18 agosto 2011

OS DEZ MANDAMENTOS


Quando obedecemos a Deus expressamos nosso amor a Ele.

Êxodo 19.1-2; 20.1-17; Deuteronômio; 28.1; 1 João 5.3.





ANTES DE COMEÇAR...



Pegue seu Kit da História clique aqui e canetas hidrográficas. Prenda um varal na sala, amarrando as pontas em duas cadeiras, janelas ou maçanetas de portas. Coloque dez pregadores de roupa embaixo do varal. Escreva os dez mandamentos em cartões - um em cada cartão. (Se preferir, faça uma cópia dos 10 mandamentos e cole-os nas fichas.) Um pouco antes de contar a história, arrume os cartões em um grande círculo. As crianças marcharão ao seu redor. Após ler um mandamento, dê a ordem de "parar"; quem estiver mais próximo do mandamento citado deverá lê-lo em voz alta e pendurar o cartão do varal. Esta lição ajudará as crianças a entender porque as regras são necessárias e porque os mandamentos de Deus são importantes para nos manter seguros, saudáveis e felizes.


CONTAR A HISTÓRIA



Certifique-se de que os cartões estejam arrumado em círculo e mande que as crianças formem uma roda em torno deles. Pergunte:

Digam uma regra importante que vocês tem que seguir em casa ou na escola.
Por que é importante obedecer às regras?

Diga: As regras são feitas para nos mantes em segurança e felizes. Também são feitas como demonstração de cuidado e amor. Seus pais e seus professores determinam regras porque amam vocês e querem vê-los seguros e felizes. Da mesma forma, Deus também fez regras especiais para obedecermos. Ele deu essas ordens para nos ajudar a viver e seguir Seus planos para nós. Lembram de como Deus ajudou Moisés a tirar os israelitas da escravidão do Egito e atravessar o Mar Vermelho? Depois disso Deus conduziu o povo para o deserto, onde ficaram vagando de um lado para outro, com medo de estarem perdidos. O povo se esqueceu de quanto Deus o amava e começou a desosbedecê-lo. Deus decidiu que seu povo precisava de regras especiais para manter-se seguro, saudável, feliz e obediente a Ele. Por isso, Deus chamou Moisés até o alto de um monte e deu-lhe duas tábuas de pedra onde havia escrito 10 ordens ou mandamentos especiais.
Vamos aprender agora quais são essas ordens. Vocês vão ajudar a procurar os dez mandamentos. Enquanto eu leio os mandamentos, quero que vocês caminhem ao redor do círculo. Quando eu disser: "Parem e obedeçam já!", vocês tem que parar no lugar em que estiverem. A pessoa que estiver mais próxima do mandamento que eu acabei de ler vai pendurar o cartão no varal.
Leia os dez mandamentos, parando após a leitura de cada um. Diga: "Parem e obedeçam já". Peça para a criança que estiver mais próxima do mandamento lido pegar o cartão e pendurá-lo no varal.

1º mandamento - Eu sou Deus. Sou o único Deus.
mandamento - Não façam falsas imagens ou ídolos.
3º mandamento - Não usem o nome de Deus em vão.
4º mandamento - Guardem o dia do Senhor como dia santo.
5º mandamento - Honrem teu pai e tua mãe.
6º mandamento - Não matem.
7º mandamento - Não roubem.
8º mandamento - Não mintam.
9º mandamento - Não desejem marido ou esposa do próximo.
10º mandamento - Não desejem as coisas que pertecem ao próximo.

Conte os mandamentos apontando para cada cartão pendurado e repita-os mais uma vez. Depois diga: Essas ordens muito importantes. Devemos aprendê-las e segui-las. É muito bom saber que Deus as deu porque nos ama e deseja nos proteger. Vamos estudar um pouco mais para saber por que Deus quer que lhe obedeçamos como os dez mandamentos podem nos ajudar a obedecer a Deus hoje.



PARA SEMPRE NA MEMÓRIA 


Faça as crianças sentarem em frente aos cartões pendurados no varal. Diga: Os mandamentos de Deus nos dão regras importantes para nossa vida e se forem obedecidos, vamos agradar a Deus, viver felizes e demonstrar nosso amor ao Senhor. Vamos ver o que a Bíblia diz sobre a obediência aos mandamentos de Deus e por que é importante agir assim.

Convide alguns voluntários para ler Deuteronômio 27.10 e 28.1. Depois pergunte:
Na opinião de vocês, por que Deus nos deu ordens especiais para seguirmos?
O que vocês acham que Deus sente quando lhe desobedecemos? E quando obedecemos?
De que forma a obediência a Deus pode nos proteger e deixar felizes?

Leia 1 João 5.3 em voz alta e pergunte:
De que forma a nossa obediência aos mandamentos de Deus demonstra nosso amor a Ele?
O que podemos fazer para obedecer mais a Deus?

Diga: Obedecer a Deus não é somente a nossa opção mais sábia. É também a melhor prova de amor que podemos dar. Quando escolhemos aprender os Dez Mandamentos e decidimos obedecer a eles, estamos dizendo a Deus que respeitamos suas regras e o amamos. Vamos orar juntos e agradecer a Deus por seus mandamentos que nos instruem a viver e amar. Quando eu citar os mandamentos, vocês podem abrir os olhos e se revezarem na leitura das fichas dos varal como forma de agradecimento a Deus.
Faça uma breve oração de agradecimento a Deus por seus mandamentos que nos ajudam a viver melhor, e peça ajuda para obedecer-lhes. Termine dizendo: Nós te agradecemos, Senhor, pelos mandamentos que dizem: (peça para as crianças lerem os mandamentos, repetindo algum se for necessário). Termine com um "amém" coletivo. Se houver tempo, cantem "Deus é bom".


DIVERSÃO EXTRA



Forme dez grupos e peça que cada grupo ilustre um dos mandamentos. Usem papel, canetas coloridas e lápis de cera. Peça para as crianças também escreverem o mandamento que estão ilustrando. Repitam os Dez Mandamentos em voz alta enquanto as crianças penduram no varal as ilustrações que fizeram. Escolha um grupo para misturar a ordem das figuras enquanto os outros permanecem de olhos fechados. Depois peça que os alunos coloquem as fichas na ordem certa.


Fonte: 7ª aula -  Mexa-se, que lá vem história  - VIDA NOVA.




Fico sem palavras para esse boneco tãoooo lindooooooooo!

Fiz este de EVA para esta aula  clique aqui .





Visuais acima extraídos do blog http://apascentarospequeninos.blogspot.com/ 



Visuais acima extraído do site http://www.escoladominical.net/forum/

Mais VISUAIS  clique aqui .

HORA DA ATIVIDADE:




Mais ATIVIDADES  clique aqui

HORA DA LEMBRANCINHA:

Você pode dar um livrinho com todos os Mandamentos escrito nele.

Moisés com os 10 mandamentos feito com tudo de rolo do papel higiênico. 
Molde  clique aqui

Um linda lembrancinha é fazer as tábuas. Passo a passo  clique aqui

DRAMATIZAÇÃO:



OUTRA MANEIRA DE CONTAR A HISTÓRIA DE MOISÉS E OS DEZ MANDAMENTOS  clique aqui

Clique nas imagens para AMPLIAR!


6 comentários:

  1. ESTE MATERIAL É MARAVILHOSO!AS CRIANÇAS APRENDEM COM MUITA FACILIDADE. DEUS A ABENÇOE.

    ResponderExcluir
  2. Amei...excelente estratégia, assim as crianças são estimuladas e apreendem facilmente os ensinamentos.

    ResponderExcluir
  3. Amém! Obrigada a todos pelo carinho.
    Beijos, Deus continue abençoando.

    ResponderExcluir

Querido(a) amigo(a), por favor, coloque seu nome identificando-se no comentário.
Selecione >> Nome/URL