26 setembro 2011

A PROMESSA PERFEITA! Nascimento de Jesus




As promessas de Deus estão entrelaçadas à nossa vida.


Josué 23.14; Isaías 9.7; Lucas 2.1-7; 2 Coríntios 1.20











ANTES DE COMEÇAR...



Pegue seu Kit da História clique aqui , tesouras, papel jornal (ou de rascunho), canetas coloridas e fita adesiva. Nessa lição simples mas eficaz, as crianças formarão um círculo e passarão um rolo de barbante de mão em mão, criando uma rede que entrelaçará umas às outras. Corte um pedaço de 25 cm de barbante, mas deixa o rolo inteiro para usar na história bíblica. O barbante entrelaçado servirá para que as crianças percebam que Deus entrelaça suas promessas, sua Palavra e seu amor em nossas vidas. Depois da história sobre a promessa do nascimento de Jesus, as crianças usarão a Bíblia para procurar e alistar algumas outras promessas de Deus. Vão verificar quais Deus já cumpriu e quais mantém para o futuro.


CONTAR A HISTÓRIA




Pregue o papel de rascunho a uma porta ou parede, bem à vista das crianças. Deixe as canetas coloridas à mão. Pegue o pedaço de barbante e deixe o rolo a seu lado. 
Junte as crianças num círculo e diga: Vamos fazer de conta que este barbante representa uma promessa que alguém fez a você. Essa promessa é forte e está inteira, não? (Puxe o barbante para mostrar que não arrebenta, é forte.) Mas o que acontece quando uma promessa é quebrada? Peça a um voluntário para quebrar o barbante (ou cortar com uma tesoura). Depois diga: Uma promessa quebrada não é mais forte, não é confiável. Se você tenta remendar (Dê um nó simples e peça para duas crianças puxarem, mostrando que as duas partes se separam novamente) não dá muito certo. Para uma promessa ser boa, verdadeira, confiável, é necessário que não seja quebrada. Vamos usar este rolo de barbante para descobrir uma das maiores promessas que Deus fez, e saber se ele cumpriu o que disse. Depois de cada verso da história, vou passar o rolo de barbante para alguém que vai repetir o verso. Quando eu terminar de ler mais um verso, quem estiver com o rolo de barbante, cai passá-lo para um colega, e assim por diante. Cada vez que você passar (ou jogar) o rolo para alguém, segure o barbante, e logo veremos uma rede se formando, entrelaçando-os uns aos outros!

Leia a história abaixo, baseada em Isaías 9.7; Miquéias 5.2; Lucas 2.1-7, enquanto o rolo de barbante é passado entre as crianças, após cada frase.

Deus fez a todos uma grande promessa:
Seu único Filho ao mundo mandar. 
De perdão e amor Deus sabia que o mundo precisava;
Por isso, prometeu um Salvador que veio aqui morar.
Muito tempo, a promessa de Deus o poco esperou.
Serpa que Deus vai cumprir o que falou?
Foi então que numa noite quieta e estrelada.
Pastores viram a brilhante luz por Deus preparada .
Ouviram a doce voz dos anjos de madrugada
Dizer aos pastores: "Cristo nasceu!" É a promessa esperada!
"Vão encontrar o pequeno Salvador Em Belém;
A todos veio salvar e amar também".
Os pastores se alegraram com a notícia que ouviram.
Deus cumpriu sua promessa de amor aos que nele confiam!

Pare o rolo de barbante e diga para as crianças observarem o resultado. Diga? Uau! Nossa rede ficou parecida com uma estrela! Isso lembra a estrela que apareceu no céu na noite em que Jesus nasceu. deus nos prometeu mandar um Salvador e cumpriu sua promessa quando enviou Jesus par anos amar e perdoar. Deus sempre cumpre suas promessas e entrelaça seu amor e a verdade com as promessas que nos faz, exatamente como fez quando prometeu e mandou Jesus . Vamos pesquisar um pouco mais sobre as promessas de Deus e descobrir se ele as tem cumprido, Mande as crianças deixarem o barbante no lugar em que estão, para manter o padrão da rede.




PARA SEMPRE NA MEMÓRIA



Reúna as crianças perto do papel colado na parede. Explique que vão formar quatro grupos para ler os versículos a respeito das promessas feitas por Deus. Leia os versículos e depois examinem se é uma promessa já cumprida é cumprida ou se é para futuro.
Quando cada grupo tiver terminado, mande que leiam o texto em voz alta e compartilhem no papel. D~e a cada grupo um dos seguintes versículos: Gênesis 9.14-15 (o arco-íris e a promessa de nunca mais destruir a terra num dilúvio); Gênesis 17.19 (a promessa do nascimento de Isaque); Êxodo 6.1 (a promessa de libertar os israelitas da escravidão egípcia); e João 14.2-3 (Jesus prometeu preparar um novo lugar para nós no céu).

Depois de compartilhar os versículos e suas promessas, pergunte:

Em sua opinião, por que Deus cumpre suas promessas?
Por que a promessa, já cumprida, de mandar um Salvador pode dar esperança ao mundo? Como é que isso demonstra o amor de Deus por nós?
Por que as promessas de Deus fortalecem nossa fé nEle? Aumentam nossa esperança para o futuro?

Observem mais uma vez a rede formada pelo barbante entrelaçado e leiam em voz alta 2Coríntios 1.20 e Josué 23.14. Depois diga: Deus entrelaça seu amor e suas promessas às nossa vidas. Quando Deus cumpriu sua palavra a Noé, a Abraão e aos israelitas traçou nossas vidas com fé e confiança. Quando Deus prometeu que Jesus iria nascer, o perdão e o amor se ligaram à nossa vida também. Quando Jesus prometeu um novo lar em algum dia do futuro, a esperança foi entrelaçada às nossas vidas. Vamos segurar nossa rede de barbante e orar agradecendo a Deus por suas promessas que são sempre cumpridas e se tornam parte de nossos corações e vidas.
Orem juntos e terminem cantando "o primeiro Natal" ou canção que fale da promessa do Salvador. Depois, corte o barbante da história em pedaços menores para que cada criança amarre no dedo de outra como um lembrete de que Deus sempre cumpre suas promessas.


DIVERSÃO EXTRA





Faça um trabalho manual para lembrar às crianças que Deus sempre cumpre suas promessas. Prepare envelopes coloridos, cola com glitter, adesivos em forma de estrelas e canetas coloridas. Escrevam "Pacote de Promessas Divinas" em cada envelope. Peça para as crianças manterem esses envelopes em suas Bíblias. Na medida em que aprenderem a respeito de uma promessa de Deus ou sobre Jesus, escrevam a promessa em pequenos papéis para serem colocados no envelope, para lerem com frequência. Vocês podem começar com os versículos estudados nesta lição bíblica.

Fonte: 15ª aula -  Mexa-se, que lá vem história  - VIDA NOVA



Eu fiz e ficou ótimo, deu certo e as crianças amam participar. Como a próxima história contará detalhes do nascimento de Jesus, então não usei visual.







 Retirado visual acima do site http://www.escoladominical.net/  

 Mais VISUAIS clique aqui  


HORA DA ATIVIDADE:






Mais ATIVIDADES clique aqui



HORA DA LEMBRANCINHA:

Essa lembrancinha está aqui como fazer. Eu fiz dela a atividade também. Já trouxe pronta a manjedoura e eles colocaram a palha, cobriram o bebê com TNT. 


Como fazer a manjedoura clique aqui

12 comentários:

  1. Eu não sei por onde começar, é tanta coisa legal e incrível que eu estou ficando doida, haha!
    Que benção todas as ideias e estudos que estão sendo compartilhados aqui! Cada coisinha que eu vejo digo: "uau!". Imagine então as crianças!
    Deus te abençoe no seu ministério e na sua vida.
    E eu agradeço por compartilhar tudo isso, que será uma benção nas minhas aulas também!
    Já marquei esse blog como favorito!!
    Um abraço,
    fique na Paz do Senhor!

    ResponderExcluir
  2. Olá Renata,

    Amém! Que recado mais lindo! Amei! Principalmente o UAU! :)
    Obrigada querida pelo carinho e pelo recado. Alegra meu coração estar no seus favoritos.
    Bençãos do SEnhor sobre sua vida.
    Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  3. Show de bola.
    Como Deus a abemçoou com uma criatividade sem igual e o compartilhamento é muito legal.

    Peço a Deus que a cada dia Ele te conceda mais, pois você é a serva valorosa que tem multiplicado o talento que Ele te deu.

    Muito obrigado

    ResponderExcluir
  4. Amém, amém Luiz.
    Fico muito feliz que tenha gostado do blog.
    Deus continue abençoando.
    A Paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  5. o seu blog eh muito legal.... comecei agora a trabalhar cm crianças, esta sendo um grande desafio, mas eh bem gratificante. continue postando... preciso de vc.. rsrsrs

    ResponderExcluir
  6. Que bom!!!
    Fico muito contente, que o Senhor possa te capacitar, te dar ânimo e graça.
    Deus abençoe.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. parabens, ja trabalho com crianças ha algum tempo, pra ser exata ha 12 anos,e achei lindo a forma de vc expressar a palavra de Deus,sabendo que as crianças absorvem da melhor forma a palavra, so tenho a agradecer e vou orar mais por vc para que Deus venha te abençoar mais e mais e te capacite cada dia para que vc nos transmita seus conhecimentos para nos colocarmos em pratica com nossas crianças. Sou de Pernambuco e meu nome ´È Jasiane. tia Nane

    ResponderExcluir
  8. Amei as idéias, vamos fazer algumas delas na igreja no sábado.

    ResponderExcluir
  9. Amém ficou linda a história, eles gostam muito quando colocamos eles para participar.

    ResponderExcluir
  10. Amém, ficou linda a história,eles gostam muito quando participam.

    ResponderExcluir
  11. Quero agradecer por tantas coisas lindas e fáceis de entender. Estou encantada com tudo. Que Deus continue abençoando todos.

    ResponderExcluir
  12. Amém!
    Obrigada pelo carinho e amor de vocÊs.
    Deus abençoe.

    ResponderExcluir

Querido(a) amigo(a), por favor, coloque seu nome identificando-se no comentário.
Selecione >> Nome/URL