Pegue seu Kit de História clique aqui, tesouras e fita adesiva transparente. As crianças vão adorar esse jeito diferente de contar a história de Sansão e da fonte de sua força. Encha uma bexiga, amarre bem a ponta e desenhe um rosto (sem barba). O jovem "Sansão" está quase pronto! Corte tiras de jornal e cole na bexiga para imitar o cabelo. Faça tiras longas! Talvez as crianças queiram fazer seus próprios bonecos para ajudar a contar a história. Elas usarão as tesouras para cortar o cabelo de Sansão (vão adorar!) e aprender que a verdadeira fonte da força de Sansão era Deus! (Nota: prepare mais canetas coloridas e tesouras para agilizar o preparo dos balões e corte de cabelo.)
CONTAR A HISTÓRIA
Deixe à mão jornal, tesouras, fita adesiva, canetas coloridas e bexigas para as crianças. Mostre o "Sansão" para a classe e diga: Vamos fazer de conta que esta bexiga representa um homem do Antigo Testamento. Seu nome é Sansão e, como vocês podem ver, ele tem o cabelo bem comprido! Sansão nunca cortou o cabelo porque fez uma promessa: honrar a Deus e sempre servi-lO. o cabelo comprido de Sansão era um sinal de sua promessa. Ele era juiz na época do Antigo Testamento e amava muito ao Senhor. Sansão tornou-se famoso por causa de sua força incrível. Ele achava que era fortão porque seu cabelo era comprido. Ele fazia sete tranças no cabelo, e nunca contou a ninguém o seu segredo. Vamos fazer bonecos como este para nos ajudar a contar a história e o que aconteceu quando Sansão revelou seu segredo a uma mulher falsa que não amava a Deus.
Peça que as crianças façam rapidamente seus bonecos, desenhando o rosto e colando o cabelo de papel. Quando terminarem, mande que se sentem em círculo. Mantenha algumas tesouras à mão. Conte a história de Sansão e de como seu cabelo foi cortado, de acordo com Juízes 16.4-30: Os inimigos de Deus queriam descobrir o segredo da força de Sansão e por isso deram dinheiro a uma mulher chamada Dalila para que ela investigasse o caso. Dalila chorou e choramingou tanto que Sansão acabou lhe revelando o segredo. Sansão disse a Dalila que sua força vinha de seus longos cabelos. Depois disso, Dalila fez uma coisa horrorosa: cortou o cabelo de Sansão!
Mande que as crianças cortem o cabelo de seus "Sansão". Enquanto elas trabalham, diga: Sansão contou o segredo, e seu cabelo comprido - que era símbolo de sua promessa de amar e servir a Deus - foi para o lixo, e sua força já era! Os inimigos de Deus capturaram Sansão e furaram os olhos daquele juiz fraco. Sansão ficou preso por um longo tempo - tempo suficiente para que seus cabelos começassem a crescer outra vez.
Tempo suficiente para que Sansão se arrependesse do que havia feito. Ele orou ao Senhor pedindo ajuda para se vingar de seus inimigos. Um dia, quando Sansão estava acorrentado entre duas colunas do pátio do templo, onde havia muitas pessoas importantes e soldados - todos inimigos de Deus - ele pediu a Deus que lhe dessa força mais uma vez. Deus ouviu sua oração e Sansão teve força para derrubar as colunas do templo. Todos os inimigos de Deus morreram. Sansão morreu também, mas descobriu no final que sua força vinha somente de Deus!
Peça que as crianças mostrem suas bexigas, e diga: Que história genial! Vamos responder algumas perguntas, depois ler mais um pouco sobre a fonte da nossa força, que é Deus, e Deus somente.
Coloque as crianças em pé formando um círculo e faça-lhes as perguntas abaixo. Se alguém souber a resposta, deverá balançar a bexiga para cima e para baixo. Escolha um voluntário para dar a resposta. Pergunte:
Diga: Sansão acreditava que sua força estava apenas em seu cabelo comprido, mas quando foi capturado, seu cabelo voltou a crescer e ele continuo fraco. Sansão só recebeu sua força de colta quando pediu perdão a Deus e força para servi-lO mais uma vez. foi assim que Deus resolveu fortalecê-lo novamente. Sansão descobriu que a verdadeira fonte de sua força era Deus! Que lição poderosa ele aprendeu! Nós podemos aprender a mesma coisa. Vamos ler o que a Bíblia diz sobre a fonte da nossa força.
Divida as crianças em quatro grupos e dê um versículo para cada: Êxodo 15.2; Salmo 18.1-2; Salmo 21.13 e Salmo 28.7. Deixe as crianças escolherem um membro do grupo para ler o versículo enquanto os colegas balançam seus Sansão no ritmo do texto. Depois de alguns minutos de ensaio, peça que os grupos se apresentem para a classe toda. Pergunte:
Diga: Sansão aprendeu uma lição importante sobre o poder de Deus e de onde vinha sua força. Estou contente porque sabemos que Deus é a única fonte de nossa força e ajuda, certo? Termine pedindo às crianças que balancem suas bexigas no ritmo do verso abaixo:
Somente Deus é minha ajuda e fortaleza.
Medo, portanto, nunca mais terei!
O poder do Senhor é perfeito. Que beleza!
Ele está sempre a meu lado, isso eu também sei.
Instrua as crianças confecção de um peso de papel. Escolha pedras arredondadas e mande os alunos escreverem em um lado: "Deus é minha força ... minha rocha!", usando tinta acrílica. Quando a tinta secar, passe verniz e cole um pedaço de feltro na base para evitar riscos nos móveis. Lembre às criança que é normal pensarmos que nosso socorro e força vêm de outras pessoas ou coisas, mas que somente Deus é a verdadeira fonte da nossa força!
Fonte: 9ª aula - Mexa-se, que lá vem história - VIDA NOVA.
Sansão no começo da história. Fiz com tiras de papel crepom.
Dalila.
Na história eu cortei com a tesoura, ía falando e cortando.
Ele de cabelo raspado. Deixei um pouco atrás, para depois virar, na hora que o cabelo cresceu e Deus deu força para ele pela última vez.
Eu fiz um X para falar o que fizeram com ele.
Depois ele cego e com o cabelo comprido de novo.
VISUAIS de Sansão clique aqui
As crianças fizeram o seu próprio Sansão. Elas amaram! Com bexigas, papel crepom e caneta permanente.
Mais ATIVIDADES clique aqui
Depois eles levaram embora.
Outra maneira de contar sobre a história de Sansão clique aqui
Amei a sugestão. Já usei essa técnica para contar a história de Jonas e no final as crianças faziam um peixe. As crianças amam brincar com bexigas e ficam encantadas quando as transfomamos em personagens. É um recurso muito rico para contação de hisstórias.
ResponderExcluirBjs,
Edenícia
Olá Edenícia, realmente os balões encantam as crianças, ainda mais quando ela podem transformá-los em personagens.
ResponderExcluirObrigada pelo carinho de sempre.
Beijos no coração.
Que o Senhor continue te abençoando.
gentemmmmmmmmmmmmmmm !!!!!!!! que linda e criativa a historia de sansão... amei!!!! q/ Deus continue te usando c/ criatividades assim e mt mais !! bjs ..Rachel
ResponderExcluirAmém Rachel!
ResponderExcluirFico muitoooooooooooooooooooooooo contente que tenha gostado! Deus é maravilhoso!
Obrigada de coração pelo recado tão carinhoso.
Beijos no coração!
Amei!!! Obrigada!!!
ResponderExcluirQue bom que amou!
ResponderExcluirBeijos Adriana.
Olá! Maravilhoso esse recurso com balões. Que o Espirito Santo de Deus te capacite cada vez mais para alcançar o coração dos pequeninos.
ResponderExcluirJesus te abençoe!
Bjs!!!!
Excelente que o Senhor continue te capacitando.
ResponderExcluiramei essa ideia mais um recurso com os pequeninos , parabéns
ResponderExcluirAmei a ideia, amo suas publicações, que Deus continue te abençoando! <3
ResponderExcluirOlá
ResponderExcluirBoa noite
HOje eu vou utilizar esta dinâmica para trabalhar o tema: A minha força vem do Senhor Jesus!
Vai ficar tudo muito lindo!
Obrigada pela sugestão tão maravilhoooooooosa!
Querida Le .Amei demais as suas criatividades. Vou usá-las com muito amor e responsabilidade. Que Deus te abençõe muito mesmo. Beijos e abraços.
ResponderExcluiroi tia Alê hoje na Igreja batista da fundação usarei a técnica das bexigas pra contar a história. Bjs que Deus a abençoe!Jovania carvalho.
ResponderExcluirOla bom dia!! Que a paz de Cristo estejam com todos.
ResponderExcluirSou o Tio Uhalas trabalho com crianças em minha igreja e eu fico maravilhado com a forma que vocês elaboras as historias biblicas e tambem a forma de conta-las. Eu acato muitas ideias aqui com vocês. Parabens amados! Que o Senhor Jesus continue os abençoando!!
Boa noite na paz. Muito bom uso dos botões. Deus abençoe vcs.
ResponderExcluirAmei! Muito obrigada por todas as dicas!
ResponderExcluirAmém!
ResponderExcluirFico muito contente com as mensagens e carinho de vcs.
Deus continue abençoando a todos.
Amei este método de ensinar vou usar na próxima aula Obrigado que Deus continue te usando
ResponderExcluirAmém!
ResponderExcluirQue bom, fico feliz. As crianças adoram.