01 agosto 2011

SIGA O LÍDER - ABRAÃO




Podemos confiar em Deus para nos guiar em tudo o que fazemos.

Gênesis 11.27 - 12.9; Salmo 31.14; 91.2; Provérbios 3.5-6








ANTES DE COMEÇAR...




Pegue papel em branco e canetas coloridas. Antes da aula, faça uma trilha sinuosa no chão da classe, usando fita adesiva.
Comece num dos extremos da sala e vá até o lado oposto. Nesta aula as crianças descobrirão que, assim como Abraão, podemos conhecer mais o caráter de Deus quando vemos como nos trata, e assim aprendemos a confiar nEle e em Seus planos para nós.


CONTAR A HISTÓRIA

Coloque os objetos do kit , clique aqui, à vista das crianças e mande que cada uma escolha um que lhe seja mais interessante. Mande que se sentem em círculo. Diga: Dá para descobrirmos uma porção de coisas a respeito das pessoas quando sabemos do que gostam ou não, e através de como agem ou do que dizem. Vamos percorrer nosso círculo agora e, baseado no objeto escolhido, cada um de vocês falará um pouquinho sobre si mesmo. Incentive as crianças a dizerem seu nome, idade e por que escolheram aquele objeto específico. Depois pergunte:

Por que é bom sabermos um pouco mais uns dos outros?
De que forma nossa maneira de agir demonstra quem somos?

Diga: Sabemos muitas coisas a respeito de muita gente. Mas o que sabemos sobre Deus? Como é ele na verdade? Podemos confiar mesmo em Deus? Ler as histórias bíblicas nos ajuda a aprender mais sobre Deus e seu caráter. A história de como Abraão confiou quando o Senhor o chamou e mandou que se mudasse para outro lugar nos ensina muito sobre a fidelidade de Deus. Aliás, um dia de mudança nos dá muitas pistas sobre o jeito de viver de uma pessoa! Podemos ver se ela está mesmo disposta a se mudar e se tem certeza de que a mudança é uma boa ideia. Dá para percebemos se gosta de trabalhar bastante, se é paciente com outros ou se desanima com facilidade. Vamos nos juntar a Abraão na história de sua grande mudança e ver como descobriu muitas coisas sobre o caráter e a fidelidade de Deus. Enquanto ouvimos a história, vocês podem andar nessa trilha, levando o objeto que escolheram. Para começar, vão carregar seus objetos... na cabeça!
Conte a história e faça as crianças se movimentarem nos momentos indicados, especificando as formas de levarem seus objetos. Comecem num dos lados da sala, movam-se aos poucos, seguindo da trilha feita com fita adesiva no chão, até o outro lado.

Abraão era um homem que amava muito a Deus e queria obedecer-lhe. Ele vivia com sua esposa Sara numa casa muito confortável na cidade de Ur. Abraão tinha uma vida muito boa e talvez ficado um pouco preocupado quando Deus lhe disse para segui-lO. O Senhor prometeu dar-lhe um novo lar em uma terra maravilhosa, para onde o próprio Deus o levaria. Assim, Abraão empacotou seus pertences, junto a família e mudou-se para a nova terra. Andem cinco passos na trilha levando seus objetos na cabeça. Dê uma pausa para que as crianças comecem sua jornada de "mudança" e depois continue: Sara estava curiosa, querendo saber para onde estava indo - e Abraão também. Muitas pessoas não teriam seguido a Deus sem um mapa detalhado da viagem mostrando o destino final da caminhada. Deus sem um mapa detalhado da viagem mostrando o destino final da caminhada. Mas Abraão amava e confiava tanto em Deus que continuou andando. Dêem mais cinco passos na trilha, balançando seus objetos na palma das mãos. Mais uma vez, cinco passos na trilha, balançando seus objetos na palma das mãos. Mais uma vez, cinco passos na trilha, balançando seus objetos na palma das mãos. Mais uma vez, espere que as crianças se movam, depois diga: Puxa vida! Pensem na confiança que Abraão precisou ter enquanto seguiu a Deus sem saber para onde ia. Ele saiu de uma casa aconchegante para ir a um lugar totalmente desconhecido. O que vocês acham? Por que Abraão seguiu a Deus? Deixe as crianças apresentarem suas idéias e continue: Deus manteve Abraão e sua família a salvo durante a jornada e isso ajudou a aumentar a confiança de Abraão no Senhor. Deus falava com ele e Abraão ajudou a aumentar a confiança de Abraão no Senhor. Deus falava com ele e Abraão orava, o que também a ajudava a confiar mais em Deus. Abraão sabia que Deus é Todo-Poderoso e nos ama. Isso fazia com que não desistisse de sua caminhada. Andem dez passos na nossa trilha, agora equilibrando seus objetos nos ombros.
Depois das crianças terem avançado mais um pouco, diga: Deus prometeu a Abraão que o levaria para uma nova terra. Abraão tinha certeza que Deus sempre cumpriria suas promessas. Assim, eles avançaram, passo a passo, caminhando sempre até que Deus lhes disse: parem! Desta vez, andem até o final da trilha. Avancem caminhando de quatro, carregando seus objetos nas costas.
Quando as crianças chegarem ao final da trilha, mande-as se sentarem com os objetos nas mãos. Diga: Deus levou Abraão e sua família para um lugar chamado Canaã. Foi lá que Deus lhes fez uma promessa especial. O Senhor prometeu a Abraão que ele teria muitos filhos, tão numerosos como as estrelas no céu! Vocês acham que essa promessa se cumpriu? Deixe as crianças responderem e dizerem o que pensam. Então diga: Abraão se tornou o pai de muitas nações porque confiou em Deus e aprendeu que Ele é amor, é poderoso, protetor e totalmente confiável! Joguem seus objetos para cima e digam: "Confie em Deus em tudo o que fizer". Faça uma pausa. Agora vamos investigar um pouco mais sobre o caráter de Deus e o que podemos aprender se confiarmos nEle e seguirmos, exatamente como Abraão fez. Coloque os objetos de lado.



PARA SEMPRE NA MEMÓRIA

Forma quatro grupos e entregue-lhes uma folha de papel em branco e canetas hidrográficas. Determine um versículo para cada grupo ler e discutir: Salmo 31.14; 52.8; 56.4 e 91.2. Mande que listem suas descobertas sobre quem é Deus e como podemos confiar nEle. Depois peça que cada grupo leia em voz alta o seu versículo e compartilhe o que aprenderam sobre confiança. Pergunte?


O que você aprendeu sobre Deus na história da grande mudança de Abraão?


Podemos confiar em Deus da mesma forma que Abraão? Explique.


De que forma nossa confiança pode demonstrar amor a Deus?


Como você pode confiar mais em Deus durante essa semana?

Leia Provérbios 3.5-6 e diga: Podemos descobrir muitas coisas a respeito de Deus quando observamos como Ele nos trata e às pessoas que confiam nEle. Deus cumpriu Suas promessas a Abraão e por isso Abraão confiou nEle. Ele cuidou de Abraão e de sua família durante a caminhada e isso nos ensina que Deus nos protege também. O Senhor levou Abraão para um lugar muito bom, o que nos mostra seu cuidado e amor. Quando passamos tempo aprendendo sobre Deus e as coisas maravilhosas que faz, é mais fácil colocarmos nossa confiança nEle! Vamos terminar com uma oração de agradecimento a Deus por sua fidelidade. Orem juntos e depois terminem com um cântico, se houver tempo.


Você pode também usar esses fantoches, usei esses fantoches de Abraão e Sara para contar esta história  clique aqui


Ou pode se quiser fazer figuras para o flanelógrafos, usei nesta história  clique aqui   




DIVERSÃO EXTRA


Você pode organizar um jogo com a bola do kit da história. Mande que as crianças se espalhem pela sala para jogarem bola. Cada vez que alguém pegar a bola, deve mencionar uma característica de Deus, como: fidelidade, confiança, amor, cumpridor de Suas promessas, etc. Continuem até que todos tenham a chance de dizer duas características de Deus.

Fonte: 4ª aula -  Mexa-se, que lá vem história  - VIDA NOVA.  

Mais histórias de Abraão clique aqui , aqui , aqui e aqui.

VISUAIS:










Visuais extraídos do blog http://apascentarospequeninos.blogspot.com/  


















ATIVIDADES:

















LEMBRANCINHAS:

  




PAINEL: 




Clique nas imagens para AMPLIAR! 

O kit da história está aqui clique aqui



13 comentários:

  1. Maravilhosa dica. Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  2. qual é esse kit o que tem nele ,
    gostei da aula so nao entendi o q te esse kit

    ResponderExcluir
  3. É só clicar no final da página aonde parece kit, lá você encontra o que é o kit.

    http://blogtiale.blogspot.com.br/2011/07/novidade.html

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho 13 anos e desde pequena ja gostei de mecher com crianças e todo sabado nos temos o culto infantil e eu sou uma das professoras e a aula do proximo sabado era sobre Abraao amei a sua dica... Que Deus esteja te abençoando muuuiitoo :D

    ResponderExcluir
  5. Parabéns! Tia Alê. Suas dicas de aulas estão me ajudando bastante. Enriquecendo os meus conhecimento. Que o Senhor Deus continue lhe usando para o crescimento da Obra de Deus.

    ResponderExcluir
  6. Que benção!
    Fico feliz que você tão novinha e já está no ministério infantil, parabéns.
    Que JEsus continue te abençoando.
    Beijos e obrigada pelo carinho.

    ResponderExcluir
  7. Amém Sara!
    Glória a Deus por isso.
    Deus continue te abençoando.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Obrigada por suas dicas. Estava procurando ideias para os cultos infantis do Mês da Família que o Ministério Oikos promove todos os anos e encontrei seu blog. Igrejas do Brasil e fora também, usam este material nosso. E, claro, vou colocar a fonte no nosso material.
    Deus a abençoe.

    ResponderExcluir
  9. Amém!
    Deus continue abençoando vcs.
    Obrigada pelo carinho.

    ResponderExcluir

Querido(a) amigo(a), por favor, coloque seu nome identificando-se no comentário.
Selecione >> Nome/URL