24 fevereiro 2011

QUANTOS BICHOS - PEDRO E CORNÉLIO

  Os preconceitos dos judeus com pessoas de outras raças se estenderam até os judeus convertidos ao cristianismo. Para quebrar barreiras políticas e religiosas. Deus mostrou a Pedro, numa visão extraordinária, que Ele não faz acepção de pessoas. Deus amam a todos, sem distinção.
Baseado nisso, querido professor, ame igualmente todos os seus alunos. Não dê atenção para um, deixando outro de lado. Cristo derramou Seu precioso sangue por todos. Veja o que Pedro disse a Cornélio: "Reconheço, por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas; pelo contrário, em qualquer nação, aquele que o teme e faz o que é justo lhe é aceitável" (At 10:34,35).

Ler: Atos 10.        
   
  
Versículo para DECORAR: "Ó Deus Eterno, tu cuidas das pessoas e dos animais." - Salmo 36:6

APLICAÇÃO: mostrar que não devemos fazer acepção de pessoas.      

Introdução

(Professor mostre as figuras de pessoas de várias raças). Vocês conhecem um japonês, ou um americano, ou um africano? Deus ama todos os povos. Não importa qual a cor da pele, se é rico ou pobre. Ele ama a todos.
Na época de Jesus e de Seus discípulos, os judeus não gostavam muito de pessoas de outros países. Então, Deus usou uma situação bem diferente para ensinar aos judeus e a nós, também, que devemos ser amigos de todas as pessoas. Ouçam esta história.


Desenvolvimento

Na cidade de Cesaréia, havia um comandante do exército, chamado Cornélio. Ele era italiano - não fazia parte do povo judeu.
Cornélio e sua família tinham o costume de orar a Deus todos os dias, e gostavam de ajudar as pessoas , dando esmolas. Sabem o que aconteceu um dia? Apareceu um anho para Cornélio e disse: " Deus aceitou as suas orações e o que você tem feito pelos pobres e se lembrou de você. Agora, mande alguns homens até a cidade de Jope para buscarem um homem chamado Pedro. Ele está hospedado na casa de Simão..." Ele fez como o anjo falou, enviou dois homens para que buscassem Pedro. Pedro era um dos discípulos de Jesus que levava a mensagem, de Deus para s pessoas em muitos lugares diferentes.
No dia seguinte, quando os homens estavam indo a Jope, Pedro também teve uma visão. Ao meio dia, antes do almoço, Pedro subiu para o terraço da casa de Simão, para orar. Passado algum tempo, sentiu fome e, então, tece uma visão estranha: ele viu o céu aberto e descendo algo parecido com um lençol. Dentro desse lençol havia todos os tipos de animais: os de quatro pés, os que rastejam, e aves do céu (professor cite alguns animais). Naquela hora, Pedro ouviu uma voz dizendo: "Levante-se! Mate e coma!". Mas Pedro disse: " De jeito nenhum, Senhor! Eu nunca comi coisa nenhuma suja ou impura!" Já imaginaram? Pedro matar uma cobra para comer? Você teria coragem? Aquela voz insistiu três vezes até que desapareceu. O que será que Deus queria ensinar a Pedro com isso?
Pedro ainda estava por ali quando ouviu alguém batendo à porta. Eram os mensageiros que vieram buscar Pedro para falar de Jesus a Cornélio. Será que Pedro vai? Mas Cornélio era italiano e não fazia parte do povo de Deus.
Sim, Pedro foi e falou de Jesus e do amor de Deus. Cornélio e toda sua família aceitaram Jesus no coração. Eles conheciam a Palavra de Deus, mas ainda não sabiam nada sobre Jesus e a salvação que Ele dá.
Agora Pedro entendeu aquela visão com animais: que ele deveria falar de Jesus, não só para os judeus, mas para todas as pessoas de qualquer taça.
Mais uma vez Deus usou os animais para ensinar lições preciosas.


Conclusão
Quando Pedro encontrou-se com Cornélio, ele disse: " Agora eu sei que Deus trata a todos igualmente". E você? Como trata seus coleguinhas? Você divide seus brinquedos com alguns e deixam outros sem nada? Você deixa todos participarem da brincadeira que você inventa? Devemos tratar bem todas as pessoas e serem amigos de todos.

(Fonte: Editora Cristã Evangélica) - Quando os animais aparecem (13)  Revista completa  clique aqui 


EXPLICAÇÃO DA VISÃO DE PEDRO: clique aqui












Você pode usar dedoches para explicar a visão de Pedro


HORA DA ATIVIDADE:





HORA DA LEMBRANCINHA:



Você pode fazer lembrancinhas com meninas e meninos típicos do país que irá abordar.


Se falar do Japão dê hashi para eles levarem como lembrancinha.


IDÉIAS:
  Se você mora fora do BRASIL, você pode estar levando para as crianças fotos do Brasil, dando para elas comerem comida típicas do Brasil, ou mesmo arroz e feijão, ou faça brigadeiro, coloque músicas cristãs infantis brasileiras.

Você pode focar em um país para estar falando com as crianças, se escolher o JAPÃO, você pode estar orando pelo Japão, levando hashi para eles comerem comidinha ou pegar salgadinhos com ele, levando algum cd com músicas japonesas, fotos do Japão.
O legal será as crianças não conseguirem manusear o hashi, esses palitinhos. Mas você depois mostre como usá-los. Caso não saiba dê uma olhada neste pap.


Você pode focar em um país para estar falando com as crianças, se escolher a Itália, você pode estar orando por ela, levando macarrão, pedacinhos de pizza ou outra comída típica deles, levando algum cd com músicas italianas, fotos do país, roupas ou objetos típicos.
Você pode focar em um país para estar falando com as crianças, se escolher o ÁFRICA, você pode estar orando pela África, levando alguma comida típica como Pap (Purê feito de farinha de milho), Bunny Chow (Pão recheado com frango).

Você pode focar em um país para estar falando com as crianças, se escolher os ESTADOS UNIDOS, você pode estar orando pelo EUA, levando brownies, muffins, chocolate chip cookies e apple pie. Brownies são como pedaços de bolo de chocolate, porém mais compacto. Muffins e bolo inglês. Chocolate chip cookies são bolachas com gotas de chocolate. Apple pie é torta famosa e patriotica de maça, Fried Chicken  é frango frito com purê de batatas, meatloaf carne moída com diversos condimentos em uma forma tipo para pão ou qualquer outra forma pequena; levando algum cd com músicas japonesas, fotos do Japão.



7 comentários:

  1. Que bom que gostou Geórgia! Fico feliz!
    Deus continue abençoando.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Adoreiiiii!! Eu tenho um livro (secular) q fala sobre as diferenças... e iria usá-lo com método na minha aula... só para ilustrar... mas nem vou mais usar... Esta aula está perfeita! Era o que eu procurava!
    Parabéns!!
    Que Deus te abençoe!
    Bjs
    ELizete
    elizetejardim.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Que benção Elizete. Deus é fiel.
    Fico feliz que esta postagem foi de encontro com sua necessidade.
    Beijos querida.

    ResponderExcluir
  4. Parabens pelo recurso .que Deus abencoe otimo

    ResponderExcluir
  5. Amém!
    Obrigada a todas pelo carinho e amor.
    Que o Senhor continue abençoando.

    ResponderExcluir

Querido(a) amigo(a), por favor, coloque seu nome identificando-se no comentário.
Selecione >> Nome/URL