04 novembro 2011

CAMINHANDO SOBRE AS ÁGUAS




Podemos seguir Jesus se mantivermos os olhos fixos nEle.

Salmo 25.15; Mateus 14.22-33; Hebreus 12.2







ANTES DE COMEÇAR...

Pegue seu Kit de história clique aqui e canetas hidrográficas coloridas. Certifique-se de que dispõe de uma ficha (ou cartão) e um prato de papel para cada criança. Antes da história, cole os pratos no chão da classe, formando um grande círculo. As crianças irão prender a figura de um olho em suas próprias costas e depois andar em círculo, mantendo o olhar fixo na pessoa à frente. Em determinado momento da história de Jesus andando sobre a água, as crianças vão dar dez passos de olho fechados para descobrir onde foram parar. Com essa demonstração, aprenderão que o único meio de se conservar em determinado caminho é manter os olhos abertos - e o único meio de seguir a Jesus no caminho de Deus é manter os olhos fixos nEle, como Pedro deveria ter feito!



CONTAR A HISTÓRIA






Verifique se os pratos de papel estão bem colado formando um círculo no chão da sala e se o número de pratos de papel é suficiente para todas as crianças. Entregue as canetas e cartões nas costas uns dos outros. Explique que os pratos de papel no chão representam pedras por todo o mar e que andarão sobre eles em círculo. Peça que as crianças mantenham os olhos no olho das costas do companheiro à frente. Diga: A vida pode nos dar medo quando não temos ninguém em que confiar ou não sabemos par aonde estamos indo. É como andar na corda bamba, de olhos fechados. Em uma noite chuvosa, Pedro, um dos amigos de Jesus, aprendeu que devemos manter os olhos em Jesus. Vocês podem me ajudar a lembrar da história andando nessas pedras de mentirinha; mantenham os olhos fixos na pessoa que está à sua frente.
Leia a história abaixo, registrada em Mateus 14.22-23, enquanto as crianças vão caminhando em círculo, passo a passo sobre as "pedras". No momento indicado, pela que fechem os olhos e caminhem dez passos.
Jesus passou o dia ensinando sobre Deus às pessoas. Quando escureceu, disse a seus discípulos que poderiam seguir viagem sem Ele. Então, os discípulos saíram de barco. Jesus ficou para orar enquanto seus discípulos seguiram navegando, afastando-se cada vez mais da praia. A noite estava escura e quando já estavam bem longe, começou um vento forte. Ao olhar para a água, os discípulos viram alguém caminhando em direção a eles. Ficaram com muito medo! O que era aquilo? Um fantasma? Foi então que ouviram uma voz conhecida dizendo: " não tenham medo! Sou eu!". E os discípulos viram Jesus. Pedro, no entanto, dicou com dúvida e respondeu: "Senhor, se és Tu, manda-me ir ao teu encontro, andando por cima da água". Pedro saiu do barco, olhou para Jesus e começou a andar na água em direção a Jesus. Mas quando o vento começou a soprar forte, Pedro desviou os olhos de Jesus. Fechem seus olhos agora e andem dez passos, contando em voz alta. Não tenham medo de tropeçar em alguém - vamos ver onde cada um vai parar!
Depois que as crianças andarem dez passos de olhos fechados, peça para darem uma olhada em redor. Diga: Alguns de vocês estão bem molhados! Vocês saíram da trilha de pedras! Era fácil andar na trilha quando todos estavam com os olhos abertos. Mas com eles fechados, foi mais fácil afundar em nosso mar de mentirinha! Foi isso que aconteceu com Pedro quando desviou os olhos de Jesus. Imediatamente ele começou a afundar. "Salve-me"!. Pedro gritou. Jesus estendeu a mão e o ajudou a voltar para o barco. Peça a todos que voltem as pedras e recomecem a andar em círculo. Jesus disse a Pedro que sua fé era pequena. Fez o vento parar e todos os discípulos o adoraram, pois Jesus é o Filho de Deus. Naquela noite os discípulos viram coisas extraordinárias. Viram o poder de Jesus que salva pela fé. Pedro viu que o único meio de seguir a Jesus é mantendo os olhos fixos nEle o tempo todo!
Peça para as crianças se sentarem nos pratos de papel. Diga: Essa história realmente abre nossos olhos, não é? Para seguir a Jesus e nos manter à salvo, precisamos ficar com os olhos e a fé fixos em Jesus. Vamos pensar mais um pouco sobre como manter nossa atenção focalizada em Jesus.


PARA SEMPRE NA MEMÓRIA


Peça a alguns voluntários para ler Salmo 25.15; 141.8a e Hebreus 12.2. Pergunte:

 Por que é importante manter os olhos fixos em Jesus?
 Como a fé nos ajuda a manter os olhos fixos em Jesus e seguir melhor a Ele?

Diga: Quando mantemos os olhos em algo ou alguém, significa que estamos prestando atenção naquilo. É assim quando brincamos de "Siga o líder". Precisamos manter os olhos em Jesus como nosso líder celestial, para segui-lO da melhor forma possível. Manter os olhos em Jesus significa manter nossa fé e confiança focalizadas nEle - não são os nossos olhos físicos. Precisamos "ver" Jesus com nossos corações, pensamentos, espíritos e principalmente com nossa fé! Vamos agora andar em círculo, pisando em nossas pedras e, ao mesmo tempo, orar pedindo que Jesus nos ajude a manter nossa fé concentrada nEle.
Orem juntos pedindo a Jesus que os ajude a manter o olhar e a fé apontados para Ele somente. Depois distribua as canetas para que as crianças escrevam Hebreus 12.2 em seus cartões. Se houver tempo, terminem cantando "Jesus me ama".



DIVERSÃO EXTRA

Brinquem de "Mantenha os olhos no prêmio". Coloque seu Kit da História atrás da mesa, no chão, e deixe as crianças escolham uns seis ou sete itens para serem alinhados sobre a mesa. Faça todos olharem bem para os objetos e depois se virarem de costas enquanto você retira ou acrescenta um item. Mande alguém identificar o que está faltando ou o que foi acrescentado. Quem acertar vai escolher o próximo item a ser modificado. Termine lembrando às crianças de que o verdadeiro prêmio é seguir a Jesus, e o único meio de segui-lO é mantendo os olhos e a fé fixos nEle.

Fonte: 21ª aula -  Mexa-se, que lá vem história  - VIDA NOVA



Esse foi o cenário que usei para contar essa mesma história clique aqui



Fiz essas figuras para relembrar essa mesma história no final de revista clique aqui









 Mais VISUAIS clique aqui

HORA DA ATIVIDADE:






 Mais ATIVIDADES clique aqui

HORA DA LEMBRANCINHA:
Como o tema é fixar os olhos em Jesus, nada melhor do que um óculos cheios de olhinhos.

O símbolo do cristão o peixe.


 Mais ideias de BARCOS clique aqui


13 comentários:

  1. qurida irmã,meu nome é Silvia em primeiro lugar a paz do senhor jesusvc ué vaso realmente escolhido e usadissima por DEUSque o SRcontinue lhe capacitando,enfim mas o motivo desta é eu fui professora mais de 20 anos ,tive um a.v.c. isquemico ha 9 anos e logo me converti ao evangelho estou amando e este ano etou trabalhando com crianças ,preciso que vc me oriente como devo começar qual historia devo iniciar estou me inspirando no seu blog uma benção mas me sinto perdida de tanta informação dai não sei por onde começar lhe agradeço desde ja e estarei orando pelo teu ministerio e tua familia bjus e fique na paz ,meu imail é silviahelenapacheco@hotmailcom

    ResponderExcluir
  2. Olá Silvia, a Paz do Senhor.
    Fico feliz que tenha gostado do blog. Seu testemunho é lindo.
    Eu irei te mandar um e-mail com algumas dicas.
    Bençãos do Senhor sobre sua vida.
    Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  3. amei seu blog que Deus continue te abençoando

    ResponderExcluir
  4. lindo trabalho que deus abencoe sempre

    ResponderExcluir
  5. Amém!
    Obrigada pelo carinho Katia.
    Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  6. Seu blog muito tem me ajudado no preparo das lições da EBD. Deus continue te iluminando.

    ResponderExcluir
  7. Seu trabalho tem me ajudado muito no preparo da EBD. Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  8. Amém Damaris.
    Fico muito feliz!!!
    Obrigada. Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Que maravilha. Que te abençoe querida.
    Você ajuda muitas pessoas com suas postagens

    ResponderExcluir
  10. Parabéns! O seu trabalho nos ajuda muito. Que o Senhor, continue te ungindo e te usando poderosamente como vaso de honra de dEle!

    ResponderExcluir
  11. Gloria a Deus, Deus abençoe teu trabalho minha linda. Salvou minha ministração de hoje.

    ResponderExcluir

Querido(a) amigo(a), por favor, coloque seu nome identificando-se no comentário.
Selecione >> Nome/URL