que Deus continue te abençoando ricamente, pois, através da sua vida e dedicação, Deus tem trabalhado na vida de muitas pessoas, como na minha, dando mais criatividade para o meu ministério.

    ResponderExcluir
  2. Amém Jessica.

    Obrigada pelo carinho. Fiquei emocionada com seu recado.
    Bençãos do Senhor.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Nosso o seu é muito legal e útil, amei que bom te - lo encontrado, que deus continue abençoando grandemente este ministério tão abençoado.

    ResponderExcluir
  4. Amém! Que bom que gostou do blog.
    Deus é fiel!
    Que o Senhor continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  5. Nós fizemos um livros sem palavras bem grande para as crianças. Ele fica sempre disponível para em meio às histórias, relembrarmos às crianças a mensagem da salvação. Seu blog tem sido muito inspirador para o ministério infantil de nossa congregação. Obrigada, Tia Alê. Que Deus continue lhe usando. Vc já alcançou mt mais crianças que imagina!

    ResponderExcluir
  6. Amém!!!
    O Livro Sem Palavras é maravilhoso, também uso no meio das histórias!!!
    Obrigada pelo carinho e pelo recado.
    Deus continue abençoando grandemente.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Nossa,amei! Muito bom! que Deus te abençoe poderosamente

    ResponderExcluir
  8. Deus abencoe,que atraves desse simples livros os pequeninos venha entender o plano da salvação .Deus seja louvado na sua vida bjs

    ResponderExcluir
  9. Boa noite!!!!
    É om grande alegria que escrevo, depois de tanto procurar encontrei uma que fosse adequada para todas as idades.
    Obrigada e que possa sempre compartilhar conosco.

    ResponderExcluir
  10. Estou muito imprensionada. Você está de parabéns. Estou iniciando o trabalho com crianças e você me ajudou muito.
    Deus continue abençoando você e te dando mais revelações de sua Palavra.

    ResponderExcluir
  11. Amei.. Meus parabéns, você me ajudou bastante, pois sou iniciante nessa obra infantil. De US te abençoe poderosamente.

    ResponderExcluir
  12. Amém!
    Obrigada pelo carinho e amor de vocês.
    Deus abençoe.

    ResponderExcluir

Querido(a) amigo(a), por favor, coloque seu nome identificando-se no comentário.
Selecione >> Nome/URL