21 agosto 2012

FALAR O NOME DE DEUS COM RESPEITO - 3º Mandamento







Base Bíblica: Êxodo 20.7 e Levítico 19.12.
Objetivo: Entender que o nome de DEUS e de JESUS devem ser usados com respeito.

Brincando com o tema:
Ao chegar, cada crianças deverá ser cumprimentada pelo nome. Em seguida, entregue a cada uma um crachá com o nome de outra criança e peça para colocá-lo.
Peça que as crianças se assentem em círculo com os crachás afixados e comece a conversar com elas, chamando-as pelos nomes escritos nos crachás. Isto provocará uma pequena confusão.
Aguarde a reação, pois provavelmente irão protestar ao não serem chamadas pelo nome correto.
Desse momento, fale que você fez isto para mostra a importância dos nomes das pessoas. O nome representa a pessoa. Usarmos o nome errado faz com que a pessoa fique triste e até aborrecida, como aconteceu com elas. Solicite que troquem os crachás, a fim de que cada uma fique com o crachá em que está escrito seu nome.
Diga que assim  como cada um tem um nome e o nome diz quem a pessoa é, Deus também tem nomes e eles nos dizem quem Deus é. Às vezes chamamos Deus de Pai, outras vezes de Senhor, mas todos estes nomes se referem a Deus.
O nome de Deus é tão santo e merece respeito que a Lei de Deus diz que devemos usar o Seu nome com muito cuidado. Escutem...(leia Êxodo 20.7). Esta é a terceira Lei que Deus nos deu. 

História - Mostre sua certidão de nascimento e seu nomes escrito ali. Ressalte a importância da certidão de nascimento, pois nela é registrado o nome da pessoa e ela pode ser identificada e ter seus direitos garantidos. 
Pergunte: Vocês sabiam que o nome da pessoa é muito importante? A maioria de vocês teve seus nomes escolhidos antes de nascerem. Quem escolheu deve ter tido o cuidado de escolher o nome com um significado que ele tem.
Após as respostas, pergunte se alguém gostaria que seu nome fosse falado toda hora, sem necessidade? Ou que as pessoas rissem do seu nome? Se nos sentimos assim a respeito do nosso nome, que cuidado devemos ter com o nome de Deus?
Cimente que Deus deve ter o lugar mais importante da nossa vida, Nós podemos demonstrar o quanto O amamos se tomarmos cuidado com nosso jeito de falar o Seu nome e respeitando-O.
Leia êxodo 20.7. Essa é a terceira Lei que Deus deu ordem que NÃO devemos tomar o nome do Senhor nosso Deus em vão; porque o Senhor não considerará inocente quem tomar o seu nome em vão."
Ela explicou que não podemos usar o nome de Deus de qualquer maneira e que Deus não se agrada de pessoas que usam o Seu nome sem necessidades.
O nome de Deus deve ser citado nas músicas que são para louvá-lO, nas orações, nas histórias que ouvimos da Bíblia e quando falamos dEle aos nosso colegas. 
Quando amamos a Deus e a Seu Filho Jesus, iremos usar Seu nome com respeito, pois teremos laegira em demonstrar que O amamos e por isto, obedecemos às Sua Lei.

Fonte: Sorriso - UFMBB - (apenas estou colocando algumas partes do texto da revista, ela possui mais textos e visuais.) LEIS PARA VIVER FELIZ (3).


Fiz com EVA, escrevi DEUS, depois colei por cima papel laminado dourado para brilhar bastante. NÃO ESQUEÇAM, DEUS é espírito, não façam desenho dEle, não queiram desenhar Ele como nós.


Esses foram os crachás que fiz para as crianças. Depois eles levam como lembrancinha.



HORA DA ATIVIDADE:




Outras atividades sobre os 10 mandamentos  clique aqui.


HORA DA LEMBRANCINHA


Molde deste ursinho  clique aqui.


 Mais modelos de crachá clique aqui.


Mais ideias sobre os 10 mandamentos clique aqui.
Todas as aulas da revista clique aqui.


6 comentários:

  1. Nossa! Eu gosto muito dos seus artigos, me ajudam muito, gostaria de lhe agradecer e continue sempre sendo essa serva dedicada ao trabalho de Deus.

    ResponderExcluir
  2. Amém Dyhele.
    Obrigada querida pelo carinho.
    Deus continue te abençoando.
    Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  3. Amei esse artigo, estava sem saber o q fazer para as crianças e agora me ajudou muito....Deus continue lhe usando....Bjos Marilia

    ResponderExcluir
  4. Amém Marília!!!
    Glória a Deus por isso.
    Beijos com carinho.

    ResponderExcluir
  5. Aulanmaravilhosa, pois esse tema é dificil. Parabéns.

    ResponderExcluir

Querido(a) amigo(a), por favor, coloque seu nome identificando-se no comentário.
Selecione >> Nome/URL