17 agosto 2012

AS LIÇÕES DADAS POR DEUS - Dez Mandamentos



Base Bíblica: Êxodo 19:16-25 e Salmo 119.11.

Objetivo: 1- Entender que Deus deu os mandamentos para as pessoas viverem felizes. 2- Reconhecer que deve obedecer às Leis de Deus.


Descobrindo o tema: Dê algum jogo para eles com regras, pode ser o jogo da memória, que inclusive tem com temas evangélicos, como a da Mig e Meg e do Smilinguido. Converse com as crianças sobre o jogo e suas regras. Pergunte: "Quais são as regras do jogo da memória? Por que é necessário observar as regras para jogar?" Após as respostas, explique que as regras são as leis do jogo e temos que obedecê-las para jogarmos bem. Pergunte: "Vocês sabiam que Deus também nos deu Leis para vivermos bem?" (modelos de jogo da memória  clique aqui)

Deus viu que as pessoas fizeram escolhas erradas, então resolveu tomar providências para evitar que elas se destruíssem e desta forma reaprendessem a viver. Assim, Ele nos deu as Suas Leis, chamadas de mandamentos. São dez Leis criadas para o nosso próprio bem e por isso, devem ser obedecidas. A cada cultinho, vamos conhecer uma Lei dada por Deus.


História - Use as cadeiras para representar um monte, clocando por cima delas um lençol verde ou marrom. Este "monte" representará o Monte Sinai. Coloque as crianças sentadas no chão, em frente ao monte, para ouvirem a história. 

Conte sobre Êxodo 19. 16-25.

Os mandamentos dados a Moisés e ao povo de Deus também servem para cada um de nós. Deus deu essas Leis porque nos ama e quer que sejamos felizes. 
A Bíblia diz em Salmos 119.11: "Escondi a Tua Palavra no meu coração par anão pecar contra Ti". Ao aprender e obedecer às Leis, teremos como viver feliz.

Atividade final - Esconda o tesouro (Bíblia) em algum lugar da sala e também as pistas. Pergunte: "Onde estão as Leis de Deus?" Depois entregue uma pista para que através dela possam ir encontrando as outras pistas até chegar ao tesouro. Ao encontrarem a Bíblia, explique que a Bíblia é como um tesouro porque nela estão todas a Leis para viver feliz. Caso seja possível, você poderá dar a Bíblia de presente à criança que a encontrou. Incentive as crianças a levarem sua Bíblia nos cultinhos.

Fonte: Sorriso - UFMBB - (apenas estou colocando algumas partes do texto da revista, ela possui mais textos.) LEIS PARA VIVER FELIZ (1).



Coloquei em cima da cadeira TNT marrom e fiz um Moisés com feltro e uma embalagem de OMO líquido, as pedras com os 10 Mandamentos ficaram presas com velcro.


Meu Moisés! :)

Detalhes dele  clique aqui

Fiz os 10 Mandamentos em 2 papelões, pode ser papel paraná ou papelão de caixa mesmo, e depois cortei como se fosse as pedras da Lei e colei EVA cinza, e escrevi com caneta de retroprojetor. 



Outras ideias de cenários  clique aqui


HORA DA ATIVIDADE:









Outras atividades sobre os 10 mandamentos  clique aqui.

HORA DA LEMBRANCINHA:

Mais detalhes clique aqui




Mais modelos de lembrancinhas clique aqui

Mais ideias sobre os 10 mandamentos clique aqui.
Todas as aulas da revista clique aqui.




12 comentários:

  1. Que lindo esse blog, estou te seguindo e tenho achado muito abençoado, tenho certeza que vou usar muitas dicas com as minhas crianças.Eu te mandei um email por favor me responda.Deus te abençoe ricamente.

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga, observei que você tem um blog infantil!! Gostaria de saber se você tem alguma musica com o tema Jonas pois estou fazendo uma peça infantil e estou precisando.
    Meu face karlajacuma e meu blog www.karlajacuma.blogspot.com fique com Deus..
    seu blog e lindo uma benção

    ResponderExcluir
  3. Olá Denise, a Paz do Senhor!
    Fico feliz que tenha gostado do blog. Deus é maravilhoso!!!
    Irei ver seu e-mail e já respondo.
    Deus continue abençoando.
    Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  4. Olá Anna Karla,
    Tem sim! Da Aline Barros http://www.youtube.com/watch?v=n5c1jjbQuPE
    Deus continue abençoando.
    Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  5. Olá,gostei muito do seu blog...estou ensinando as crianças sobre os 10 mandamentos,tirei as ideias do seu blog,se quiser posso te mostrar a foto de como ficou minha tábua das leis.Que o Senhor continue te abençoando e dando muitaaa sabedoria,pois esse blog nos ajuda muito.

    Renata

    ResponderExcluir
  6. Olá Renata, quero ver sim!!!
    Me mande para que eu possa colocar no blog.
    Deus continue abençoando. Obrigada pelo carinho.
    Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  7. Estou adorando seu blog estava perdida mas tenho conseguido dar aula com sua ajuda que Deus possa esta te abençoando cada vez mais, neste fim de semana vou falar sobre os 10 mandamentos. Obrigada por se deixar ser usada por Deus para nos ajudar
    a Paz
    bjim

    ResponderExcluir
  8. Parabens, estou te acompanhando sempre que Deus continue te abençoando

    ResponderExcluir
  9. Amém Aline.
    Que alegria ler seu recado, Deus é maravilhoso.
    Que as bençãos do SEnhor estejam sobre você. Falar sobre os dez mandamentos é benção!
    Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  10. Amém Claudeane!
    Obrigada pelo carinho.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  11. Você é uma pessoa abençoada e está iluminando a vida de todas nós espiritualmente é profissionalmente, pois estamos conseguindo transmitir os ensinamentos de Deus de forma dinâmica, satisfatória e compreensível através do seu blog... Gostaria de saber se você tem alguma música com o tema sobre os 10 mandamentos pois estou fazendo um projeto na escola e estou precisando, caso não tenha, será possível criar uma paródia... Agradecida...

    ResponderExcluir
  12. Você é uma pessoa abençoada por Deus, pois através do seu blogue, estamos conseguindo transmitir a mensagem de Deus de forma dinâmica e satisfatória... Gostaria de saber se você tem alguma música com o tema os 10 mandamentos, se não, poderia ser em forma de paródia, pois estou trabalhando um projeto na escola com esse tema e estou precisando de ajuda.
    Agradecida.
    Luana Raquel

    ResponderExcluir

Querido(a) amigo(a), por favor, coloque seu nome identificando-se no comentário.
Selecione >> Nome/URL