Jesus pode acalmar nossos corações e acabar com o medo.
Salmo 27.1; 56.4; 91.2; Mateus 8.23-27; Hebreus 13.6
ANTES DE COMEÇAR...
Pegue seu Kit da História,
clique aqui,. Use a fita crepe para desenhar quatro esboços de barcos simples no chão da classe. Faça de tamanho suficiente para que comportem algumas crianças sentadas. Deixe um espaço de pelo menos 90 cm entre os barcos. A brincadeira vai ajudar as crianças a se concentrarem na história bíblica. Os "barcos" serão uma lembrança de quando Jesus acalmou a tempestade. Nesta lição as crianças descobrirão que o medo é uma reação normal e que podemos confiar em Jesus como o único meio seguro de acalmar nossos corações e recei
os.
CONTAR A HISTÓRIA
Não se esqueça de delinear os quatro barcos no chão, usando a fita crepe. Reúna as crianças em um dos lados da sala e explique que vão participar de uma brincadeira onde você vai escolher um número de dois a cinco. As crianças vão correr para formar o grupo correto de pessoas para ocupar os bracos desenhados no chão. Depois mande que voltem e formem um grupo só, num lado da sala; escolha outro número. Se algumas crianças ficarem fora dos barcos, diga-lhes que não devem se preocupar porque terão chance de brincar quando você escolher outros números mais tarde.
Depois de algumas rodadas, mande as crianças formarem pequenos grupos e se sentarem nos barcos. Diga: Ainda bem que nossos barcos estão no chão e não na água! Especialmente porque algumas crianças não conseguiram passagem! Nós os discípulos de Jesus numa noite de tempestade. Vamos relembrar essa história interessante. Foi nesse dia que os discípulos de Jesus descobriram que Ele tem poder sobre a natureza. Ele podia acalmar o vento e o mar da mesma forma que podia acalmar o medo que estavam sentindo. Usando seus barcos, vocês vão me ajudar a contar a história. Acompanhem a história e quando me ouvirem dizer a palavra "barco", levantem e pulem rapidamente para outro barco, antes da história continuar.
Leia a história registrada em Mateus 8.23-27. Cada vez que você disser a palavra "barco", faça uma pausa para as crianças passarem de uma barco para outro e sentarem-se novamente. Continue.
O dia tinha sido bem longo. Jesus passou o tempo ensinando várias coisas a respeito de Deus a uma multidão de pessoas. Falou bastante a respeito do amor e do perdão de Deus. Começou a escurecer e seus discípulos estavam num pequeno barco de pesca.(pausa) Os discípulos se revezavam no remo tentando atravessar o mar da Galileia. Vamos fazer de conta que vocês estão remando enquanto eu continuo a história.
Jesus estava muito cansado por ter passado o dia todo ensinando o povo. Resolveu tirar uma soneca. O barco deslizava pela água enquanto Ele dormia. (pausa). AS ondas balançavam cariosamente Jesus para lá e para cá enquanto Ele dormia. Vamos balançar para lá e para cá, imitando o balanço do mar.
De repente, apareceu um vento forte e as ondas ficaram muito grandes! Sacudiam o barco no mar! (pausa.) Jesus continuava dormindo, mas os discípulos estavam com medo. Segurem na beirada para vocês não caírem no mar! Os discípulos achavam que o barco iria afundar! (pausa)A tempestade ficou pior e os discípulos ficaram apavorados. O que poderiam fazer? Tinham que acordar Jesus! Começaram a gritar:
"Jesus! Socorro! Ajude-nos!". Jesus acordou e ficou em pé no barco. (pausa)
Jesus ordenou o vento: "Pare agora"!, e ele obedeceu. Jesus ordenou as ondas: "Acalmem-se já!", e elas obedeceram. O vento e as ondas pararam ao comando de Jesus. Faça uma pausa e sussurre: Os discípulos ficaram de boca aberta! " Até o vento e as ondas lhe obedecem!", disseram. O medo passou completamente.
Diga: Que coisa! Jesus tinha controle absoluto sobre as ondas, o vento e a tempestade! Os discípulos compreenderam que se Jesus tem esse tipo de poder de Deus, então não precisariam ter medo de mais nada! Sua confiança, fé e respeito por Jesus centuplicaram naquele dia. Vamos pensar um pouco mais sobre o poder de Jesus; esse poder que acalma nossos temores, preocupações e corações. Mande as crianças ficarem em seus quatro barcos para lerem os versículos bíblicos.
Encarregue cada barco de leitura de um versículo: salmo 27.1; Salmo 56.4; Salmo 91.2 e Hebreus 13.6. Peça que cada equipe leia o versículo e descubra o que ensina a respeito do nosso medo e da confiança no Senhor. Depois de alguns minutos, convide cada grupo a ler seu versículo e compartilhar com todos os que aprenderam. Pergunte:
Como o medo e a fé se relacionam com Jesus?
Por que é mais importante ter fé em vez de medo?
De que maneira Jesus acalma nossos medos e preocupações de nossos corações?
Por que Jesus deseja que o busquemos quando estamos com medo?
Diga: Os discípulos que estavam no barco tiveram medo em vez de fé, e Jesus chamou a atenção deles dizendo que sua fé era muito pequena. Leia em voz alta Mateus 8.26 e continue: Jesus quer que em vez de termos medo, tenhamos fé em sue poder quando passamos por diferentes situações ou preocupações. Jesus sabe que podemos amá-lO e servi-lO melhor quando estamos felizes, calmos e sem medo. Então, da próxima vez que o medo atacar seu barco, volte-se para Jesus. Em vez de ficar com medo, peça ajuda ao Senhor!
Termine cantando a antiga canção: "Com Cristo no barco", enquanto as crianças permanecem em seus barcos desenhados no chão. Se seus alunos são mais velhos e conhecem a canção, faça os grupos cantar em cânone ou sucessão ( um grupo começa e logo depois, outro começa, e assim por diante, até se encontrarem no final).
DIVERSÃO EXTRA
Faça pesos de papel para dar às crianças, que servirão de lembrete da lição. Encha vidrinhos de comida de bebê com água até a metade. Coloque algumas gotas de corante azul e uma colher de glicerina (disponível em farmácias). Em cada vidro, coloque em pequeno "bote" feito de esponja recortada e lance-o sobre o "mar". Feche bem a tampa do vidro e cole no lugar. Quando o vidro for sacudido, ondas vão se formar. Na medida em que a água se acalma, ore e peça para Jesus acalmar seus temores. Quando a água parar, seu coração já estará calmo também!
Fonte: 20ª aula - Mexa-se, que lá vem história - VIDA NOVA
Extraído da revista do Professor Sassá
HORA DA ATIVIDADE:
HORA DA LEMBRANCINHA:
Todas as ideias acima retiradas da net.