20 agosto 2010

DEUS FEZ A FAMÍLIA - Adão e Noé

 Daughter & Mother Son & Father Deus criou a família para ser perfeita, mas o pecado estragou tudo. Hoje, vemos lares desfeitos, divórcio, filhos rebeldes, famílias que estão totalmente fora dos padrões de Deus. Mas, como professores, o que podemos fazer para reverter esse quadro? Procurar mudar ou melhorar o ambiente em que vivemos. Ser melhor filho(a), amar meus irmãos e respeitar os limites de cada um, ser bom esposo(a), bom genro ou boa nora. Agindo assim, estaremos cumprindo o mandamento de Deus: " Honra a teu pai e a tua mãe..." . Recebemos as bençãos que Ele mesmo prometeu: " ... para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá" (Ex 20:12).

Ler: Gênesis, caps. 2,3,4,7,8 e 9.


Versículo para DECORAR: "Honra a teu pai e a tua mãe..." (Ex 20:12)

APLICAÇÃO: Mostrar que Deus ama as famílias e quer que sejam unidas.


 Daughter & Mother Son & Father Professora, cuidado ao falar da família, porque temos crianças que não tem pai, ou mãe, ou algumas que tem pais separados, então explique o que é a família, mas fale que quem não tem pai ou mãe, tem tio/a, avô/ó, irmão/ã, e tem o principal Papai do Céu que cuida de nós, e nunca nos deixa sozinhos.

Por causa do pecado foram expulsos do belo jardim. Eles tiveram dois filhos: Caim e Abel.
Adão e Eva sabiam que viver fora do jardim não seria nada fácil, teriam que trabalhar muito para construir uma nova vida. Podemos imaginar que desde bem pequenas as crianças já tinham que ajudar no sustento da família. Quando cresceram, Caim foi agricultor (ele plantava e colhia); e Abel foi pastor de ovelhas.
Abel era um homem bom, amava a Deus e obedecia a seus pais. Caim era mau e sentia muita inveja de seu irmão. Ele odiava tanto Abel que o matou. Deus mandou Caim para bem longe de sua família.
Adão e Eva tiveram outros filhos. Esses filhos tiveram mais filhos.

Muitos anos depois já havia muita gente na terra, e a maldade também estava aumentando muito. Deus ficou triste e resolveu destruir toda a terra. Mas Ele viu que uma família O amava e obedecia: Nóe, sua esposa, seus três filhos, chamados Sem, Cam e Jafé e as esposas deles.
Deus deu uma ordem a Noé: construir uma arca(grande barco), porque Deus iria destruir a terra com um dilúvio, ou seja, muita chuva, tudo seria coberto pelas águas. Na arca deveria caber um casal de cada animal que vivia na terra e de todas as aves também. Deveria ter espaço para o próprio Noé , sua esposa e seus filhos com suas esposas. Deus também mandou que Noé ajuntasse bastante alimento para todos os animais , para as aves e também para sua família, enquanto tivessem que ficar dentro da arca.
Noé era um homem muito bom e obediente a Deus. Ele contou ao povo o que Deus iria fazer com a terra, que precisavam se arrepender dos pecados e voltarem-se para Deus, para que não morressem no grande dilúvio. Enquanto a arca estava sendo construída, Noé falava do amor de Deus para as apessoas, mas elas não se arrependiam das maldades.
Finalmente, a arca ficou pronta. E Deus mandou que entrassem nela um casal de cada tipo de animal: os grandes, os pequenos, os que rastejam, e todos os tipos de aves, para que os animais não desaparecessem. Também entraram na arca Noé e suas esposa, e seus filhos e suas noras: eles levaram todos os alimentos que haviam juntado.
Depois de sete dias que haviam entrado na arca, começou a chover, chover e chover... Foram quarenta dias e quarenta noites de chuvas fortes, e toda a terra ficou cheia de água. Até o monte mais alto ficou que existia ficou totalmente coberto. Após quarenta dias, Deus mandou parar de chover.
As águas abaixaram. Noé e sua família puderam sair da arca e fizeram um altar para agradecer a Deus. Deus colocou um grande arco no céu para mostrar a Noé que nunca mais destruiria a terra com dilúvio. Este é um acordo que Deus fez com Noé e com todas as pessoas.
Deus começou tudo de novo. Os animais tiveram filhotinhos. Os filhos de Noé tiveram outros filhos, e novamente a terra foi enchendo de gente, e muitas famílias se formaram.

Conclusão

Deus criou a família para ser perfeita. Ela deve amar em primeiro lugar a Deus. O papai deve amar a mamãe, os filhos devem amar e ser obedientes aos pais, e os irmãos amar um ao outro. Mas, a primeira família da Terra já começou fazendo tudo errado, Que tristeza  Mesmo assim Deus ama e ajuda as famílias, e quer que todos sejam unidos.
Deus conhece você. Quando sentir algum desejo de fazer coisas erradas(brigar com irmão, mentir para os pais, falar palavrão, bater no amiguinho, etc.) fale com Deus que Ele vai te ajudar.

(Fonte: Editora Cristã Evangélica) - Quando as famílias aparecem (1)  Revista completa clique aqui

Esse avental eu fiz todo de feltro. Copiada a idéia da fofura de blog http://fofurinhasdalilian.blogspot.com/


Mais detalhes e moldes deste avental aqui



HISTÓRIA DA CRIAÇÃO:


HISTÓRIA DA ARCA DE NOÉ:




 Editora Cristã Evangélica



Este é o saco vira revira da ABVISUAL. Você vai virando, e contando a história da criação.





Este é o meu que comprei. Vale a pena! Este é o sexto dia da criação. Como a história só cita rapidamente Adão e Eva preferi mostrar o saco vira revira, porque de uma maneira rápida conseguimos revisar os dias da criação e mostrar Adão e Eva.




Os dias da criação para copiar estão aqui:
















HORA DA ATIVIDADE:






 








HORA DA LEMBRANCINHA:



Eu fiz ele como arroz dentro, para fazer um leão de chocalho. O passo a passo dele está aqui:



Professor Sassá



18 comentários:

  1. Parabéns, ficou uma graça seu avental!
    E obrigada pelos créditos!
    Beijos...

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Lilian! Parabéns para você que criou o seu tão lindo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. preciso da lista dos sete dias da criaçãão, AJUUUUUUDA :X

    ResponderExcluir
  4. Ajudooooooooooooooooooooooooooooooooo! Me envia um e-mail para que eu posa te mandar: alessandra@blogtiale.net

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. SEU BLOG ESTÁ ME AJUDANDO MUITO, COMECEI O MINISTÉRIO INFANTIL E ESTOU PRECISANDO DE IDÉIAS....E ENCOENTREI NO SeU BLOG MUITAS! PARABÉNS PELO TRABALHO.

    ResponderExcluir
  6. Olá Kelly!

    Obrigada pelo carinho querida. Fico feliz que o blog tenha te dado idéias para dar aulas para nossas crianças.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Olá Alessandra...amei seu Blog!!!
    Encontrei por acaso e esta sendo muito útil para mim.
    Trabalho com as crianças da Minha Igreja (Adventista da Promessa)e estou colhendo suas idéias para minhas aulas!!
    Você esta de Parabéns :)
    Que Deus te Abençoe cada vez mais!!

    ResponderExcluir
  8. Olá Dayane,fico feliz que o Senhor tenha te direcionado para o blog. Deus é fiel!
    Que através da sua vida as crianças entendam que a Bíblia é a única regra de fé e consigam ouvir e entender a Palavra de Deus.
    Bençãos do Senhor sobre sua vida.
    Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  9. parabéns! Gostei muito do blog, também trabalho com crianças na minha igreja. sou uma jovem de apenas 16 anos, nesta sexta dia 20/07/2012 vamos fazer uma viajem para fazer E.B.F nas ilhas q são bastante carentes de Deus.
    gostei do seu trabalho, espero que Deus lhe abençoe muito.

    ps: Aline Aristides

    ResponderExcluir
  10. Glória a Deus por isso Aline! Continue sempre sendo instrumentos na mão do Senhor!
    Deus a conserve sempre neste caminho.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. gosto muito do seu trabalho,continue nos ajudando que sua recompensa vem de Senhor!Ass:Ivonete Pires.

    ResponderExcluir
  12. Amém Ivonete!!!
    Fico feliz goste. Deus é maravilhoso.
    Bençãos do Senhor.
    Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  13. Esse blog me ajudou muito, amanha será a minha primeira aula para as crianças com esse tema, peguei muitas ajudas. Deus te abençoe amada.

    ResponderExcluir
  14. Esse blog me ajudou muito, amanha será a minha primeira aula para as crianças com esse tema, peguei muitas ajudas. Deus te abençoe amada.

    ResponderExcluir
  15. Eu gostei muito, e está me ajudando bastante ja que comecei agora no ministério e estou um pouco perdida

    ResponderExcluir
  16. adorei o seu trabalho e a historia foi contada toda no mesmo dia?

    ResponderExcluir
  17. adorei o seu trabalho e a historia foi contada toda no mesmo dia?

    ResponderExcluir
  18. muito bom! Deus continue abençoando grandemente o teu ministerio.

    ResponderExcluir

Querido(a) amigo(a), por favor, coloque seu nome identificando-se no comentário.
Selecione >> Nome/URL