29 agosto 2011

A MELHOR AMIGA DE RUTE - NOEMI E RUTE

Queremos que Deus esteja bem envolvido em nossas amizades. Rute 1:1-2:23; Eclesiastes 4:9-12; 1 João 4:7-11

ANTES DE COMEÇAR...

Pegue seu Kit da Históriaclique aqui, e canetas hidrográficas coloridas. Como esta é uma história da série "Legal Demais!", você precisará de uma sacola de presente para guardar guloseimas como pipoca, balas ou maças pequenas, uma para cada crianças. 
Antes da história, encha três bexigas e desenhe nelas rostos de mulher. Em um balão escreva "Noemi", em outro, "Rute", e no terceiro, "Orfa". Enquanto estiver contando a história, as bexigas estarão circulando entre as crianças. No final da história, mande as crianças se sentarem numa roda para se divertir com os amigos e dividir as guloseimas.







CONTAR A HISTÓRIA




Deixe a sacola de presentes do lado. Mande as crianças formarem dois círculos concêntricos (um dentro do outro). As crianças do círculo interno andarão numa direção enquanto as do círculo externo andarão em outra. Quando você bater palmas, as crianças devem parar e cumprimentar o colega do outro círculo que estiver do lado. Depois de algumas voltas, peça para as crianças formarem um único círculo.
Diga: É muito gostoso ter amigos, não? Muitas vezes somos simpáticos com alguns amigos, sorrimos para eles, mas não passamos muito tempo juntos. Outros são amigos de verdade, com quem compartilhamos nossos segredos, sonhos e esperanças. Os amigos verdadeiros e íntimos são um presente de Deus e fazem do nosso mundo um lugar agradável de vivermos! A história bíblica de hoje é a respeito de uma verdadeira e de como duas mulheres descobriram quem era o melhor amigo delas.
Segure a bexiga que representa Noemi e diga: Esta é a história de Noemi, uma mulher que tinha dois filhos que se casaram com duas jovens. (Apresente "Orfa" e "Rute".) Uma dessas jovens se chamava Orfa e a outra, Rute. Enquanto contamos a história, vamos jogar com cuidado essas bexigas pelo círculo, prestando atenção no nome escrito nelas. Quando eu disser "pare", segure a bexiga e difa quem está em sua mão. Eu vou fazer uma pergunta sobre uma das personagens. Quem estiver com a bexiga certa na mão deverá responder minha pergunta.
Conte a história da amizade entre Rute e Noemi conforme Rute 1 e 2, enquanto joga as bexigas de acordo com as instruções em parênteses. Começando com Noemi, diga: Noemi era uma senhora mais velha que conhecia e amava a Deus. Noemi tinha dois filhos que se casaram com duas jovens chamadas Orfa e Rute. (Acrescente Orfa e Rute ao círculo.) Noemi amava as duas, mas sua amizade com Rute era especial. Noemi ensinou a Rute tudo o que sabia sobre Deus e ela também passou a conhecer e amar o Senhor. Parem. (Parem de jogar as bexigas). Veja quem está segurando Noemi e pergunte.


Por que foi gentil e amoroso da parte de Noemi conversar com Rute sobre Deus?


Continuem jogando as bexigas e diga: Foi então que aconteceu uma coisa horrível. O marido de Noemi e seus dois filhos morreram. Noemi, Orfa e Rute ficaram viúvas. Com muito amor Noemi disse a Rute e Orfa que, se quisessem, poderiam voltar para a casa de seus pais. Tanto Rute como Orfa choraram bastante. Ambas amavam Noemi e não queriam deixá-la. Pare. Veja quem está segurando Rute e pergunte:


Por que Rute amava sua amiga Noemi?


Veja quem está com Orfa e pergunte?

Por que foi importante que as três mulheres tivessem boas amigas quando atravessaram aquela situação triste e difícil?


Continuem jogando as bexigas. Diga: Finalmente, Orfa decidiu voltar para a casa de seus pais, e doi embora. (Tire Orfa do jogo e continuem com Noemi e Rute.) Rute disse a sua amiga Noemi: "Aonde você for eu irei e o seu Deus será o meu Deus". Assim, Noemi e sua amiga Rute voltaram para Belém, cidade onde Noemi tinha alguns parentes. Parem, Veja quem está segurando Noemi e pergunte:


Por que o fato de Noemi falar com Rute a respeito de Deus aumentou a amizade das duas?


Continuem jogando as bexigas. Diga: Quando Rute e Noemi chegaram a Belém, estavam com fome. Rute queria ajudar sua amiga Noemi e por isso foi ao campo recolher trigo para fazer pão. Ela recolheu os grãos e os colocou em uma sacola. Parem. Veja quem está com Rute e pergunte:


Por que Rute quis trabalhar e ajudar sua amiga Noemi?


Coloque a sacola de presente no meio da roda. Continuem jogando as bexigas. Diga: Quando Rute e Noemi se sentavam para desfrutar a amizade uma da outra e dividir a refeição, também oravam juntas agradecendo a Deus pelas bençãos. Parem. Coloque as bexigas de lado e ore com as crianças agradecendo a Deus pelos bons amigos. Depois, compartilhem as guloseimas das sacolas. Diga: Enquanto nós desfrutamos de nossa amizade e guloseimas, vamos pensar um pouco sobre a razão de Deus nos mandar amigos especiais e como eles podem nos ajudar a ficar mais próximos uns dos outros e de Deus também.



PARA SEMPRE NA MEMÓRIA 


Convide voluntários para ler em voz alta 1 João 4.7-11. Depois pergunte:

Por que amar a Deus nos ajudar a amar uns aos outros?
Sem amor a Deus, teremos mesmo amigos para amar? Por quê?
Por que compartilhar sobre Deus com nossos amigos nos aproxima deles e de Deus?

Convide alguns voluntários para ler Eclesiastes 4.9-12. Depois pergunte:

Por que ter um amigo é melhor do ficar sozinho?
Por que Deus nos dá amigos especiais?
De que forma os bons amigos podem ajudar uns aos outros?
Por que é importante fazer com que Deus seja a "terceira dobra" no relacionamento entre nós e nossos amigos?

Diga: Rute descobriu o quando Noemi havia sido bondosa e afetuosa com ela, especialmente quando lhe ensinou a respeito de Deus e seu amor. Rute, que antes não conhecia o Senhor, veio a ser mãe de Obede, de cuja família Jesus nasceu muitos anos depois. Isso é incrível! Que amigona foi Noemi! Nós também podemos ser os melhor amigos de nossos amigos, fazendo com que Deus se torne parte de nossa amizade. Termine cantando "Que bondoso amigo é Cristo", ou outro cântico sobre amizade que suas crianças gostem de cantar.



DIVERSÃO EXTRA  


As crianças podem se divertir preparando cordões de tênis para presentear seus amigos. Use cordões brancos que podem ser pintados com as canetas hidrográficas, ou use cola e glitter. Quando os cordões estiverem secos, torça-os em forma de corda e amarre as pontas com uma fita. Sugira às crianças que presenteiem seus amigos para que se lembrem de que Deus é o centro da amizade especial entre eles.


Fonte: 10ª aula -  Mexa-se, que lá vem história  - VIDA NOVA.



Como eu já havia feito na história de Sansão os balões, resolvi contar a história com os dedoches. Fiz os dedoches de feltro, já usei eles em outras histórias como a de Noé,  clique aqui

Noemi, Rute e Orfa

Noemi e Rute









Mais VISUAIS sobre Noemi e Rute clique aqui 
HORA DA ATIVIDADE :



Dar para as crianças fazerem essas pulseirinhas e dar para o seu amiguinho que senta ao lado. Se na sua igreja não tem o costume de usar pulseira você pode fazer esse modelo que tem animais de EVA.






Mais ATIVIDADES clique aqui 

HORA DA LEMBRANCINHA:




Se fizer com atividade as pulseiras, depois elas viram lindas lembrancinhas para eles levarem para casa.

  Veja mais uma aula sobre Noemi e Rute, clique aqui .


6 comentários:

  1. meu nome e sunamita sou da advec,,,achei lindo esse blog,,tenho aprendido muito.agradeço por voce dividir suas ideias conosco..deus continue abençoando

    ResponderExcluir
  2. Amém!!!
    Que Jesus continue te abençoando.
    Obrigada pelo recado.

    ResponderExcluir
  3. Alessandra,
    parabéns por seu lindo trabalho. Tem me ajudado muito a preparara as atividades para os pequenos com quem atuo no culto infantil.

    Que Deus lhe abençoe e continue lhe dando sempre bastante criatividade. Obrigada por compartilhar conosco os seus dons.

    Abraço fraterno
    Josete V. Nobre

    ResponderExcluir
  4. Meu nome é Célia,sou de Valença-Ba, trabalho com criança, há mais de 20 anos, na Igreja Batista(PIB).
    Parabenizo-lhe pelo Trabalho Excelente que faz.
    Só sentir falta de uma musiquinha, falando do assunto da História contada, pois, isso também ajuda a criança a fixar o aprendizado.

    ResponderExcluir
  5. Amo tudo q Vc faz!!!!
    Tem me ajudado bastante!!!
    Deus te abençoe grandemente!!!

    ResponderExcluir
  6. Amém!
    Obrigada a todos pelo amor e carinho.
    Deus abençoe.

    ResponderExcluir

Querido(a) amigo(a), por favor, coloque seu nome identificando-se no comentário.
Selecione >> Nome/URL