NOÉ AGRADECE A DEUS




Deus mostrou Sua graça no momento mais difícil.                                               

Gênesis 6.9 - 8.21; 9. 13-17;  2 Coríntios 9.8; Efésios 2.8






ANTES DE COMEÇAR...





Pegue os seguintes materias: papel sulfite branco ou de seda, tesouras e canetas hidrográficas. Corte um prato de papel pela metade e use as canetas para desenhar um arco-íris em cada parte. Você também pode colorir outro prato de papel de amarelo para representar o sol. As crianças irão usar os objetos do kit , clique aqui, para contar a história de Noé e sua arca. Dê oportunidade para todas as crianças participarem. Se sua classe é grande, entregue colheres de plástico a algumas crianças para que imitem o barulho da chuva, ou mande que algumas balancem o papel de seda para fazer o ruído do vento. A latinha de refrigerante vazia pode servir para imitar o barulho dos animais subindo na arca; o s ino vai lembrar o gado, as cabras e ovelhas. Use duas fitas de mais ou menos 2,5 m para que duas crianças imitem o movimento das ondas. Uma criança pode ser o "sol", e outra, o "arco -íris". Finalmente, duas ou mais crianças podem segurar a cortina de chuveiro de modo a formar a arca. (Talvez você precise ajustar o número de objetos ao número de alunos de sua classe para contar a história.)



Comprei essa barba naquelas lojas de 1,99, é bem baratinha e muito legal! Cortei um retângulo de TNT e amarrei na cabeça.

A minha arca foi feita de TNT marrom, é barato o metro (em torno de 1,50 o metro) e fica muito legal. Cortei um retângulo, e arredondei nas pontas, sem trabalho algum. E depois é só segurar um em cada ponta.




CONTAR A HISTÓRIA





O molde destas máscaras  clique aqui  

Eu fiz um pouco diferente do que é pedido. Ao invés de colocar as crianças para fazerem o som dos animais, coloquei máscaras nelas, e formaram o par! Lindo demais! 


Coloque o kit de material e as demais coisas no chão. Junte as crianças em volta e peça-lhes para falar sobre algum momento difícil em que ficaram frustradas ou com medo, e o que fizeram para enfrentar tais situações.

Depois diga: Todos nós enfrentamos momentos ou dias difíceis, quando no sentimos mal ou até mesmo assustados. É muito bom saber que a graça e o socorro de Deus aparecem brilhando nas horas mais difíceis! Vamos relembrar a história de como a graça de Deus ajudou Noé a passar por um momento muito escuro e tempestuoso. Vamos ver como Noé descobriu o poder de Deus através da sua bondosa graça. Vocês todos vão me ajudar a contar essa história.
Convide uma criança para fazer o papel de Noé. Amarre um pano em sua cabeça. Depois escola duas ou mais crianças para segura o pano para formar a arca no momento oportuno.
Entregue a latinha de refrigerante e o sino para outras crianças imitarem o barulho dos animais ao entrar na arca. Dê os pratos de papel representando o sol e o arco-íris para duas crianças segurarem. Você vai precisar de voluntários para segurar as fitas na frente da arca para imitar o movimento das ondas. O restante dos alunos pode usar as folhas de papel e as colheres de plástico para fazer o barulho do vento, das ondas e da chuva.

Leia ou conte a história da arca de Noé como está em Gênesis 6.9-8.21. Conte como Deus disse a Noé para construir a arca (faça com que as crianças que seguram o pano levantem-na ao poucos enquanto outras batem os punhos no chão para imitar o barulho da construção). Enquanto as crianças imitam o ruído dos animais caminhando (usando a latinha de refrigerante vazia), explique como Deus os mandou para a arca. Usem também o sino para lembrar os animais entrando na arca. Peça que marchem em direção à arca e que se coloquem atrás do pano. Conte que a chuva veio como Deus prometeu e peça às crianças que estão com as folhas de papel e com as colheres de plástico para imitarem o barulho da chuva e do vento. Lembre às crianças que Noé e os outros que estavam dentro da arca ficaram navegando por muitos dias e noites. Eles confiaram na graça de Deus e no seu amor para protegê-los e providenciar tudo o que precisavam.
Depois, conte como Deus mandou o vento e o sol secarem a terra. Faça as crianças sacudirem novamente as folhas de papel; posicione a que está com o prato de papel representando o sol ao lado da arca.
Explique que Deus, através de sua graça e amor, colocou o primeiro arco-íris no céu e prometeu nunca mais destruir a terra por meio de uma enchente,
Faça as crianças segurarem o prato de papel com o arco-íris, colocando-as no lado oposto do sol. Lembre às crianças que quando Noé saiu da arca a primeira coisa que fez foi agradecer a Deus por sua graça incrível. Convide a todos para sair da arca, posicionar-se na frente dela e dizer junto: “Obrigado Senhor, por sua imensa graça”.
Deixe os itens do kit de lado e diga: Isso é bom demais! Que história incrível sobre a graça, a proteção e o amor de Deus! O Senhor mostrou que sua graça dói grande também quando prometeu a Noé, e a todos nós, que nunca mais irá destruir o mundo todo num dilúvio. Vejamos agora como Noé orou agradecendo a Deus sua imensa graça.

O sol, a chuva e o arco-íris também foi representado pelas crianças! O arco-íris como não daria certo numa máscara, colei ele num arco de cabelo.

PARA SEMPRE NA MEMÓRIA


Convide alguns voluntários para ler em voz alta: Gênesis 9.13-17; 2 Coríntios 9.8 e Efésios 2.9. Depois, pergunte:

O que Noé fez quando Deus mandou todos saírem da arca?
Por que Noé quis agradecer a Deus?
 De que forma Deus mostrou graça a Noé, sua família e aos animais da arca?
De que maneiras Deus nos mostra Sua graça?


Diga: Noé enfrentou uma situação assustadora, não foi? Teve que construir um barco enorme com suas próprias mãos e com a ajuda só de sua família e mais ninguém. Teve que cuidar de sua família e de todos os animais na arca. Além disso, Noé não sabia onde, quando ou se as águas iam baixar. Mas Deus mostrou seu amor e graça ao proteger, amar e recompensar a obediência de Noé e de todos na arca. Deus também demonstrou sua graça a nós, quando prometeu nunca mais destruir a terra com um dilúvio. Deus demonstra seu amor e graça para conosco de muitas maneiras, e exatamente como Noé, podemos agradecer a ele por isso.
Estenda a “arca” de pano no chão e convide as crianças “a bordo”. Dêem as mãos para orar: Querido deus, agradecemos por nos ajudar, com sua graça, a passar pelos momentos difíceis da vida. Ajude-nos a confiar no Senhor como Noé o fez e lembre os nossos corações de pedir ajuda e a tua graça nas horas difíceis. Amém. Termine com um cântico que fale sobre a graça de Deus.


DIVERSÃO EXTRA
Ajude as crianças a fazer porta pratos para servir como lembrete de gratidão. Faça pequenas arcas com E.V.A ou cartolina pintada e recoberta com papel adesivo transparente. Escreva: "A graça de Deus é muito grande!" em um dos lados. Peça que as crianças escrevam atrás uma pequena oração de gratidão a Deus. Incentive-as a ler suas orações especiais no momento de oração em família. 










Fonte: 2ª aula -  Mexa-se, que lá vem história  - VIDA NOVA.  

ATIVIDADES:





Você pode fazer os alunos pintarem em cima de um pano branco ou papel pardo a história e depois virar um painel na classe.

Extraído do site activityvillage. Todas as mãos juntas formam o Arco da Aliança.

Mais modelos de ATIVIDADES  clique aqui

LEMBRANCINHAS:




Mais modelos de Arco-íris clique aqui


PAINEL:



Clique nas figuras para AMPLIAR!

Outras maneiras de contar a história da Arca de Noé  clique aqui   e clique aqui  


O kit da história está  aqui


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Blog Widget by LinkWithin

5 Comentários :

FERNANDA MAXIMO Comentou:

BOM DIA ALÊ!! QUE SEU DIA SEJA CHEIO DE ALEGRIA QUERIDA!! LINDA A LIÇÃO DE NOÉ, EU AMO ESTÁ HISTORIA,E APRENDO MUITO COM ELA!!!
DEUS COLOCOU EM MINHAS MÃOS UM LINDO MINISTÉRIO QUE É O DE CRIANÇA, E EU AMO. É O
"MINISTERIO ARCA DE NOÉ" ASSIM QUE EU CHAMO!! GLORIA A DEUS.BEIJNHOS DE BRIGADEIROS!!!
bereshit-artes.blogspot.com

Alessandra Comentou:

Aleluia! Amém querida!
Realmente a Arca de Noé é uma história linda, uma das que mais amo na Bíblia!
Fico feliz com o seu ministério. Parabéns!
Beijos no coração.

Andréa Cristina Comentou:

amo as coisas que vc faz que Deus te abençoe a cada dia pois vc nos ajuda muito eu estou começando agora trabalhar desse jeito com o ministerio infantil amo crianças e acho muito bom ter na net saites assim queria amiga que vc colocase noldes de todos os trabalhos pois eu tiro tudo dai vc esta sendo minha professora virtual. Deus com serteza esta se agradando disso vc eswta a cada dia colocando um pedra em sua coroa. hoje mesmo vim aqui tirar coisas para dar hoje para as crianças graça e paz

Blog Tia Alê Comentou:

Amém Andréa.
Deus realmente é maravilhoso!
Fico feliz que o blog tem ajudado.
Deus continue abençoando vc e seu ministério.
Beijos.

Vivian Santana Comentou:

Olá, Tia Alê.

Meu nome é Vivian, tenho 19 anos.

Esse ano ganhei um presente do Nosso Senhor Jesus Cristo, que é o ministério Infantil da Igreja Quadrangular do Jardim Silveira em Barueri.
Estou muito feliz e grata a Ele, por me dar essa oportunidade!

Estava muito preocupada em não saber o que ministrar paras as crianças no Cultinho de domingo e você foi um anjo que Deus me enviou. Nunca imaginei encontrar um blog tão completo.

Obrigada de coração e que Deus abençoe cada dia mais o seu ministério e sua vida!!!

Postar um comentário

Querido(a) amigo(a), por favor, coloque seu nome identificando-se no comentário.
Selecione >> Nome/URL

 
Pin It button on image hover