14 dezembro 2011

DEZ LEPROSOS




Ter um espírito grato é muito importante.


Salmo 100; Lucas 17.11-19; 1 Tessalonicenses 5.18




ANTES DE COMEÇAR...

Pegue seu Kit História clique aqui e os seguintes itens: tesoura, papel toalha, tinta guache ou aquarela, pincéis (ou cotonetes) e uma tigela de água com sabão. Escolha cores claras, como tons pastéis e branco (se sua cortina for de lisa e o branco em pedaços de 30 cm, um para cada criança. Seus alunos irão pintar sobre a cortina, para representar as marcas e manchas dos dez leprosos. Depois, no transcorrer da história, irão usar a água com sabão e o papel toalha (ou esponjas) para remover as manchas. Nesta lição, as crianças descobrirão que é importante ter um espírito grato e ter o desejo de expressar prontamente essa gratidão a Jesus porque Ele nos socorre com Seu amor. As crianças encerrarão a aula usando o papel branco para criarem cartões de agradecimento a Jesus.

CONTAR A HISTÓRIA





Coloque a cortina no chão com as tintas e a vasilha de água com sabão na assadeira. (Forre o chão embaixo da cortina com folhas de jornal para ter uma proteção extra.) Entregue os pincéis e cotonetes às crianças, que devem estar sentadas ao redor da cortina. Diga: Vamos pensar um pouco. Se você pudesse pintar um quadro para demonstrar a gratidão a Jesus por seu amor e ajuda, o que desenharia? Talvez um coração para expressar seu amor ou quem sabe, um sol brilhante para expressar o calor da alegria e gratidão que você sente. Há muitas maneiras de expressarmos nossa gratidão a Jesus por aquilo que Ele é e faz. Afinal de contas, não já nada mais natural do que querer agradecer pelas coisas que Deus faz, certo? Mas há muito tempo, muito tempo, existiu um grupo de pessoas que não foi tão grato assim. Vamos usar essas tintas e nossa cortina para nos lembrarmos da história de dez homens que precisavam de Jesus e de sua ajuda, e como somente um dele mostrou que seu coração era agradecido.
Conte a história dos dez leprosos que se encontra em Lucas 17.11-19. Peça para as crianças desenharem os personagens e as manchas no momento adequado da história. Peça que sejam cuidadosas par anão se sujarem com tintas.
Há muito tempo existiam dez leprosos. A lepra era uma doença terrível. É uma doença que deixa a pele muito feia e dolorida, que provoca manchas, bolhas e feridas por todo o corpo da pessoa. (Peça para as crianças desenharem três manchas na cortina.) ninguém gostava muito de quem tinha lepra. As pessoas ficavam com medo de pegarem também, e por isso mantinham os leprosos afastados. Imaginem como eles se sentiam doentes e sozinhos. (Peça para as crianças desenharem na cortina um rostinho triste.) Apesar de quase todas sentirem medo dos leprosos, Jesus não tinha. Ele ama a todos da mesma maneira. Um dia, Jesus encontrou-se com dez homens leprosos numa estrada. De longe, eles imploravam a Jesus: "Tenha piedade de nós, Senhor!".
Vocês sabem o que Jesus fez? Ele fez as manchas desaparecerem, limpou completamente a pele deles! (Peça para as crianças limparem rápida e silenciosamente todas as manchas e rostos tristes que pintaram, usando a água com sabão e papel toalha.) Imaginem como aqueles homens ficaram felizes! (Mande as crianças desenharem rostos alegres.) Nove deles correram para contar a seus amigos que haviam sido curados. Não pararam nem para fizer obrigado a Jesus! Foram ingratos! Mas um deles agiu de modo diferente. Ele voltou para agradecer a Jesus e louvar a Deus! (Pintem corações na cortina.) Somente um homem expressou sua gratidão e amor por Jesus fica feliz quando temos um espírito grato e expressamos gratidão ao Senhor! (Escrevem a frase: "Obrigado, Senhor", na cortina.)
Coloquem o material de pintura de lado e deixem a cortina secar. Diga: Imaginem só! Eles nem se incomodaram de agradecer a Jesus por esse milagre e pelo amor que receberam! honramos e louvamos ao Senhor quando expressamos nossa gratidão a Jesus e a Deus. Esse é um motivo pelo qual costumamos vir à igreja. vamos pensar mais um pouco sobre como expressar nossa gratidão pelo amor, misericórdia e socorro que recebemos de Jesus. Retire a cortina de cima dos jornais e deixe-a secar. Vocês voltarão a pintar sobre as folhas de jornal daqui a pouco.



PARA SEMPRE NA MEMÓRIA


Chame alguns voluntários para ler em voz alta 1 Crônicas 16.8,34; Salmo 7.17 e 1 Tessalonicenses 5.18. Pergunte:

 Por que Jesus quis ajudar os leprosos? Por que Ele quer nos ajudar?
 Por que expressar nossa gratidão a Jesus demonstrar o amor que temos por Ele?
 O que você pode fazer para agradecer a Jesus?
 Como podemos mostrar nossa gratidão?

Diga: Há muitas maneiras de expressarmos nosso amor e gratidão a Jesus! Uma delas é lendo a Bíblia. Vamos ler juntos um salmo de agradecimento a Jesus. Leiam juntos, e em voz alta, o Salmo 100. Depois convide as crianças a confeccionarem um poster para Jesus, usando o papel branco cortado e as tintas. Se houver tempo, pendure a cortina na sala para que as crianças se lembrem da importância de sermos gratos a Jesus por tudo o que nos faz, todos os dias. (A pintura pode ser retirada da cortina com água morna e sabão e recolocada em seu Kit da História.) Termine a aula cantando "Quão bondosa amigo é Cristo".


DIVERSÃO EXTRA

Acabe com o "bicho carpinteiro" das crianças promovendo uma brincadeira de revezamento de gratidão. Pela a cada criança que escolha um item do Kit da História. Forme duas filas com as crianças e coloque todos os objetos no chão, na frente da primeira criança da fila. Quando você der o sinal do partida, a primeira criança deve começar a passar para trás os objetos, dizendo: "Muito obrigado!". Continuem passando e agradecendo até que todos os itens cheguem ao final da fila. Depois façam o caminho inverso até que todos os objetos voltem ao seu começo.

Fonte: 22ª aula -  Mexa-se, que lá vem história  - VIDA NOVA



Fiz esses fantoches de feltro para contar essa história. Detalhes da outra aula clique aqui




Ideia retirada da net.


Ideia retirada da net





 Mais VISUAIS e IDEIAS   clique aqui
HORA DA ATIVIDADE:


Ideia retirada da net. Você pode dar um menino para cada um e eles mesmo fazerem os leprosos.




 Mais ATIVIDADES  clique aqui

HORA DA LEMBRANCINHA:





 OUTRA MANEIRA DE CONTAR A MESMA HISTÓRIA clique aqui







14 comentários:

  1. OBrigada querida. Irei para lá para conhecer seu blog.
    Um ano abençoado para vc.
    Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  2. Muito maravilhosa esta maneira de contar a história. Os recursos são ótimos! tentarei copia-los para minha aula de domingo que vem.

    ResponderExcluir
  3. A Paz do Senhor!
    Me mande a foto para eu postar no blog.
    Deus continue abençoando você.
    Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia
    Parabéns!!!!!!Deus te abençôe ricamente .....
    Nestá aula você fala de uma cortina para as crianças usarem tintas, que tipo de cortina você fala?????
    OBRIGADA.....BEIJOS
    ANGELA

    ResponderExcluir
  5. Amém Angela.

    A cortina é a de banheiro, veja aqui http://blogtiale.blogspot.com.br/2011/07/novidade.html.
    Deus continue abençoando.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. FANTÁSTICO!! Já vou contar a história desse jeito para meus pequenos no próximo domingo!!!

    ResponderExcluir
  7. Que benção Mila!
    Fico feliz.
    Deus abençoe.
    Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  8. Amei essa aulinha, obrigada pela ajuda, Deus abençoe :)

    ResponderExcluir
  9. Lindas e abençoados seus ensinamentos. Jesus abençoe ricamente. Queria mais explicação dessa lembrancinha.Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Lindas e abençoados seus ensinamentos. Jesus abençoe ricamente. Queria mais explicação dessa lembrancinha.Abraço.Jussara

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho um imenso prazer de ensinar a palavra de Deus para as crianças. Assim como o blog e de outras pessoas me ajudam e me dão várias ideias para ensinar as crianças. Ótimo trabalho.

    ResponderExcluir
  12. ESTOU FELIZ POR ESTAR APRENDENDO COM SEU BLOG QUE TEM ME AJUDADO PRINCIPALMENTE NO MOMENTO DA HISTORIA POIS TEM FATOR IMPORTANTE QUE NAO SAI DO PRINCIPIO DA PALAVRA E É CONTADA DE UM JEITO QUE CHAMA A ATENÇÃO ATE MESMO DOS ADULTOS

    ResponderExcluir
  13. sem palavras.Crianças são TRANSFORMADAS através dessas dicas, dessas aulinhas !!!!!! gloria a DEUS pela sua vida ,sou tio do ministério infantil do Bola De Neve Colombo , e todas as suas dicas tem me ajudado muito!!! muito obrigado ,Deus abençoe !!

    ResponderExcluir
  14. queria que me ajudace a falar para as criaças pequenas sobre a cura de um leproso com quebra gelo

    ResponderExcluir

Querido(a) amigo(a), por favor, coloque seu nome identificando-se no comentário.
Selecione >> Nome/URL