O MAR VERMELHO DA FÉ







A fé no poder supremo de Deus pode nos salvar.

Êxodo 14.1-29; Efésios 2.8; Hebreus 10.39


ANTES DE COMEÇAR...


Pegue seu Kit da História clique aqui  e os seguintes materiais: tesouras, um grampeador ou fita adesiva e canetinhas coloridas.
Corte dois pedaços de um metro de fita e coloque-os no chão, lado a lado, a uma distância de 30 cm um do outro. As fitas irão representar o "mar" durante sua história. Enquanto você conta sobre a fuga dos israelitas do Egito, as crianças vão saltar por cima das fitas, em distâncias cada vez maiores. Nesta lição, as crianças descobrirão que Moisés e o povo de Deus tiveram que dar um grande salto de fé para seguir a Deus quando deixaram o Egito e atravessaram o ruidoso Mar Vermelho. Poderão investigar como nós também damos saltos de fé ao confiar no poder salvador de Deus. As crianças usarão cartões e fitas para fazer marcadores de livros para manter em suas Bíblias, usando o tema da travessia do Mar Vermelho.


CONTAR A HISTÓRIA


Junte as crianças em um lado das fitas e peça-lhes para imaginar que estão junto ao Mar Vermelho, Pergunte?

Você já se perguntou se Deus poderia mesmo ajudá-lo numa situação muito difícil?
Como você save que Deus vai estar pronto a ajudar e proteger você?
Diga: A Bíblia nos conta que um dia Moisés pensou sobre essas mesmas coisas porque ele e povo de Deus estavam em uma grande dificuldade. Vocês podem me ajudar a contar essa história incrível sobre a fuga que só foi possível por causa do grande poder de Deus. Toda vez que eu disse a frase "um grande salto de fé", vocês vão saltar por cima do mar e gritar "só através do grande poder de Deus!" Toda vez que vocês derem um salto de fé, as fitas que representam o mar vão mudar de lugar, aumentando um pouco a distância do próximo salto.
Conte a história da fuga dos israelitas, quando escaparam do faraó e tiveram que atravessar o Mar Vermelho, conforme Êxodo 14.1-29. Avise as crianças quando chegar a hora de saltar por cima das fitas que representam o mar, dando seu grito de vitória. Toda vez que as crianças saltarem aumente um pouco a distância entre as fitas.
Durante muito, muito tempo, os israelitas trabalharam como escravos do terrível faraó no Egito. Tinham que fazer tijolos debaixo de um sol forte e depois carregá-los para construir os templos dos egípcios. Ah! Como os israelitas desejavam a liberdade! Mas isso seria um grande salto de fé. Teriam que acreditar que Deus iria libertá-los. (Faça uma pausa para que as crianças saltem. depois aumente a distância entre as fitas.)
Continue: Será que Deus iria ouvir seus gritos pedindo ajuda? Será que o poder de Deus era grande o suficiente para salvá-los?  Isso seria mesmo um grande salto de fé! (Faça uma pausa para o salto das crianças e mude de novo as fitas.)
Mas Deus ouviu o pedido de socorro e mandou Moisés libertar seu povo. Deus mandou pragas indescritíveis par amostrar seu poder a faraó - sapos, insetos, doenças de pele e até a morte. Mas será que esse plano de Deus daria certo? Isso exigia um grande salto de fé dos israelitas. Eles precisavam acreditar que Deus poderia libertá-los! (Faça uma pausa para o salto das crianças e aumente mais um pouco a distância entre as fitas.)
Mas o poder de Deus é o maior e mais perfeito, e logo o faraó deixou Moisés e o povo de Deus saírem. Rapidamente deixaram o Egito e viajaram tendo Deus como seu guia. Mas quando chegaram um frente ao Mar Vermelho, ficaram com medo. Os malvados soldados. Só com um grande salto de fé o povo sairia dessa confusão! (Faça uma pausa para o salto das crianças e aumente novamente a distância entre as fitas.)
Moisés e o poco mantiveram sua fé em Deus. Moisés orou pedindo ajuda ao Senhor. Deus disse-lhe que segurasse sua vara sobre a água porque iria dividi-la ao meio. O Senhor manteve a água dividida enquanto seu povo atravessava em segurança até o outro lado. Aquilo foi um grande salto de fé e um maravilhoso desfile da vitória através do grande mar! (Faça uma pausa para que as crianças saltem e aumente a distância entre as fitas mais uma vez.)
Os soldados maus de afogaram porque Deus junto a água do mar novamente. Mas a fé dos israelitas no grande poder de Deus os salvou, e com um grande salto de fé eles louvaram e agradeceram a Deus! Aêhh! Viva! (Faça as crianças saltarem mais uma vez e depois pularem comemorando e louvando a Deus.)
Peça que as crianças se sentam agora às duas margens do "mar" e diga? Essa é uma história que nos anima a ter fé e confiança no grande poder de Deus para nos salvar! Vamos comemorar e depois pensar mais um pouco sobre o poder da fé e comemorem dando saltos de alegria e louvando a Deus.



PARA SEMPRE NA MEMÓRIA


Distribua os cartões. Chame voluntários para ler em voz alta Lucas 7.50; Efésios 2.8 e Hebreus 10.39. Pergunte:

Na opinião de vocês, por que Deus quer que tenhamos fé nEle?
Como a fé em Deus salvou os israelitas? Como a nossa fé pode nos salvar?
Como ter fé em Jesus, o perfeito presente de amor vindo de Deus, pode nos salvar?
O que você pode fazer para tornar sua fé em Deus mais forte?

Diga: A fé em Deus e no seu poder para salvar ajudou Moisés a liderar os israelitas e ajudou-os a seguir a Deus. Nossa fé em Deus e em Seu Filho Jesus pode nos salvar também. A fé pode nos salvar de nossos pecados e ajudar-nos a encontrar a saída para nossos problemas. A fé aproxima nosso coração de Deus. vamos fazer cartões que nos ajudarão a aprender versículos sobre o poder da fé!
Peça às crianças que escrevam Hebreus 10.39 em seus cartões usando canetas coloridas. Depois cortem fitas de 20 cm, grampeiem ou colem nos cartões para usá-los como marcadores de livro. Incentive as crianças a lerem várias vezes o versículo sobre o poder da fé durante a semana e a decorá-lo. Termine com uma oração agradecendo a Deus, como Moisés, por seu poder de salvar e ajudar através da fé.




DIVERSÃO EXTRA
Cantem uma música sobre o grande poder de Deus enquanto saltam sobre "o mar". Depois de cada salto, mande as crianças darem exemplos de como a fé nos livra.


Fonte: 6ª aula -  Mexa-se, que lá vem história  - VIDA NOVA.



Linda idéia do site http://www.daniellesplace.com/  





Mais VISUAIS  clique aqui

HORA DA ATIVIDADE:


Mais ATIVIDADES  clique aqui

HORA DA LEMBRANCINHA:




Outra MANEIRA de contar a história de Moisés abrir o Mar Vermelho clique aqui


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Blog Widget by LinkWithin

6 Comentários :

Anônimo Comentou:

luciana moraes Tia Ale parabéns pelo seu blog é lindo de mais só. E essa historia do mar vermelho eu achei lindissima Deus abençoe sua mãos e sua familía e continue trabalhando pro senhor e nos

Alessandra Comentou:

Oi Lu, Amém!
Obrigada pelo carinho.
Fico feliz que tenha gostado.
Deus continue te abençoando.

LUCIANE Comentou:

QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO TREMENDAMENTE ESTA HISTORIA É UMA BENÇÃO AINDA MAIS CONTANDO ASSIM COM TANTA GRAÇA DE NOSSO DIVINO SALVADOR SENDO DERRAMADO SOBRE VOCE ABRAÇO DA IBI DE CRUZ ALTA

Blog Tia Alê Comentou:

Amém Ibi!
Fiquei muito feliz com seu recado lindo!
Deus continue te abençoando.
Beijos no coração.

Luciana Comentou:

OI gostaria de saber que materiais vc usou pra fazer a lembrancinha?

Blog Tia Alê Comentou:

Olá Luciana,
Você pode fazer com cartolina ou pode fazer papel para scrapbooking.
Deus abençoe.

Postar um comentário

Querido(a) amigo(a), por favor, coloque seu nome identificando-se no comentário.
Selecione >> Nome/URL