14 fevereiro 2011

REI MAU E REI BOM - ACABE E JOSAFÁ

O exemplo desses dois reis é prova masi que suficiente para nos exortar quanto ao valor do testemunho cristão. Ambos foram escolhidos de forma legítima para liderar o povo de Deus. O rei Acabe escolheu o caminho errado, pecando contra Deus mais do que qualquer um dos que haviam sido reis antes dele. Ele foi um mau exemplo. Porém, o rei Josafá empenhou-se no estudo e ensino da Palavra, trazendo grande edificação espiritual a seus contemporâneis. O povo tinha disposição em seguir sua orientação, porque via que ele agia conforme suas palavras. Sigamos o exemplo de Josafá, vivendo aquilo que ensinamos aos nossos alunos.


Ler: 1 Reis 16:29-35; 21, 2 Cr 17:20
   
  
Versículo para DECORAR: "Deus é sábio e poderoso". Jó 12:13

APLICAÇÃO: ensinar que sempre vale a pena agir corretamente, escolhendo o caminho bom.


Introdução

Brincadeira – Faça dois caminhos, com giz ou papel, no chão da sua sala de aula ou do salão social de sua igreja; um caminho deve ser largo e reto, o outro bem estreito (quase uma linha) e tortuoso. Brinque com as crianças de passar sobre um e outro caminho. As crianças passarão facilmente pelo caminho largo e terão dificuldades no caminho estreito. Vocês perceberam a facilidade que tiveram em passar pelo caminho largo e a dificuldade em passar pelo estreito, sem desequilibrar e sair caminho? Fazer o que é certo, às vezes é tão difícil como caminhar pelo caminho estreito, mas quando estamos fazendo o que é certo, podem ter certeza de que não estamos sozinhos – Jesus está conosco! Às vezes, é mais fácil fazer o errado do que o certo, porém é o caminho certo que leva as coisas melhores. O caminho errado leva à tristeza e ao choro.

Desenvolvimento

Vocês se lembram que foi o primeiro rei de Israel? Foi Saul, um rei que muitas vezes preferiu fazer o que era mal, seguindo um caminho errado. E o segundo rei, quem foi? Davi foi o segundo rei de Israel e escolheu obedecer a Deus, seguindo o bom caminho. Depois de Davi, seu filho Salomão ficou no seu lugar. Era um rei sábio e muito rico. Depois que Salomão morreu, o povo de Deus começou a brigar entre si. Dividiu-se em duas nações: ISRAEL e JUDÁ. Cada nação ficou com um rei diferente. Hoje, vamos conhecer um rei mau e um rei bom.

1- Rei mau – caminho mau.

ACABE foi rei de Israel, e era muito mau, pior do que qualquer outro rei.
Desobedecendo às leis de Deus, casou-se com uma mulher de um lugar onde adoravam outros deuses feitos de pedra, madeira e até ouro. Por causa do mal exemplo do rei e da rainha, muitos em Israel também passaram a adorar outros deuses no lugar do único Deus Criador dos céus e da terra.
Acabe e sua esposa construíram igrejas onde adoravam deuses falsos; perseguiam e mataram vários profetas de Deus. Eram tão maus que um dia mataram um homem bom, só para ficar com o seu terreno. Já pensaram? Que coisa feia?

2- Rei bom – caminho bom.

JOSAFÁ foi rei de Judá e escolheu andar no caminho do Senhor, obedecendo a Sal Palavra. Ele mandou algumas pessoas ensinarem a Bíblia ao povo das cidades do seu reino. Assim, todos podiam conhecer as leis de Deus e andar nos Seus caminhos.
Certa vez, um exército poderoso estava para atacar Judá. Josafá sentiu medo e começou a orar. Chamou todo o povo para buscar ao Senhor: homens, mulheres, crianças, velhos, todos oraram pedidndo socorro a Deus. Logo Deus deu a resposta através de um profeta. Deus disse: Não se assustem, não fiquem com medo desse enorme exército... Amanh~vocês devem ir ao encontro do inimigo... Vocês não precisam lutar...Eu estarei com vocês”. Depois disso todos adoraram ao Senhor, agradecendo pela resposta.
No dia seguinte, Josafá chamou alguns cantores para irem à frente do exército de Judá, cantando músicas de louvores a Deus, quando começaram a cantar, houve uma grande confusão no exército inimigo e eles começaram a brigar entre si. Quando Josafá e seu exército chegaram lá, os inimigos estavam mortos.
Josafá e todo o povo ficaram muitos contentes, porque Deus venceu a batalha, sem eles precisarem lutar, então pegaram vários instrumentos musicais e foram adorar a Deus no templo, em Jerusalém.

Conclusão:

Acabe andou no caminho do mal e teve um final muito triste. Josafá andou no caminho do bem e Deus lhe deu vitória.

Fonte: Editora Cristã Evangélica - HERÓIS, REIS E RAINHAS (8).Todas as aulas da revista clique aqui



Eu fiz esse coração de EVA vermelho. Ele tem dois lados, de um lado você pode fazer com cara de triste ou bravo, do outro com cara de feliz. A boca dele você faz aberta para colocar palavras dentro. Você pode usar este para falar do rei Acabe.

E este coração para falar do rei Josafá.
Idéia original ( http://www.tiapri.com/)


HORA DA ATIVIDADE:







HORA DA LEMBRANCINHA:


Olha que fofura! Você pode estar colocando o nome das crianças, eles irão amar!
Ou fazer uma coroa para eles.

Mais modelos de COROAS aqui:
HORA DA BRINCADEIRA:



Você pode fantasiar o aluno, com uma capa de TNT vermelha e uma coroa. E quem estiver fantasiado é o mestre. E ele faz os gestos e todos imitam, e vai mudando de aluno. Não esqueça sempre de falar que o nosso mestre de verdade é JESUS!




10 comentários:

  1. é bom ensina ocaminho que devem andar as crianças gostei

    ResponderExcluir
  2. Verdade Flavio. NAda mais gratificante do que fazer a obra do Senhor e ainda mais com as crianças.

    ResponderExcluir
  3. Maria da Conceição Borges2 de setembro de 2013 às 21:23

    Estava a procura de modelos de coroas, pois o assunto das lições fala sobre os reis de Israel.Achei uma interessante feita de dobras de papel, por sinal muito bonita, porém confesso que tive dificuldade p/ fazê-la.Até porque o passo tá em inglês.Gostei muito do seu blog. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Maria.
    Fico muito feliz que tenha gostado.
    Deus continue abençoando.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi tia ale, eu gosto muito do seu blog.
    Como sei que e muito criativa, me ajuda a fazer uma trombeta para minha pequena equipe de teatro?
    bjs tia nayara!

    ResponderExcluir
  6. Olá tia Nayara, a Paz!
    Por favor, me envie um e-mail para que possa te mandar os modelos.
    Deus abençoe. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. muito bom amei seu blog parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Amada que Deus continue te abençoando, voce não faz ideia de como esse Blog tem ajudado, o teu galardão está na mão do Senhor. Um bj no seu coração

    ResponderExcluir
  9. Mulher que legal ,Ameiiíiiiii Parabéns pelas criatividade ,Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  10. oi tia ale, tem como vc me ensinar como faser um rei de resiclajen e
    a tia sara



    ResponderExcluir

Querido(a) amigo(a), por favor, coloque seu nome identificando-se no comentário.
Selecione >> Nome/URL