01 julho 2011

JOSUÉ, CHEGOU A SUA VEZ!

Quando Josué foi escolhido sucessor de Moisés, Deus explicou o segredo de ter êxito na sua difícil missão. "Não cesses de falar deste livro da lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem sucedido" (Js 1:8).
Professor, para que tenha êxito na tarefa de ensinar a Palavra do Senhor, você tem que viver aquilo que está ensinando, senão os seus alunos, embora pequenos, vão notar a incoerência de sua vida cristã.


Ler: Números 27:18; Deuteronômio 34 e Josué 1

  
Versículo para DECORAR: "O Senhor é a minha força..." - Êxodo 15.2

APLICAÇÃO: mostrar que Deus é quem escolhe aqueles que vão trabalhar na Sua obra.



Introdução


Já fazia 40 anos que o povo estava no deserto. Aqueles que desobedecem aos mandamentos de Deus foram castigados e morreram.
Moisés, o líder do povo, era um homem calmo e temente a Deus. Ele já estava bem velho e cansado, as pessoas haviam lhe dado muito trabalho. Ele precisava passar para outra pessoa a responsabilidade de guiar o povo até Canaã.
Deus escolheu Josué para ficar no lugar de Moisés, quando morresse. Josué era um homem que amava a Deus e obedecia aos Seus mandamentos. Ele tinha ajudado Moisés durante todo tempo que passaram no deserto.

Desenvolvimento

O povo já estava quase chegando na terra que Deus havia prometido, mas Deus não permitiu que Moisés entrasse na terra, porque numa ocasião ele desobedecera a Deus (Professor, se for necessário, explique a desobediência de Moisés, conforme Nm 20:2-12.) Ele disse para Moisés subir no monte. Lá de cima, Deus mostrou a Moisés Canaã, a terra prometida, e disse: "...verás a terra diante de você, mas não entrará nela..." (Dt 32:52). Depois disso, Moisés morreu e o povo chorou por muitos dias a sua morte.
Deus já havia escolhido Josué para guiar o povo (Nm 27:18-23). A Bíblia diz que Josué era um homem cheio do espírito de sabedoria e que todo povo confiava nele e o obedecia. Deus chamou Josué e lhe disse: "Josué, seja forte e corajoso, não tenha medo, Eu estarei com você por onde andar. Moisés morreu. Eu vou entrar com você na terra que prometi a Moisés. Como cuidarei de você, não o deixarei nem o desampararei". Depois destas palavras, Josué sentiu-se forte e com coragem para entrar na terra prometida.
Os israelitas ainda teriam que enfrentar alguns problemas, será que eles irão continuar confiando no Senhor e em Josué?

Conclusão
Moisés, foi um homem simples, calmo e muito paciente. Ele amava a Deus e a seu povo, por isso Deus o escolheu para ser o líder de Israel. Josué confiava em Deus e obedecia Seus mandamentos, por isso o Senhor também o escolheu.
Sabemos que é Deus quem escolhe aqueles que vão trabalhar para Ele como: um missionário, um pastor, um diácono ou um presbítero (professor, explique para as crianças cada uma dessas funções). Mas Deus só escolhe aqueles que O amam de verdade seguem a Sua Palavra. Deus escolheu você para falar de Jesus para seus amigos, seus parentes, etc.

Fonte: Editora Cristã Evangélica - Do Egito à Terra Prometida (14)



Acredita que a gente acabou o livro de EVA de Moisés, começamos aqui,  Deus é fiel! O cenário feito todo em EVA, os detalhes clique aqui .







Clique na imagens para AMPLIAR


HORA DA ATIVIDADE:





HORA DA LEMBRANCINHA:

Como o propósito da lição é falar que Deus que escolhe as pessoas para obra dEle, e que as crianças são escolhidas, escolhi este fantoches de palito de sorvete e EVA para colocar o nome deles e mostrar que eles são escolhidos do Senhor para levar a Palavra aos seus amiguinhos.

Caso a sua atividade seja essa você cole num saco de papel e a atividade vira lembrancinha também.


8 comentários:

  1. sou Edila, adorei suas idéias para fazer na Páscoa parabéns pelo belo trabalho Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  2. A Paz do Senhor Edila!
    Fico muitooo feliz que tenha gostado.
    Deus é maravilhoso.
    Beijos no coração. Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Você poderia criar brincadeiras em relação com a historia......adorei a historia e as dicas que você deu,beijos bjos Deus te abençoe e que você continue ensinado a palavra Dele como você ensina bjos raquel

    ResponderExcluir
  4. Muito criativo. Adorei sua idéia. Deus abençoe

    ResponderExcluir
  5. amei seus recursos, que a cada dia o senhor venha lhe inspirar mais para que o seu trabalho fique ainda mais lindo parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Me ajudou muito a entender e organizar meus pensamentos! MT obgd 🙏👏

    ResponderExcluir
  7. Amém!
    Obrigada a todos pelo carinho e sugestões.
    Deus abençoe.

    ResponderExcluir

Querido(a) amigo(a), por favor, coloque seu nome identificando-se no comentário.
Selecione >> Nome/URL