28 setembro 2012

FALAR SEMPRE A VERDADE! 9º mandamento





Base Bíblica: Êxodo 20.16.
Objetivo: Entender que a mentira prejudica a todos. Demonstrar o desejo de sempre falar a verdade.


Descobrindo o tema - Sente-se em círculo com as crianças e distribua para elas as plaquetas. Oriente-as a mostrar o lado verde cada vez que alguém recitar um frase onde prevaleça a verdade. E mostrar o lado vermelho quando alguém recitar uma frase onde prevaleça a mentira. As frases podem ser: Eu tenho cinco anos; eu sou desta igreja; eu mora na Inglaterra; meu carro é verde, etc.
As crianças também poderão participar dizendo algo sobre a crianças que está sentada ao seu lado (nome falso, cor da roupa). Após a dinâmica, converse com as crianças sobre como Deus se desagrada quando mentimos. Leia êxodo 20.16 e ressalte que Jesus sempre dizia a verdade.

No nosso coração devemos guardar o que é bom.  
Jesus sempre dizia a verdade e por isso, temos que ser como Ele: sinceros com os outros.
Inventar coisas sobre os outros é pecado, pois Deus manda que falemos apenas a verdade. Devemos evitar fofocas e buscar somente coisas boas.
Brincando com o tema - explique que no nosso coração devemos guardar o que é bom. Fixe o coração em um mural e leia uma frase de cada vez perguntando "Isso está certo ou errado?". Deixe as crianças responderem sozinhas. 
Cada ideia errada deverá ser jogada num cesto de lixo. As boas ideias serão guardadas no bolso do coração.

Fonte: Sorriso - UFMBB - (apenas estou colocando algumas partes do texto da revista, ela possui muito mais textos e visuais.) LEIS PARA VIVER FELIZ (9).






Usei uma boneca para falar sobre o 9º mandamento: NÃO MENTIR. Na verdade eu tive a maior alegria do meu ministério, pela primeira vez minha princesa contou uma história! Aos 8 anos ela contou a história, toda linda, sem errar nada! Deus é maravilhoso! O meu príncipe quis ajudar, ele segurou a boneca e ela contou a história.

 Usei essa boneca para contar sobre Ana Coração clique aqui.

 Detalhes da boneca para contar o 9º mandamento clique aqui.


HORA DA ATIVIDADE:







HORA DA LEMBRANCINHA:




Fiz  esse menino todo em EVA para as crianças levarem para casa. Ela puxavam a língua e esta escrito o 9º mandamento: NÃO MENTIR.

 Detalhes e molde clique aqui.


Mais ideias sobre os 10 mandamentos clique aqui.
Todas as aulas da revista clique aqui.

VÍDEO:


Essa música para quem não conhece é da Aline Barros, Dona Mentirinha. Ótima música para cantar com essa lição.

9 comentários:

Querido(a) amigo(a), por favor, coloque seu nome identificando-se no comentário.
Selecione >> Nome/URL