04 agosto 2011

UM GRANDE NEGÓCIO - JACÓ E ESAÚ




Queremos valorizar as bençãos que Deus nos dá.

Gênesis 25.29-34; Provérbios 15.6; Mateus 7.6







ANTES DE COMEÇAR...




Como esta é uma história Legal Demais! Você também vai precisar de moedas de cinco e de dez centavos (uma para cada criança; podem ser moedas de qualquer valor, desde que diferentes) e um brinde, como por exemplo, um chaveiro, um pequeno ímã, uma canetinha ou lápis diferente, etc.
Separe as moedas de acordo com os valores e os brindes em três saquinhos de papel, respectivamente. Nesta história bíblica sobre a ocasião em que Esaú negociou seu direito de primogenitura com Jacó, as crianças vão decidir se querem trocar de brindes ou, estando satisfeitas, ficam com o que já têm. Para iniciar a lição, entregue a moeda de menor valor para cada criança. Durante a história, quando Esaú decide negociar a benção do pai e seu direito de primogenitura por um prato de cozido, as crianças decidirão se querem manter suas moedas ou se vão trocar por outra mais valiosa. Muitos vão querer trocar, porém acabarão descobrindo que as moedas menores são mais valiosas! A lição, retirada da história bíblica fará com que as crianças percebam que os tesouros que Deus nos dá não devem ser trocados nem desperdiçados, pois as consequências serão bem ruins.


CONTAR A HISTÓRIA

Esconda o saquinho de brindes. Coloque os dois saquinhos de moedas ao seu lado e mande as crianças se sentarem em círculo no chão. (Não vá se esquecer do que há em cada saquinho.) Sacuda o que tem as moedas de menor de valor e diga:  Neste saquinho há um tesouro para cada um de vocês. O que vocês acham que é?
Dê um tempo para que compartilhem suas idéias e depois distribua as moedas, uma para cada criança. Diga: Vocês acham que esse tesouro vale muito? Bem, mais tarde vocês terão que fazer uma escolha, vocês podem ficar com essa moeda ou trocar por outra maior! Espalhe as moedas do segundo saquinho (de maior valor) no meio do círculo. Nossa história bíblica de hoje é sobre um homem chamado Esaú, que teve de escolhe entre manter o que era seu por direito de nascimento ou trocar por algo que ele achava ser mais valioso. Quando chegarmos no ponto da história em que Esaú faz sua escolha, vocês também vão escolher o que querem fazer.
Conte a história de como Esaú trocou seu direito de primogenitura com seu irmão, Jacó, por um prato de cozido, de acordo com Gênesis 25.29-34. Diga: Era uma vez dois irmãos. Um se chamava Esaú e o outro Jacó. Eles eram gêmeos, mas Esaú um pouquinho mais velho porque nasceu primeiro. Bem antigamente, o filho mais velho não só recebia uma benção especial do pai como também a maior parte das riquezas da família. Isso se chamava "direito de primogenitura". Era um direito muito valorizado. Esaú nasceu primeiro, portanto o direito de primogenitura era dele - mas isso era uma coisa que Jacó desejava muito. Um dia, Jacó estava cozinhando um delicioso prato de carne quando seu irmão mais velho chegou do trabalho. "Estou com muita fome"!, disse Esaú. " Me dê um pouco dessa comida maravilhosa!". Jacó respondeu: " Eu dou... se vocês me passar seu direito de primogenitura. Vamos fazer uma troca - este cozido por seu direito de filho mais velho!" . Esaú tinha uma escolha a fazer. Faça uma pausa e diga: Vocês também! Peça para as crianças decidirem se desejam trocar suas moedas. Faça uma pilha com as moedas de menor valor, se as crianças desejarem trocar.
Quando todos tiverem feito suas escolhas, continue a história. Esaú tinha uma escolha a fazer. Naquele momento, ele estava com muita fome! De que lhe serviria o direito de primogenitura no futuro, se ele não tivesse o que comer agora? Além disso, Esaú não dava muito valor ao seu direito - achava que não fazia diferença nenhuma. Assim, ele trocou sua benção e o direito de primogenitura por um prato de cozido! Algum tempo mais tarde, Esaú se arrependeu muito de ter feito a troca e aprendeu que Deus nos dá coisas valiosas que devem ser estimadas, e não jogadas de lado. Foi assim que Deus abençoou Jacó e ele se tornou o pai da nação de Israel!

Diga: Incrível! Esaú trocou o que ele achava que não valia nada - mas certamente era valioso. Vamos pensar um pouco nas trocas que vocês fizeram.
Fiz esses fantoches para contar a história. Molde e detalhes deles  clique aqui


PARA SEMPRE NA MEMÓRIA



Peça que as crianças mostrem suas moedas, e pergunte:

Alguém decidiu fazer a troca? Por quê?

 O que faz uma coisa parecer mais valiosa que outra?

 Nós sempre enxergamos o valor de uma benção de Deus no momento em que a recebemos? Explique.

Diga: Esaú não percebeu o valor de sua benção e do direito de primogênito na hora da fome. Estava obcecado pelo que queria naquele momento. Mas nós queremos aprender a valorizar o que Deus nos dá, ou providencia para nós. Queremos considerá-las um tesouro. Vamos ver o que a Bíblia diz sobre valorizar o que Deus nos dá.
Leia em voz alta Provérbios 15.6a e Mateus 7.6. Depois diga: A Palavra de Deus nos ensina que o Senhor tem muitos tesouros em estoque para nós quando somos fiéis a Ele e o amamos. Quando recebemos Seus tesouros e somos abençoados, não devemos desperdiçar essas bênçãos. Do contrário, teremos grandes problemas no futuro! Devemos segurar com firmeza o que Deus nos oferece, agradecer-lhe o que nos tem dado! Quem ficou com as moedas do início? Elas eram mesmo o maior tesouro!
Dê um brinde para cada criança que não quis trocar sua moeda de menor valor. Diga: Vocês enxergaram um tesouro nas moedas de pequeno valor, mesmo que os outros não as vissem assim - exatamente como Jacó enxergou o direito de primogenitura de Esaú, mesmo que este não enxergasse. Mas agora, como todos vocês sabem que temos um tesouro nas bençãos de Deus, todos nós somo vencedores! Dê brindes para todas as crianças.
Orem juntos agradecendo a Deus por suas ricas bençãos e peçam sua ajuda para que todos consigam de apropriar do que Deus nos dá para servi-lO e amá-lO mais. Se houver tempo, cantem "Grandioso és Tu".




DIVERSÃO EXTRA


Junto com as crianças, prepare um prato de vegetais com carne cozida. Traga de casa um pouco de carne, batatas, cenoura e vagens já cozidas. Peça que as crianças piquem e misturem tudo. Coloque os ingredientes nuca panela e acrescente massa de tomate ou tomate picado. Depois de aquecida, sirvam a refeição para outra classe, e ao compartilhar essa "gostosura", lembre às crianças de que devem tratar com carinho e apreciação as bençãos de Deus. 

Fonte: 5ª aula -  Mexa-se, que lá vem história  - VIDA NOVA.


Fiz esses fantoches para contar a história. Molde e detalhes deles  clique aqui .

Depois quando Esaú trocou o seu direito pelo comida.

  



Extraídos visuais acima do blog http://apascentarospequeninos.blogspot.com/




Extraídos visuais acima do blog:  http://georgialopes-b.blogspot.com/   

HORA DA ATIVIDADE:








HORA DA LEMBRANCINHA:


Eu não quis dar uma lembrancinha relacionada com comida, pois foi isso que fez com que Esaú perdesse a primogenitura. Dar algo que nos remete a Deus é muito mais proveitoso. 

O kit da história está aqui clique aqui


Outra maneira de contar a história clique aqui. 

12 comentários:

  1. Muito criativo o trabalho! Parabéns!
    Educadora Lucineia

    ResponderExcluir
  2. esta e a primeira ves que visito o blog da tia alê fiquei maravilhada com tanta historia com jeito de como contar as historia para os pequeninos que DEUS continue te abençaondo minha irmã parabens tyninha

    ResponderExcluir
  3. Olá Educadora Lucineia,
    Obrigada pelo carinho.
    Beijos. Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Tyninha,
    Fico feliz que tenha gostado.
    Deus abençoe.
    Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom! Deus continue à capacitando!
    Gostei muito do seu blog!
    Paz!

    ResponderExcluir
  6. Amei!!!!! Como é bom ter servos de Deus que se preocupa com sua obra, principalmente no ensinamento e educação cristã de nossas crianças. Que Deus te abençoe ricamente!!!!! Um Beijo.

    ResponderExcluir
  7. Amém Nelly e Cláudia!
    Obrigada pelo carinho.
    Deus abençoe vocês.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Gostei da historia foi de encontro o que eu precisava para ensinar as crianças de Jesus. Jaque

    ResponderExcluir
  9. Suas ideias são sempre muito inspiradoras. Que Deus abençoe sempre seu lindo trabalho com os pequenos!

    ResponderExcluir
  10. Amei todo conteúdo. Parabéns, Tia Alê. DEUS continue te abençoando!

    ResponderExcluir
  11. Clazeieley Fernandes21 de maio de 2017 às 07:48

    Parabéns pelo trabalho. Vou usar a brincadeira da moeda da aula de Jacó hoje, achei muito criativo.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns que trabalho lindo
    Deus te abençoe sempre 🙏

    ResponderExcluir

Querido(a) amigo(a), por favor, coloque seu nome identificando-se no comentário.
Selecione >> Nome/URL